segunda-feira, 6 de maio de 2013

" NÃO PODEMOS DEIXAR O ESPIRITISMO RESTRITO AO CENTRO ESPÍRITA"

Rodrigo Félix da Cruz: 
O confrade paulista, um dos fundadores do portal Luz Espírita,
fala sobre o uso da tecnologia da informação na
divulgação e ensino da doutrina espírita
Rodrigo Félix da Cruz (foto), espírita desde o ano 2000, nasceu e reside em São Paulo-SP. Integrante da Fraternidade Luz Espírita, situada na mesma capital, onde atua como secretário do Conselho Administrativo, também se vincula ao portal Luz Espírita - www.luzespirita.org.br/, de que é um dos fundadores. Servidor público federal, e cursando
Direito pela UNIP, é formado em Letras pela USP. Tem vários livros publicados, todos disponíveis para download gratuito no portal citado. O tema central da entrevista que ele nos concedeu é comunicação espírita. 

O que nos diz o amigo sobre o estágio atual da comunicação espírita? 
Estamos em um estágio de transição da comunicação feita por médiuns inconscientes para médiuns intuitivos, que são coautores das mensagens. O próximo estágio será o uso da Transcomunicação Instrumental para ampliar o intercâmbio espiritual. 
Como a tecnologia da informação influiu para chegarmos a esse estágio? 
O uso da tecnologia da informação serviu para aumentar a divulgação dos conhecimentos da Doutrina dos Espíritos para o mundo inteiro através da internet, o que antes não era possível em virtude do preconceito religioso e pela distância.  
Considera que ainda existem preconceitos no tocante ao uso da atual tecnologia disponível? 
Considerando que a evolução é lenta e gradual, por isso ainda existem alguns espíritas que não concordam com o uso da tecnologia, por medo do que é novo. Não podemos deixar o Espiritismo restrito ao centro espírita. Antes, devemos fazer sua interação com a sociedade, para isso temos a Tecnologia da Informação (Internet, Cinema, TV, rádio etc.). 
O que poderíamos dizer sobre um prognóstico da comunicação espírita, tendo em vista o progresso da tecnologia da informação? 
Breve teremos um Centro Espírita totalmente virtual, no qual todas as atividades exercidas em um centro físico poderão ser exercidas por meio da rede mundial de computadores. O Portal Luz Espírita é um dos pioneiros nesse trabalho, disponibilizando Cursos de Espiritismo, biblioteca, palestras, atendimento fraterno e irradiação on-line. Já tivemos também reuniões mediúnicas em vídeo-conferência. 
Fale-nos de sua participação no Portal Luz Espírita? 
Tive a honra de participar da fundação do Portal em 2008 juntamente com Ery Lopes, inicialmente como articulista e monitor do Curso Espiritismo on-line. Depois, passei a publicar meus livros no site e, nos dois últimos anos, ingressei no Conselho Administrativo. 
Quais as experiências já colhidas com o Portal? 
Atuando como colaborador do Portal Luz Espírita fiz importantes amizades nos dois planos. Tivemos amigos que faziam o curso on-line conosco e atualmente também são colaboradores do Portal, pessoas de diferentes lugares do mundo. Fizemos também amigos no plano espiritual, especialmente os da Colônia Recanto de Irmãos, que trabalham nos dando todo o amparo e sustentação espiritual. 
E sobre seu livro? Qual a temática e como está o processo de divulgação da obra? 
O livro “A Tecnologia da Informação no Espiritismo”, como fruto de pesquisa e reuniões mediúnicas, faz um histórico do processo de transmissão do conhecimento e propõe a utilização de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para a divulgação da Doutrina Espírita por meio da criação de Centros Espíritas Virtuais para fazer o atendimento fraterno para toda humanidade. O livro foi divulgado em diversos sites e fizemos um intercâmbio com centros espíritas da Europa e Canadá. 
Como está a relação do livro com a expansão da tecnologia virtual? 
O livro foi publicado no momento em que o Brasil está em posição de destaque nas mídias mundiais em virtude da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. No campo do Espiritismo, o país tem criado sites, bem como exporta livros e filmes com temática espírita. No campo da tecnologia, vivemos um momento de conscientização ecológica que requer o uso da tecnologia para evitar a emissão de poluente, como exemplo, ao invés de imprimir livros em papel, podemos fazer a leitura de livros eletrônicos. Por isso, estamos no momento certo para divulgar a Doutrina dos Espíritos por meio de toda a tecnologia disponível. Essa é justamente a pequena contribuição do livro “A Tecnologia da Informação no Espiritismo”. 
Algo marcante para relatar aos leitores? 
Quando estávamos na fase de pesquisas sobre o uso da Tecnologia da Informação no Espiritismo recebemos apoio do Centro Espírita que frequentamos, Casa Amiga do Itaim Paulista, apoio que consistia em fazer uma reunião mediúnica para saber a opinião dos benfeitores espirituais sobre o assunto. Então, para surpresa geral, o Espírito comunicante se identificou como o instrutor Aniceto da Colônia Nosso Lar, a mesma descrita por Chico Xavier. Ficamos muito felizes com o diálogo com Aniceto, o qual foi transcrito no livro em comunicação obtida por uma das médiuns mais sérias que conheço. 
Algo mais a acrescentar? 
Gostaria de acrescentar todo o apoio recebido, em especial ao médium Carlos Baccelli, de Uberaba, que também contribuiu com o trabalho, e ao amigo Paulo Pio, do Centro Espírita Perseverança, que nos apresentou ao médium de Uberaba. Por fim, colocamo-nos à disposição dos leitores para críticas e sugestões ao livro, que poderão ser feitas através do Portal Luz Espírita.
Fonte: Retirado de o Consolador, uma Revista Semanal de Divulgação Espírita

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário