sexta-feira, 5 de julho de 2013

SEMANA DE CANSAÇO

 
Adicionar legenda

Semana de cansaço, antes de ontem03/07/2013 estive no hospital de Axixá fui prestar socorro a minha Mãe, está 79 anos quando eu adentrei a nossa casa fica no Povoado Centro Grande Axixá que a cumprimentei ela respondeu-me desesperada tinha passado a noite com diarreia e ainda continuava eu havia ido levar a mercearia do mês. Disse:ponha uma fralda e vamos para o hospital. Com uma hora que estava tomando soro a feição dela já havia mudado. Uma idosa com 79 mais um idoso com 80 moram sem o amparo sequer de um filho. Quando eu lembrei que o médico do PSF estava consultando no PS da comunidade, disse mãe eu poderia ter recorrido ao médico para que fosse feito uma internação domiciliar, a Equipe faz e o Ministério da Saúde paga por internação domiciliar, ela respondeu: "esse médico não, eu já fui pedir e ele passou na porta e não entrou"!

 Somos oito filhos, só mora um filho em Centro Grande ele não dá assistência como deveria dar eu vou de Rosário prestar socorro, quando as pessoas que fazem os trabalhos doméstico telefonam. Tem duas filhas que não trabalham empregadas e não tem mais filhos pequenos moram em São Luís, propus que acompanhassem os idosos cada uma tiraria um plantão de uma semana e receberiam o que pagamos para terceiro passar uma semana? Não dá. 

Vou recorrer a justiça para que sejamos condenados ao cumprimento do nosso dever. Ja contratei uma neta para dormir com eles de segunda a sexta feira e os sábados e domingos eu vou dormir com eles. Por favor encaminhe este relato para os órgãos de defesa dos idosos para que sirva para ampliar a discussão em torno desse assunto difícil. Deduz-se que por essa situação não seja apenas a nossa família esteja passando e, portanto o governo deve discutir como criar os centros de convivência dos idosos de imediato. 

`É um relato escrito para contribuir com a discussão. Somos 8 filhos e todos temos a nossa família a Casa dos idosos é no Povoado Centro Grande, entre os oito filhos só um mora em Centro Grande os demais: eu mora em Rosário distante 22 quilômetros , quatro moram em São Luís MA distante 70 quilômetros e duas filhas moram em São Paulo. Em Centro Grande não se consegue pessoas com facilidade para essas atividades em razão do advento dos programas compensatório do governo federal. Eu entendo que cada um de nós tem suas dificuldades, entretanto não podemos passar essas responsabilidades para outrem.

Solicito a quem esse assunto interessar possa encaminhar para órgãos de defesa do idoso, o objetivo é somente contribuir com a discussão sobre criação de Centros de Convivência de Idosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário