segunda-feira, 30 de setembro de 2013

"NOSSAS SEMANAS ESPÍRITAS SÃO ESPERADAS POR TODOS OS ESPÍRITAS DE NOSSA CIDADE"


O presidente da Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé fala sobre as semanas espíritas promovidas pela instituição
 
Roberto José Damasceno (foto), natural de Ibatiba e residente em Vitória, no Estado do Espírito Santo, há 51 anos, nasceu em família espírita por parte de mãe, pois os avós maternos tornaram-se espiritas devido a dois casos de obsessão na família. Contador aposentado da Vale do Rio Doce, preside a  Sociedade  de  Estudos  Espíritas  Irmão  Tomé,
tradicional instituição da capital, desde 2011, onde atua há 28 anos. Atua também como Assessor da Coordenação do 3º Conselho Regional Espírita. Em suas respostas, uma visão geral do evento promovido pela instituição na capital do seu Estado.  

Em Vitória, quantas instituições espíritas estão em atividade? Você tem notícias da instituição pioneira?
 
Em Vitória temos 18 casas espíritas adesas à Federação Espírita do Estado do Espírito Santo. A instituição pioneira é o Centro Espírita Henrique José de Mello, fundado em 2/11/1922, há 90 anos. 
Quando foi fundado o Irmão Tomé? Por quem? 
O Irmão Tomé foi fundado em 12/Julho/1971 por um grupo familiar (família Barbirato), que começou as reuniões em sua residência. Posteriormente foram chegando outras pessoas que compraram um terreno e construíram a atual sede do Irmão Tomé. 
A sede é própria e sempre esteve localizada no mesmo endereço? 
A sede é própria e desde sua instalação está localizada na Rua Raulino Rocha - Morada de Camuri, em Vitória (ES), fones (27) 3327-0089, 3227-3530 e 3324-0706. 
Pela experiência já acumulada de oito edições da Semana Espírita na instituição, que visão lhe acumula hoje frente à iniciativa? 
As Semanas Espíritas começaram em 2006 quando eu assumi o Departamento de Doutrina e coloquei em prática a vontade pessoal de realizar semanas espíritas para divulgar o Espiritismo, já que a vocação natural do Irmão Tomé sempre foi o estudo e a divulgação da Doutrina Espírita. Começamos com palestrantes de nosso Estado, e na 2ª Semana, em 2007, já convidamos palestrantes de outros estados. Sou o responsável pela vinda pela primeira vez a Vitória dos seguintes palestrantes que hoje são destaques na divulgação da Doutrina Espírita: Simão Pedro de Lima, Marcel Mariano, Orson Peter Carrara, Francisco do Espírito Santo Neto, Adeilson Salles, Nazareno Feitosa, Rossano Sobrinho, Djalma Argolo, Ariston Santana Teles. Além destes que vieram pela primeira vez, trouxe também: Richard Simonetti, Hélio Ribeiro, Clovis Nunes, Ana Guimarães, Anete Guimarães, Severino Celestino, Alírio de Cerqueira Filho, Adenáuer Novaes e Armando Falconi.  
Como é selecionado o grupo de palestrantes? 
As Semanas Espíritas têm que chamar a atenção dos espíritas com temas e palestrantes que despertem a vontade de maior participação; por isso procuramos sempre convidar palestrantes que levem maior número de pessoas à casa, seja pelos temas ou seja pelo grande conhecimento da doutrina e a projeção nacional. 
Nas atividades normais da casa, em estudos e palestras, qual a frequência média? E durante o evento há uma frequência maior? 
A frequência normal do Irmão Tomé é de 130 pessoas no salão de palestras, e nas Semanas Espíritas essa frequência aumenta em mais de 50%. 
O que mais lhe marcou a memória nesses oito anos de realização? 
Tive muitas alegrias nas oito semanas realizadas, pois cada ano que passa temos maior participação de espíritas e espero continuar realizando nossas semanas espíritas que já fazem parte do calendário espírita de Vitória/ES. 
Qual é a receptividade, bem como a participação do público durante o evento? 
Recebo retorno do público sobre cada Semana Espírita, pois as pessoas sempre elogiam os palestrantes e os temas, além de sugerirem novos palestrantes e temas para as próximas semanas espíritas. 
Qual o período da próxima edição, em 2014? 
A 9ª Semana Espírita do Irmão Tomé será realizada de 20 a 27 de julho de 2014. 
Algo mais que gostaria de acrescentar? 
Quero agradecer a todos os palestrantes que contribuíram para que nossas semanas espíritas alcançassem a projeção atual, pois elas são esperadas por todos os espíritas de nossa capital.
Fonte: Retirado de o Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário