domingo, 19 de abril de 2015

COMO ORGANIZAR A REDE DE ATENÇÃO NO SEU MUNICÍPIO




Jacilene e Reinaldo
Domingo 27 de maio de 2012, fui ao Povoado Centro Grande, Município de Axixá – MA, entregar para a professora,  liderança sindical e religiosa da igreja católica, as Portarias/MG nº 3.088 de 23 de dezembro de 2011, 245, de17/02de 2005 e 130, de 26/01/2012. Trata da Saúde Mental, passo a passo: Como Organizar a Rede de Atenção Psicossocial no seu Município.
Art. 5º A Rede de Atenção Psicossocial é constituída pelos seguintes componentes:
I - Atenção Básica em Saúde;
II - Atenção Psicossocial Especializada;
III - Atenção de Urgência e Emergência;
IV - Atenção Residencial de Caráter Transitório;
V - Atenção Hospitalar;
VI - Estratégias de Desinstitucionalização; e
VI - Reabilitação Psicossocial.
Art. 8º A operacionalização da implantação da Rede de Atenção Psicossocial se dará pela execução de quatro fases:
I - Desenho Regional da Rede de Atenção Psicossocial;
II - Adesão e diagnóstico;
III - Contratualização dos Pontos de Atenção; e,
IV - Qualificação dos componentes.

Após discorrer alguns, pontos para que os presentes pudessem entender o significado de uma Rede de Atenção Psicossocial, uma participante, disse ter assistido comentário em uma Conferência Municipal de Saúde, realizada em Axixá, de que lá não era preciso CAPS, em razão de estarem encaminhando os pacientes para o Município de Icatu. Daí, conclui-se que na condição de indigentes, tendo em vista não ter sido pactuado. Eu lamento pela mesquinhez!  Jacilene Axixá vai sediar um CAPS lll Regional e era para ser implantado em 2014.

Nessa oportunidade eu orientei Jacilene, a organizar uma comissão para conversar com a Secretária de Saúde e Prefeita e, se necessário, encaminhar o assunto para o Ministério Público, tendo em vista, que 335 pessoas do município, já encaminharam abaixo assinado  para a governadora do Estado do Maranhão,  pleiteando essa política na região inclusive Axixá

Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog  www.reinaldocantanhede.blogspot.com  E-mail.  reinaldo.lima01@oi.com.br.  
Apoio: SINTSEP-MA Sindicato de Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário