sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O QUE É CIDADE POLO? ROSÁRIO É? OU JÁ FOI POLO REGIONAL?


Cidade-polo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cidade polo são cidades do interior distantes das grandes capitais que se destacam dentre os demais núcleos urbanos menores e exercem grande influência em seu entorno. Tais cidades geralmente possuem mais de 500 mil habitantes, considerada pelo IPEA como cidades grandes,1 mas também podem fazer parte desse conceito sítios urbanos com menos de 500 mil habitantes. Essas cidades são consideradas verdadeiras capitais ou capitais regionais segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), devido ao forte comércio e prestação de serviços.

Outro conceito que podemos considerar para cidade polo seria em relação a produção de algo ou concentração de indústrias. Essas podem ser cidades pequenas ou até grandes. Podemos exemplificar o caso de Ribeirão Preto, com mais de 500 mil habitantes, localizada no interior de São Paulo, a cidade pode se destacar em ambos os conceitos, na prestação de serviços e na produção de etanol, assim a cidade paulista pode ser considerada cidade polo no setor sucroalcooleiro em relação ao segundo conceito.
Rosário é uma cidade polo por ser sede de Regional Administrativa do Estado do Maranhão. Município com maior adensamento demográfico, e outras estruturas: comércio indústria etc. Ver população – Axixá 11.599 h, Bacabeira – 15.591h, Cachoeira Grande – 8.607h, Icatu – 25.698h, Morros – 18.265h, Presidente Juscelino - 11.897h, Rosário – 40.469h e Santa Rita - 33.843.

Modulo Assistencial  é o Município com melhor estrutura Hospitalar e  para ele é referenciado os pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde SUS.  Atentam para esse detalhe, quando as unidade municipais referenciam seus paciente em situação de urgência ou não devem encaminhar para uma Unidade Regional  Construída e mantida pelo Estado. Hospital municipal é de  responsabilidade do Município. Enquanto que, hospital Regional é de Responsabilidade do Estado.

Um comentário:

  1. O Senhor sabe das coisas Seu Reinaldo, não desista e como sempre detalhista. Será que ainda tenha que duvide da sua boa intenção? Conte com o meio apoio procede a sua luta amigo. beijos

    ResponderExcluir