terça-feira, 11 de dezembro de 2012

“Sem união não há unificação”

 
A frase acima sintetiza a proposta do 1º Encontro Lins de Vasconcellos para trabalhadores espíritas, realizado no
final da semana passada em Londrina

 
Dita pelo presidente da Federação Espírita do Paraná, Luiz Henrique da Silva, que veio de Curitiba especialmente para prestigiar o evento organizado pela URE Metropolitana Londrina, a frase que dá título a esta reportagem – “Sem união não há unificação” – se nos afigura, no momento atual que vive o movimento espírita brasileiro, como um objetivo que todos nós deveríamos buscar.
O 1º Encontro Lins de Vasconcellos iniciou-se no dia 1º de dezembro, sábado, exatamente às 14h20 com a saudação inicial feita pelo presidente da URE Metropolitana Londrina, Luiz Cláudio de Assis. Depois da prece de abertura, o presidente da Federação Espírita do Paraná fez um breve pronunciamento no qual lembrou o aniversário de 100 anos que a federativa estadual comemorou no dia 24 de agosto último.

O local do evento, bem amplo, foi o auditório da Faculdade INESUL, localizado na Rua Humberto Piccinin, 198, e a entrada, como é praxe nos eventos espíritas realizados no Paraná, foi franca, sem cobrança de taxa de inscrição, um exemplo que deveria nortear todos os eventos espíritas, seja qual for a cidade em que se realizem.

Participaram do Encontro, como palestrantes, José Virgílio Góes, de Curitiba-PR, que falou sobre o tema “Lins de Vasconcellos: um espírita cristão”; Francisco Coelho, de Matão-SP, que abordou o tema “Formação de uma mentalidade cristã”; Jamiro dos Santos Filho, de Araguari-MG, que falou sobre “O verdadeiro trabalhador de Jesus”; Ismael Batista, de Guaxupé-MG, que abordou o tema “O exercício da caridade como alicerce do espírita cristão”, e, por fim, Orson Peter Carrara, de Matão-SP, que falou sobre o tema “Um chamado aos trabalhadores espíritas”.

A peça sobre Lins de Vasconcellos emocionou a todos os presentes
Na noite de sábado, o Coral Espírita Nosso Lar, de Londrina, e o Coral Espírita Céu Azul, de Rolândia, apresentaram várias canções natalinas, fechando os trabalhos do dia. Antes, foi exibido um vídeo com imagens do Congresso de Mocidades Espíritas realizado em 1948, com participação de Leopoldo Machado, Lins de Vasconcellos e outros conhecidos vultos do movimento espírita brasileiro. Após o vídeo, o Grupo de Artes Lins de Vasconcellos, de Londrina, apresentou a peça teatral intitulada “Lins de Vasconcellos, o trabalhador do bem”, baseada em roteiro de autoria de Marinei Ferreira Rezende.

Na prece, o jovem Matheus Peres representou com competência o personagem Lins de Vasconcellos em seu último dia de existência na Terra, o que levou a todos uma emoção muito forte. Sebastião Borges, Layla de Oliveira e Suelen Gianette representaram os Espíritos que vieram para auxiliar Lins no momento do passamento. Os demais integrantes dos Corais participaram com canções e todos ficaram envolvidos pelas vibrações que ali eram sentidas, emoção essa que chegou a muitos dos que assistiam à peça.

No domingo, dia 2, segundo dia do evento, os convidados – representantes de casas espíritas de diversas cidades – falaram sobre suas experiências na atividade espírita. Foi um momento especial do Encontro, realizado na forma de uma entrevista coletiva, em que Marinei Ferreira Rezende apresentou a cada um dos convidados uma pergunta para que eles, em breves palavras, respondessem.
Mesa de abertura
Apresentação do Coral Nosso Lar
Intervalo musical
Francisco Coelho
Jamiro dos Santos Filho
José Virgílio Góes
Ismael Batista
Marinei, Luiz Cláudio, Kaisa e Rodolfo
A mesa-redonda, no domingo, foi um dos pontos
altos do evento
A mesa-redonda foi formada por onze pessoas: Luiz Henrique da Silva, de Curitiba;  Milne Izabel Chaves Duarte, de Cornélio Procópio-PR; Francisco Coelho, de Matão-SP; Alexandre Camargo, de Rolândia-PR; Lannes Csucsuly, de Maringá-PR; Ivone Csucsuly, também de Maringá; Ismael Batista, de Guaxupé-MG; Jamiro dos Santos Filho, de Araguari-MG; Orson Peter Carrara, de Matão-SP; Célia Xavier Camargo, de Rolândia-PR, e Luiz Cláudio de Assis, de Londrina. 
                                                                                             
A primeira entrevistada foi Milne Izabel Duarte, presidente do Centro Espírita Estrela da Caridade, de Cornélio Procópio, que respondeu à pergunta “O que é estar presidente de uma casa espírita?”. Milne disse que o papel do presidente é estar acompanhando tudo que acontece dentro da entidade, conhecer os problemas e buscar-lhes a solução. O presidente da FEP, Luiz Henrique da Silva, falou da responsabilidade de estar como presidente, estar acompanhando as atividades das UREs, ter um olhar além para que o trabalho continue, sem querer impor nada, mas trabalhar junto às casas espíritas. Francisco Coelho, que se tornou espírita há pouco tempo, falou sobre sua experiência nas lides espíritas e o motivo que o fez buscar o Espiritismo. Alexandre Camargo, que é psicólogo e terapeuta, falou sobre seu trabalho junto aos pacientes e relatou seus desafios perante os profissionais dessa área. Segundo ele, são três as situações que devemos analisar nos pacientes: o físico, o psíquico e o espiritual, para que seja possível um diagnóstico correto. Lannes Csucsuly falou sobre o papel que compete a um Conselheiro de uma federativa como a Federação Espírita do Paraná e sua esposa, Ivone, abordou o tema divulgação espírita através da mídia e sua experiência na divulgação feita pela TV, em que atua há 18 anos. 

Jamiro mostrou como funciona o colégio que
fundou em Araguari
Ismael Batista falou sobre a alegria que deve existir na casa espírita e a importância de os trabalhadores acolherem bem aqueles que ali chegam em busca de consolo. Luiz Cláudio de Assis falou a respeito do trabalho que a URE Metropolitana Londrina tem realizado na região e disse que a URE busca levar às casas aquilo de que necessitam, por meio de palestrantes e sempre com apoio da FEP. Célia Camargo falou sobre a mediunidade de psicografia, explicou como tem psicografado livros e mensagens e lembrou a responsabilidade em ser uma autora de obras mediúnicas. Orson falou sobre seu trabalho na editoração de livros e explicou como faz para analisar os livros que lhe chegam para serem editados. E, encerrando a mesa-redonda, Jamiro dos Santos falou sobre o trabalho que desenvolve em Araguari-MG e, sobretudo, sobre a escola mantida pelo Centro Espírita Nosso Lar em parceria com o Colégio Dom Bosco, atualmente com cerca de 300 alunos.

Finda a mesa-redonda, houve um breve intervalo para um lanche e, ato contínuo, realizou-se a palestra de encerramento do 1º Encontro Lins de Vasconcellos, ocasião em que Orson Peter Carrara falou sobre o tema “Um chamado aos trabalhadores espíritas”.  
Em sua fala, o orador lembrou que Kardec dizia que a caridade é a alma do Espiritismo e ressaltou: “Não estamos aqui para concorrer, estamos aqui para unir esforços”. 
O público presente, sem contar a equipe local,
foi de 85 pessoas
Antes de encerrar a palestra, Orson fez uma homenagem a dois pioneiros do Espiritismo no Brasil: Cairbar Schutel e Yvonne A. Pereira, apresentando, então, dois vídeos com o resumo das histórias dos dois gigantes do Espiritismo, antes de concluir sua palestra com a seguinte observação: “Somos todos aprendizes e necessitamos da melhora moral. Trabalhador é aquele que leva a esperança, que semeia a alegria. Se todos pensarmos com o princípio da caridade haverá menos preocupações. Precisamos nos tornar mais dóceis, mais caridosos e mais atentos para com o mestre da eternidade: Jesus”. “Portanto, prossigamos amando e trabalhando”, finalizou.

Os Corais “Nosso Lar” e “Céu Azul” apresentaram-se em seguida, antes que o evento fosse declarado formalmente encerrado.

Registre-se que, paralelamente às atividades voltadas para o adultos, realizou-se o 1° Encontro Lins de Vasconcelos para Trabalhadores Mirins, com participação de crianças e evangelizadores. Rosilene Carvalho foi a responsável pelas atividades desenvolvidas.
Outro registro diz respeito à exposição ao público de livros trazidos pelas livrarias da FEP, da Fergs (Federação Espírita do Rio Grande do Sul), da Editora Espiritizar, de Mato Grosso, representada por Rafael Reis de Cuiabá, e também da Casa Editora O Clarim. 

Muitos voluntários estiveram ajudando por trás dos bastidores, o que deu um suporte grande para que o evento tivesse o sucesso que teve. O público presente no sábado perfez o total de 85 pessoas, a maioria de Londrina, registrando-se também participantes de Curitiba, Arapongas, Cornélio Procópio, Porecatu, Maringá, Rolândia e Santo Antônio da Platina, todas elas situadas no Paraná, e mais Regente Feijó-SP e Cuiabá-MT. Nesse número não estão contados os palestrantes convidados e a equipe que colaborou para a organização do evento.
Fonte: Retirado de o Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita



Nenhum comentário:

Postar um comentário