domingo, 8 de setembro de 2013

" AREVISTA CULTURAL ESPÍRITA É UM DESAFIO MENSAL"


 
Cesar Soares dos Reis: 
O presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil fala sobre
a instituição que dirige e o desafio que é editar todos os
meses a Revista Cultura Espírita
  
Cesar Soares dos Reis (foto), natural do Rio de Janeiro-RJ e atualmente radicado na cidade de Niterói-RJ, nasceu em berço espírita. Professor de Matemática aposentado e militar reformado, o confrade é, além de conferencista renomado, o atual presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, fundado em 1957. Nesta entrevista, ele nos
fala sobre as atividades do Instituto e também acerca da Revista Cultura Espírita, que atingiu em agosto a edição de número 54.  

Em que consiste o Instituto de Cultura Espírita do Brasil e quando foi fundado?
 
O Instituto de Cultura Espírita do Brasil  (ICEB) é uma instituição de estudos, pesquisas e divulgação de temas associados à cultura espírita. Organiza cursos regulares da Doutrina Espírita, em conexão com as matérias que tenham relação com o Espiritismo ou possam servir para ampliar a cultura espírita. Promove também conferências, seminários e outros meios de divulgação que se fizerem necessários para o estudo e a difusão da Doutrina Espírita, ou para ressaltar o valor cultural do Espiritismo ou preservar-lhe a integridade moral e doutrinária. 

O ICEB foi fundado no dia 7 de dezembro de 1957 e começou a funcionar no dia 15 de março de 1958. Deolindo Amorim, por delegação dos seus companheiros, declarou que a antiga Faculdade Brasileira de Estudos Psíquicos havia encerrado suas atividades, por não ser possível, naquela época, o funcionamento no meio espírita de uma instituição com tais características. 

Seus fundadores, representados por Diamantino Coelho Fernandes e Antonio Gama de Paula, receberam a Faculdade de volta e assinaram a ata de encerramento da instituição. Em consequência decidiu-se fundar uma entidade independente para ministrar cursos regulares de Espiritismo e outras matérias correlatas. O estatuto foi projetado por Lauro Salles, eleito primeiro presidente do Conselho Deliberativo. Delindo Amorim foi eleito o primeiro presidente, cargo que desempenhou até a sua desencarnação, em 1984. 

Onde o Instituto está sediado? Possui sede física ou apenas virtual? 
O Instituto de Cultura Espírita do Brasil tem sede física na Rua Ibituruna, 53, na Tijuca, Rio de Janeiro, em área generosamente cedida pelo Abrigo Teresa de Jesus. 

Quando são realizadas as reuniões de estudos e divulgação? 
Nossas reuniões realizam-se aos sábados. Pela manhã oferecemos cursos de Espiritismo Básico, de Mediunidade e de Esperanto. À tarde, entre 13h30 e 14h45, oferecemos cursos sobre o pensamento de Joanna de Ângelis, coordenados pelo nosso presidente de honra, Dr. Jorge Andréa, além de estudos e pesquisas sobre as obras de André Luiz, atualmente sobre as obras Nos Domínios da Mediunidade e Libertação.

Entre as 15h e 17h, nossos cursos se organizam em quatro disciplinas: Doutrina Espírita, Filosofia Espírita, Ciência Espírita e Religião Espírita. Neste semestre os temas são, respectivamente: Evolução do Princípio Espiritual, Consciência Ecológica, A Essência da Vida e O Senso Moral.

A divulgação se faz com a TVICEB, pela web, ao vivo e, a partir do nosso portal: www.portaliceb.org.br, em que são colocados os trabalhos dos expositores, oferecidos DVDs com os cursos  e seminários, além do nosso programa CULTURA ESPÍRITA,  que vai ao ar pela Rádio Rio de Janeiro, às quartas feiras, às 12h30. 
Fale-nos sobre a Revista Cultura Espírita. Quando foi criada e qual a sua periodicidade? 
Nossa revista completou agora no mês de agosto cinco anos de existência, com o lançamento do número 54. A periodicidade da revista é mensal. (1) 

Qual o foco principal nos editoriais e no conteúdo da publicação? 
Os editoriais refletem sobre o conteúdo oferecido pela revista. O conteúdo, por sua vez é definido, tanto quanto possível, de acordo com a pauta de aulas programadas para o ICEB. Há sempre matéria científica, filosófica e religiosa. Temos uma preocupação especial com educação e o tema é entregue à nossa coordenadora Nadja do Couto Valle, especialista no assunto. Também mantemos uma página dedicada aos jovens, uma reflexão em busca de um encontro com Jesus e uma página voltada para as modernas ações sociais modelarmente desenvolvidas pelo Lar Fabiano de Cristo. 

Como a Revista se mantém? Como proceder para assiná-la? 
A Revista Cultura Espírita entra na parceria que desenvolvemos com a Rede Social do Bem, antigo Clube de Arte, fundado inicialmente no Lar Fabiano. O Clube tem cerca de 15.000 associados que pagam R$ 18,00 por mês. Recebem um CD ou DVD ou um livro, produtos de qualidade, destacadamente divulgando a arte espírita a serviço do bem. A Revista é distribuída juntamente com o brinde mensal da Rede. Seus custos estão ali parcialmente incluídos. É possível fazer a assinatura perante o ICEB. Promocionalmente fazemos assinatura anual por R$ 42,00, o que pode ser solicitado pelos    e-mails: culturaespirita@oi.com.br ou institutodeculturaespiritadobr@gmail.com. Não há qualquer interesse de lucro. A Revista Cultura Espírita faz parte dos compromissos do ICEB com a divulgação da Doutrina Espírita; contudo, precisamos arrecadar um mínimo para sua sustentação. 

Qual o âmbito de circulação da publicação? Ela se restringe aos assinantes ou há outros meios de distribuição? 
A Revista circula no meio espírita, embora não exclusivamente. Como dissemos, é distribuída aos associados da Rede, antigo Clube de Arte, assinantes avulsos e um número crescente de interessados não-espíritas nos temas ali desenvolvidos. 

Quais as maiores dificuldades para a edição? 
Somos um grupo pequeno, formado por nossa coordenadora Nadja, por Teresa Costa, revisora, Glória Magalhães, secretária, e Assaruhy Franco de Moraes, colaborador. Todos somos voluntários e temos vários outros compromissos. Também contamos com Rogério Mota, querido companheiro, incansável, responsável por toda a arte e editoração.
A revista apresenta regras de ineditismo e de uma publicação de nível internacional quanto a referências e citações. Busca escritores dentro dos temas que constituem a pauta, preferentemente em todo o Brasil, mas ligados, tanto quanto possível, à temática dos cursos do ICEB. Todos os colaboradores são voluntários e, de maneira geral, muito ocupados. Como a revista é mensal e sua distribuição está vinculada à distribuição dos brindes do antigo Clube de Arte, os prazos se encurtam rapidamente. Aí residem as nossas maiores dificuldades. 

Algo marcante que gostaria de relatar? 
A Revista Cultura Espírita é um desafio mensal. Saímos de uma edição e já entramos em outra. Trabalhamos freneticamente, usando e abusando da internet. Muitas vezes parece que tudo está perdido e não cumpriremos as tarefas a tempo e com a qualidade desejada. Mas todos os meses as dificuldades acabam sendo contornadas e é uma alegria e um alívio receber a revista pronta, bonita e bem feita. Sem falsa modéstia, é muito marcante para nós, meros aprendizes da difícil arte de divulgar a Doutrina Espírita.  

Suas palavras finais. 
O Instituto de Cultura Espírita do Brasil e sua revista Cultura Espírita agradecem pela oportunidade e colocam-se à disposição de todos os companheiros do ideal espírita. Permanecemos comprometidos com os ideais dos pioneiros, Deolindo Amorim à frente e absolutamente vinculados ao nosso Codificador Allan Kardec. 
Fonte: Retirado de o Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita

(1)
A revista Cultura Espírita pode ser vista também pela internet clicando-se em http://www.portaliceb.org.br/home/?v=revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário