terça-feira, 7 de abril de 2015

TRAJETÓRIA DE VIDA PROFISSIONAL E POLÍTICA : DR. SENA ARQUIVO




 
 DR. SENA ARQUIVO
TRAJETÓRIA DE VIDA PROFISSIONAL E POLÍTICA DE: EM RESENHA


Raimundo José Sousa Sena nasceu em Buenos Aires num Povoado do Município de Rosário, em 29 de julho de 1.942. Estudou na sede do município de Rosário na Unidade Escolar Dr. Paulo Ramos e depois no Colégio Monsenhor Luís Madureira. Foi para São Luís e estudou no Liceu Maranhense. De volta a Rosário lecionou matemática e desenho, nesse ínterim candidatou-se ao cargo de prefeito, não foi eleito, fez o vestibular, passou e foi para Manaus, estudante de medicina concomitante exerceu ao cargo de árbitro de futebol. De volta para Rosário  quando já cursava o último ano de medicina  ele se formou em 1973. 


TRAJETÓRIA FUNCIONAL
Exercendo o cargo de médico trabalhou em uma Maternidade Privada administrada por uma Associação controlada pelo chefe político já falecido Ivar Figueiredo Saldanha. Depois se mudou para Santa Rita e lá trabalhou na condição de médico no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foi diretor de um Colégio de 2º graus, Diretor de uma Unidade Mista de Saúde Maria Helena Freire. De volta para o Povoado Buenos Aires exerceu ao cargo de Médico do Programa Saúde da Família em Rosário foi ao período de 1997/2000 deixou o cargo de médico em Rosário para assumir o Cargo de Secretário Municipal de Saúde em Santa Rita.  No mandato de Raimundo João Saldanha Pires Neto  2001 a 2004 foi Secretário Municipal de Saúde. Em 2003 submeteu-se ao transplante de rins e em  08 de 04 de 2014 faleceu em São Luís. Seu corpo foi sepultado  no Cemitério do Centro da Cidade, o cortejo foi acompanhado por uma multidão de amigos.

 
Raimundo José Sousa Sena foi casado com a Senhora Maria da Gloria Silva Sena professora do ensino pública estadual e, atualmente aposentada, uma esposa que o acompanhou e se fez presente nas atividades festivas em período que sofreram preconceitos em razão da paixão ardente que o médico nutria pela brincadeira de Bumba Meu Boi de Orquestra. A partir de quando já iniciaram as gravações em disco de vinil, onde quer que tivessem,  em suas farras teria que tocar as belíssimas toadas em qualquer época. 


Raimundo Sena, foi uma espécie de mecenas, não bastasse ajudar brincadeiras, em 1986  fundou uma Associação Folclórica e organizou uma brincadeira - Botou um boi em um espaço curto  de tempo  por isso, chamou-se  de Boi Ligeiro de Santa Rita, atingiu o píncaro do sucesso.  Mais tarde amargou a decepção... Nessa trajetória conquistaram muitos amigos e alguns deles músicos, que alegravam os momentos de lazer inclusive as datas em que comemoravam aniversários.

   

O mecenas, mais do que amante do folguedo compunha  belíssimas toadas  algumas inéditas era pretensão do amigo Reinaldo Lima gravar para homenagear em vida.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Dr. Sena deixou para mim muitas saudades passamos durante vários anos vivendo momentos de muita alegria. Eu Josias Lima e outros companheiros sempre tocávamos no aniversário dele e de sua esposa a Senhora Maria da Glória e, quando ele estava muito alegre me convidava para cantarmos juntos a toada a seguir;

POEMA:  ROSÁRIO É MEU TORRÃO  - (AUTOR:  Dr. SENA)
Rosário é minha terra querida
Te amarei por toda vida
Jamais me esquecerei de ti
Por que sou
Como muitos dos teus filhos
Mesmo morando em outras terras
Jamais  esqueceram  de ti
Mesmo distante
Te carreguei no meu coração
porque tu és o meu berço
És minha mãe és meu torrão!    Fim    (a parte em negrito será repetida)

POEMA: FLOR QUE PERFUMA O MEU JARDIM. Tom - sol +
Autor: Raimundo José Sousa Sena (Dr. Sena)
Em seu período de doença quando eu ia visitá-lo já chegava cantando a toada que fez para a sua esposa - Maria da Gloria (Glorinha de Sena) para fazê-lo alegre!

Ainda me lembro daquele tempo passado
Que éramos namorados e vivíamos a passear
O vento soprava forte e balançava os teus cabelos
Encima da arei branca o teu rostinho eu desenhei
É por isso que eu te amo e te dei meu coração
Eu não vou me esquecer de ti por cantar boi pra São João
Tu és, a rosa linda da minha roseira (repetir)
A linda flor que perfuma meu jardim
Por isso é que vivo satisfeito
Por sempre está junto de mim!   
Fim    (a parte em negrito será repetida)

POEMA: OBRIGADO MEU DEUS

Obrigado meu Deus por ter me dado inteligência
Obrigado meu Deus por ter me dado educação
Eu tenho escutado tantas calúnias e tantas ofensas
Entre pessoas amigas até colegas de profissão
Às vezes eu fico encabulado
Quando Alguém fala em fraternidade
Porque no fundo é um rio de maldade
Porque eu gosto é de viver em paz
Se fosse por mim
Não existia guerra
Não tinha inimigo
Porque eu gosto É de fazer amigo
Como é bom se  viver em paz!   Fim    (a parte em negrito será repetida)


A ultima composição do saudoso Dr. Sena  compôs para homenagear Josias Lima
TOADA: A MORTE ME ENGANOU - Autor: Raimundo José Sousa Sena (Dr. Sena)
Tom Mi menor.  Ele já estava doente procurou-me para ajustar essa toada como de costume. Ele havia tido uma crise e estava hospitalizado  quando Josias  Faleceu  em oportunidade em que sofreu acidente de transito. Ao chegar em casa foi até a minha residência logo após a morte de Josias Lima, afinei o violão e ele cantou:

Saudade como tu me maltrata
Tu que fostes tão ingrata
E me faz sofrer assim
A morte me enganou
Levando o amigo Josias
Sem se despedir de mim
Se ele tivesse vivo
Estaria aqui agora
Tocando o seu banjo
Sempre alegre como foi
Mais é isso mesmo
A vida continua
Como continua
O seu lindo bum boi
 - Fim    (a parte em negrito será repetida)

A varanda da Casa do saudoso Dr. Sena era uma espécie de palco onde tocávamos os sambas, boleros e toadas de bumba meu boi. Às vezes tinha um grupo na varanda e outro no quintal debaixo de uma mangueira.  A ultima vez que fui tocar na casa dele havia três grupos.  Em 2007 estreamos um grupo composto por Reinaldo- violão Ribamar cavaquinho – Tiririca cantor  e Bimba na percussão.  O período que antecedeu o Boi ligeiro de Santa Rita o Grupo era formado por Reinaldo no Violão e Josias no Banjo. Eu e o amigo Sena nos encontramos pela primeira vez  em 1982 no BAR MARÉ MANSA.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário