segunda-feira, 22 de julho de 2013

SEÇÃO DE CARINHO, MASSAGENS NOS CORAÇÕES!



 
Meses atrás fui a uma visita de cova no Povoado Centro Grande Axixá, mais especificamente no cemitério local denominado Mata Fome. A pessoa que havia morrido  foi a senhora Evarista, uma estimada vizinha.  Ao chegar ao Mata Fome encontrei os filhos eram muitos,  após os cumprimentos  Maria José Borralho perguntou-me sobre a receita para não envelhecer. Respondi para Maria José ; agora já é tarde.
Conversamos mais tarde e nos despedimos. A noite como de costume  fiz uma avaliação nas palavras mal colocadas. Lembrei  que não fui feliz com a resposta que eu havia dado à amiga! Nessa oportunidade  me perguntei , qual seria a razão de eu não ter envelhecido na mesma proporção dos  meus contemporâneos?   De imediato uma resposta!  Foram as seções de carinho  e as massagens nos corações.
Chamei de reuniões de carinho  as oportunidades em que nos reuníamos  para tocar e cantar, não lembro de um dia tivéssemos  terminado  mais cedo o encontro em razão de aborrecimento.  Os pontos de encontros: Bar de Josias Lima, Oficina de Nonato de Topa e a casa de Dr. Sena - Raimundo José de Sousa Sena é um amigo e apaixonado pela música.  Atualmente  o amigo Dr. Sena, está transplantado e sente muita saudade dos amigos  fala de Reinaldo e Josias Lima.  São tantas  as saudades!
Massagens nos corações:  quantas vezes  as emoções  fizeram-me chorar!  Quantos discursos  e declarações  de amizades ouviu-se.   Quantas cobranças e pedidos.   Desde que o nosso saudoso Josias Lima desencarnou  nunca mais foi possível  fazer como antes as reuniões eram frequentes.  Só saudades! Os músicos mais frequentes: Josias tocava o Banjo Tenor e cantava, Reinaldo Lima tocava o vilão e também   cantavam:  outros só cantavam - Veríssimo Alcântara, Rafael Lima Cabo Chico,  André, tocava o tambor,  Zezico tocava o ganzá.  Mais tarde chegaram outros: Mario tocava cavaquinho e  Pote tocava banjo tenor e Bico de pato cantava toadas de Boi.  Era uma verdadeira seção de carinho e massagens nos corações produzidos pela harmonia musical!
As canções:  eram tantas - sambas boleros e por fim toadas de Bumba meu boi.  O médico já bem  animado convidada Reinaldo para cantarem Juntos uma toada de sua autoria: Minha Terra Meu torrão:
“ Rosário é minha terra querida;
Te amarrei por toda vida;
Jamais esquecerei de ti;
Porque sou como muitos dos teus filhos;
Que por morar em outra terra jamais esqueceu de ti;

Mesmo distante;
Te  carreguei  no meu coração;
Porque tu és minha terra, és minha mãe é meu torrão!     (Repetir em vermelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário