quinta-feira, 25 de julho de 2013

ESTRUTURA FÍSICA DE SAÚDE EM ROSÁRIO! EXISTE UM HOSPITAL PODRE! INTERDITADO PELA VISA - MA



MULHERES GRÁVIDAS EM ROSÁRIO PERAMBULAM POR MUNICÍPIOS VIZINHOS!
Em  04 de setembro de 1.964 cheguei em Rosário,  conheci  um posto avançado  da Fundação FSESP, funcionava onde hoje é casa de Dr. Ivaldo Cavalcante Ex- prefeito de Rosário, fica defronte do Banco do Bradesco em Rosário. O Banco do Bradesco hoje está estabelecido onde funcionou  uma Maternidade  pertencia a uma Associação monopólio de Ivar Saldanha.

Em 1.982 Ivar Saldanha esteve Governador do Estado do Maranhão, por 10 meses, conseguiu fosse construído  um hospital  onde hoje funciona a Unidade Mista de Saúde de Rosário. Ivar Saldanha  sabendo que o Estado não assumiria um hospital   em Rosário fez doação para a Fundação  FSESP  hoje Fundação Nacional de Saúde, oportunidade em que mudaram da rua Heráclito Nina para o Hospital  em que ainda hoje é conhecido como sendo da  FSESP,  em  1.999 sob o regime de comodato a Fundação Nacional de Saúde passou  para a prefeitura de Rosário administrar  a Unidade de Saúde hoje hospital do FSESP.

Em 1995  era prefeito de Rosário  Marconi Bimba, no dia 17 de março nomeou os primeiros conselheiros municipais de Saúde.  Já existiam  postos de Saúde  um  na sede do município onde hoje é a Secretária Municipal de Saúde,  um em São João do Rosário, um em  São Simão, um em  São Miguel,  um  em Itaipu  e um em Gameleira. Os postos haviam sido construídos com recursos do Ministério da Saúde   na primeira Administração  de Luciano Oliveira.

Depois do  primeiro mandato de Luciano Oliveira  eleito com apoio político de Ivar Saldanha.  Chegou a vez de Orlando Aquino, os posto passaram parados durante o mandato de Orlando.  Já no mandato de Marconi Bimba começaram a funcionar,  realizavam curativos recebiam 400,00 por mês  do SUS.   Durante o mandato de Bimba não foi construído um Posto de Saúde. Depois do mandato de Bimba novamente Luciano se elege  e Conseguiu construir um Centro de Saúde  no Povoado Itamirim.

Após  o mandato de Luciano Oliveira vieram os mandatos de Raimundo João, Dr. Ivaldo Cavalcante e novamente Marconi Bimba os últimos três prefeitos não construíram um posto de Saúde.  Se não construíram é porque não havia dinheiro para fazê-los.  Agora vem Irlahi não vai construir um posto de Saúde, quanto mais  um Hospital.  Uma prefeitura miserável como é a de Rosário  não tem dinheiro nem para comprar esparadrapo  façam um calculo Construir  e manter um Hospital Regional. Mesmo porque não é responsabilidade de Município  fazer  e manter hospital Regional.

Agora vem uns cara de  xoxota  de vaca velha tentar me convencer  de que devemos lutar para chegarmos a prefeitura  e eu terei um cargo de Secretário de Saúde para fazer os que os outros não fizeram!  Não contem comigo. Esperar que apareça um prefeito  bonzinho  para fazer milagre?  Vocês conhecem as legislações que  regulamentam  os serviços de saúde?  Mintam vocês sozinhos  e não contem comigo.  Vamos a luta companheiros! 

É por  tais fatos e por conhecer   a legislação brasileira   determina as responsabilidades  de cada poder. Que me proponho a voluntariamente liderar esse movimento no intuito  de podermos  contribuir  com a melhoria  da qualidade de vida  em especial das camadas mais vulneráveis da nossa população.

Um comentário:

  1. Reinaldo, quase todo o seu comentário está corretíssimo, só discordo com relação às palavras grifadas de vermelho no sexto parágrafo, no mais, as pessoas que os eleitores de Rosário elegem, só se comprometem com o seu legado e o legado dos amigos e comparsas. A minha e a nossa esperança é que tudo tem um fim e um dia, quem sabe? os rosarienses aprenderão a votar e votar em pessoas comprometidas com a cidade de Rosário,e não em grupos que querem perpetuarem-se no poder. Não vamos desistir de ti ROSÁRIO. Veja uma estrofe de seu hino: Rosário Terra adorada dos teus filhos os quais viu nascer, Rosário terra querida, teu passado nos anima a lutar... Um dia a gente chega lá.

    ResponderExcluir