sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Lideranças espíritas da USE São Paulo definem rumos do movimento espírita paulista


MARTHA RIOS GUIMARÃES 
marthinharg@yahoo.com.br
São Paulo, SP (Brasil)
 
A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE SP) reuniu no domingo passado, dia 9 de dezembro, seu Conselho Administrativo (CA) e o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) na sede cultural da instituição, situada no bairro do Brás, capital paulista, com vistas a discussões sobre o trabalho executado no ano que ora se encerra e traçar planos de trabalho para o próximo período.
Tendo como objetivo deliberar sobre o direcionamento administrativo da USE, o Conselho Administrativo reúne-se trimestralmente, enquanto que o CDE, responsável pelo direcionamento doutrinário da instituição, é convocado semestralmente. Ambos são de suma importância para o funcionamento da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, uma vez que se responsabilizam pela aprovação das tarefas que serão executadas pela federativa do Estado brasileiro mais populoso e que reúne, também, o maior contingente espírita do país.

A pauta do encontro foi extensa, em virtude do grande número de ações executadas pela instituição e pelo interesse da Diretoria Executiva em oferecer informações colhidas no Conselho Federativo Nacional e nos Encontros Fraternos periodicamente realizados para que a Diretoria da USE SP vá até as variadas regiões paulistas, aproximando-se ainda mais das lideranças e conhecendo de perto o trabalho executado em cada uma delas, bem como a realidade e necessidade do movimento em cada ponto do Estado.

Desta forma, o público presente tomou conhecimento de que a Federação Espírita Brasileira realizará o 4º Congresso Espírita Brasileiro entre 11 e 13 de abril de 2014, tendo José Antonio Luiz Balieiro (membro da USE) como um dos integrantes da Comissão Central. O Congresso acontecerá simultaneamente em 4 regiões: Belo Horizonte (região Centro), Fortaleza (região Nordeste), Manaus (região Norte) e Campo Grande (região Sul, onde está incluído São Paulo) e terá como tema central “150 anos do Evangelho segundo o Espiritismo: 150 anos de esclarecimento e consolação”. A importante data também será lembrada com uma edição especial de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, a ser lançada no ano de 2013, fruto de uma parceria entre a FEB e as 27 Federativas do Brasil. 

Outra informação passada ao público é que a USE será a anfitriã da reunião da Comissão Regional Sul do Conselho Federativo Nacional, planejada para o período de 26 a 28 de abril de 2013, na qual estarão presentes representantes dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, quando será possível trocar experiências e relatar as ações e particularidades de cada um dos Estados representados.
Julia Nezu, presidente da USE, abre a reunião dando boas-vindas ao público
Vista parcial do público presente
A proposta do vídeo foi mostrar a todos
os atrativos da cidade
Comitiva de Santos apresenta a cidade que sediará o 16º Congresso Estadual de Espiritismo
Público aprova uma das proposta
apresentadas pela diretoria da USE
Público presente foi composto de
representantes de várias cidades
Não menos importante foi a prestação de contas da área financeira, juntamente com um balanço das atividades realizadas em 2012. Entre elas cursos, oficinas, encontros fraternos, melhorias no patrimônio, trabalho ativo para atualização de dados de todas as instituições espíritas paulistas e alterações no mapa de divisão territorial visando à maior facilidade de trabalho nas cidades envolvidas.

Comitiva de Santos apresenta vídeo sobre a cidade que
sediará o 16º Congresso Estadual de Espiritismo
Estiveram presentes na reunião cerca de 80 pessoas, provenientes da Capital e do interior, representando os mais de 100 órgãos que compõem a Estadual São Paulo. Juntas, as lideranças traçaram rumos para os próximos anos de trabalho, como a formação da equipe organizadora do 16º Congresso Estadual de Espiritismo a ser realizado em abril de 2015, em Santos. A comitiva da cidade-sede, aliás, brindou o público com um animado vídeo mostrando os pontos turísticos da cidade praiana e começando, desde já, a estimular os espíritas paulistas a aderirem ao importante evento. 

A partir de agora, portanto, os detalhes do congresso começarão a ser discutidos para que sejam definidos o tema, o formato, os nomes dos expositores, a logomarca etc. A comissão organizadora do Congresso Estadual será composta pela Diretoria Executiva da Estadual São Paulo e por dois representantes do CDE, dois do CA, um de entidade patrocinadora, bem como  representantes da USE Regional da Baixada Santista e da USE Intermunicipal de Santos. Estas duas últimas serão as responsáveis pela infraestrutura do evento.

Um dos itens mais comentados da reunião foi o projeto de reforma do Centro Cultural USE, prédio situado no tradicional bairro do Brás, local escolhido para a reunião para que as lideranças pudessem conhecer a sede cultural da instituição. A projeto tem por objetivo o enquadrar-se em lei de incentivo fiscal estadual com vistas à arrecadação de verba com empresas privadas que, em troca, poderiam descontar as doações no ICMS. 

Fazem parte do projeto melhorias no andar térreo e no primeiro andar do prédio, com o objetivo de criar um cinema e um teatro, em que ações culturais espíritas poderão ser desenvolvidas pelo movimento espírita estadual.

USE apresenta seu Plano de Trabalho para 2013
A USE São Paulo aproveitou para apresentar seu Plano Geral de Trabalho 2013, no qual constam as reuniões, os encontros e as atividades de cada departamento para o próximo ano. Presentes na reunião, os dirigentes dos departamentos tiveram espaço para relato sobre as atividades do setor realizadas no decorrer do ano que ora se finda, bem como expor seu planejamento futuro.

Pela Assistência e Promoção Social, Aylton Paiva, bem como sua esposa, Maria Eny Paiva e Raimundo Porto, estiveram presentes e reforçaram que os cursos da área podem ser levados a todos os órgãos da USE, sempre privilegiando debates sobre o tema e promovendo reflexões que promovam o aperfeiçoamento dos serviços que as Casas  Espíritas oferecem aos menos favorecidos que buscam na Casa Espírita auxílio (material e espiritual) para suas necessidades.

Já o Departamento de Infância, na ocasião representado por Álvaro Ramos e Martha Rios Guimarães, relatou o trabalho que vem desenvolvendo desde 2006, oferecendo cursos, oficinas, apoio e cursos à distância e outras ações que têm por meta preparar os tarefeiros para atuarem neste setor nas instituições espíritas, bem como conscientizar os dirigentes com relação à urgência de terem um trabalho de qualidade e que leve a mensagem espírita aos mais jovens. Nesse sentido, os resultados obtidos vêm se consolidando, sendo que as informações elaboradas pelo departamento atingem o público espírita em São Paulo e também, graças à internet, residentes de outros Estados e países.

Wladisney Costa esteve presente para lembrar que o Atendimento Espírita na Casa Espírita é um trabalho de suma importância, uma vez que envolve a correta recepção dos que chegam ao Centro Espírita, o formato de atendimento que deve ser prestado aos que desejam soluções para os mais variados problemas enfrentados (família, vícios, trabalhos materiais, etc.) e, ainda, o estímulo à prática do Evangelho no Lar.

Pela Mocidade foram apresentadas as ações desenvolvidas e que se constituem em eventos que reúnem os jovens para confraternização e estudo doutrinário. Kátia Penteado frisou ao público presente que o setor está disponível para realização de cursos que formem monitores para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e que esta iniciativa já vem sendo realizada com sucesso. Por Estudo e Educação da Mediunidade foi informado que a equipe já está elaborando os próximos cursos e oficinas que serão oferecidos a todo o Estado.

As novidades do site, bem como dados relacionados ao jornal Dirigente Espírita, foram citados pelos responsáveis por Comunicação, equipe que reúne trabalhadores com experiências variadas na área. Já os departamentos de Artes, Educação e Família, Eventos, Orientação Jurídica e Relações Públicas estiveram na pauta com a demonstração da forma de ação e importância de cada um deles para a USE e seus órgãos.
A reunião se encerrou com espaço para os representantes dos órgãos comunicarem o trabalho que vem sendo realizado e, em seguida, a entrega a todos de um kit contendo jornais, livro e CD contendo Plano Geral de Trabalho da USE para 2013; Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (quinquênio 2013-2017), aprovado pelo CFN/FEB; resumo das deliberações do CFN e relatório de atividades realizadas pela Diretoria Executiva e Departamentos da USE em 2012, bem como informações de orientação ao movimento espírita. E, como não poderia deixar de ser, com um saboroso almoço confraternativo oferecido pela USE Estadual São Paulo.

Nota da autora:
As fotos que ilustram esta reportagem são de autoria de Marco Ribeiro, da USE Intermunicipal de Santos.

Fonte:  Retirado em inteiro teor de o Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário