segunda-feira, 6 de abril de 2015

"EU ENCONTREI UM TESOURO E QUERO TÊ-LO COMIGO"

Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 8 - N° 408 - 5 de Abril de 2015
PAULA KLOSER
kloserpaula@hotmail.com
Bürs, Vorarlberg (Áustria)
 
 
Christina Renner: 
A dirigente espírita alemã conta-nos como vai o movimento
espírita no país em que nasceu e reside
 
 
Christina Renner (foto), natural de Neu-Ulm, Baviera, Alemanha, é, na vida profissional, contadora, professora de relaxamento e consultora de florais de Bach. Mãe de três filhos, ficou viúva em 2005. Espírita desde o ano 2000, é atualmente vice-presidente do grupo SEELE em Stuttgart e secretária da União Espírita Alemã. Na entrevista a
seguir, Christina nos fala, entre outros assuntos, sobre o movimento espírita na Alemanha. 
Quando você teve seu primeiro contato com o Espiritismo?

Em 2000, quando recebi em minhas mãos O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. 
Como se deu sua conversão ao Espiritismo?
Em face da leitura d´O Livro dos Espíritos eu fiquei curiosa e, procurando na internet, cheguei ao grupo SEELE, de Stuttgart. Desde a minha primeira visita,  comecei a ir regularmente às reuniões. Algo em mim me manteve no Espiritismo. Já havia muitos anos que estava procurando algo, mas o quê? Quando eu me aprofundei na Doutrina Espírita, eu sabia que havia encontrado. Eu encontrei um tesouro e quero tê-lo comigo. 
Qual foi a reação de sua família diante disto?
Meus filhos aceitam minha convicção, mas as reações foram bem misturadas, até ao ponto de rejeitar que a vida continua e que os Espíritos existem. 
Qual é no momento sua atividade no âmbito espírita?
Eu sou vice-presidente do grupo SEELE em Stuttgart e secretária da União Espírita Alemã. Dentro do grupo SEELE trabalho com o passe e com trabalho mediúnico, e faço também os boletins informativos mensais do grupo. Ministro o curso sobre a Doutrina Espírita para os alemães do nosso grupo e duas vezes por mês eu auxilio com o curso sobre o Evangelho, quando ele é dado em alemão. Fora isso, faço palestras regularmente sobre vários temas espíritas. Quando o tempo me permite, procuro traduzir o Boletim do CEI do inglês para o alemão. Trabalho também para a Revista Espírita na língua alemã e nas campanhas espíritas. 
Qual o aspecto da Doutrina Espírita que mais a atrai: ciência, filosofia ou religião?
Para mim os três são de igual importância e interessantes. 
No tocante às obras espíritas, fora os livros de Kardec, quais lhe chamaram mais a atenção quando você as leu?
Foram os livros de Chico Xavier (tanto os de André Luiz como os de Emmanuel) e os de Joanna de Ângelis. 
O que você pode nos falar a respeito do movimento espírita na Alemanha?
O movimento Espírita na Alemanha começou a ser organizado em Berlim no ano de 2003 e era composto por quatro grupos, e então a União Espírita Alemã foi criada. No final de 2007 a União Espírita Alemã foi registrada oficialmente com sede na cidade de Stuttgart.  Atualmente 10 grupos estão ativos na federativa nacional.
A União Espírita Alemã, com sua presidente Maria Gekeler, está se empenhando em difundir o Espiritismo na Alemanha. Para isso foi traduzido para o alemão um guia de orientação para atividades espíritas e as apostilas do ESDE, com o intuito de terem os grupos espíritas mais atividades a oferecer para as pessoas de língua alemã. Existe um site com informações sobre o Espiritismo.
Todo ano é feito um encontro fraterno com todos os  grupos espíritas alemães, que é organizado cada ano por um grupo, em forma de rodízio, seguido pela Assembleia Geral. Na Alemanha já foram organizados três congressos espíritas. A União Espírita Alemã iniciou a publicação da Revista Espírita (em alemão), na qual, com diversos artigos, é abordado um tema principal.
São convidados regularmente oradores espíritas para palestras e/ou seminários. O esforço é para que, ao máximo, as palestras sejam traduzidas, para as pessoas de língua alemã entenderem o tema apresentado.
Um outro ponto muito importante para o movimento espírita alemão é a evangelização espírita na língua alemã. Atualmente a União Espírita Alemã apoia ativamente a campanha “Amor pela Vida” através de cartazes e um calendário. 
O movimento espírita em terras de língua alemã sofre ainda com a pouca adesão das pessoas nativas. Qual o seu ponto de vista a esse respeito?
Aqui, somente a paciência, o esclarecimento e o trabalho persistente auxiliam. Precisa ser apagado tudo o que está ligado, negativamente, ao termo Espiritismo. Muitas, muitas ofertas (de estudo) na língua alemã devem ser oferecidas, mesmo quando a ressonância não seja grande e os esforços muitas vezes pareçam em vão. Cada semente conta. É muito bom que já tenhamos bastante literatura na língua alemã, como panfletos, prospectos, a Revista Espírita e também as apostilas para estudo, para fazer a Doutrina Espírita conhecida. 
No continente europeu, o aborto, a eutanásia e o suicídio assistido são autorizados em inúmeros países. Qual a sua visão sobre isso, e qual seria a melhor forma de podermos, como movimento espírita, evitar esses atos nefastos?
Na Alemanha é, até o momento, proibido e passível de penalidades que médicos, parentes e outras pessoas promovam a chamada morte assistida. Apesar disso, no momento esse tema está sendo fortemente discutido porque, de acordo com as autoridades, a lei deve ser mudada. Os legisladores têm como meta a diminuição do chamado “Turismo da morte”, uma prática fomentada em certos países, e que seja retirada de certas instituições a possibilidade de ganharem dinheiro com essa prática. A União Espírita Alemã deu início a uma campanha contra o suicídio assistido e a eutanásia. Nós lançamos Flyers e logo também lançaremos cartazes, que afixaremos nos grupos e apresentaremos também em nossa homepage. Além disso, procuraremos autorização para colocar esse material em lugares públicos. Junto disso é importante oferecermos às pessoas que queiram informações sobre o tema os contatos das instituições espíritas. Indispensável é a participação de pessoas capacitadas para repassarem estas informações em forma de diálogo, de esclarecimento, naturalmente sob a ótica espírita. Eu mesma tenho o curso para orientar e cuidar de pessoas em estado terminal. Esta classe profissional é também contra o suicídio assistido. O que significa oferecer as mãos a alguém e assisti-lo, zelando pela sua vida, e não oferecer-lhe a mão para retirá-la.
Quando durante um acompanhamento de morte assistida temos uma conversa com o paciente, procuro tomar este caminho de mostrar que a vida continua. Surpreendentemente, de acordo com minha experiência, são muitas as pessoas que acreditam nisso. As orações são também muito bem aceitas.
É muito importante alertar as pessoas sobre estas coisas, demonstrar-lhes compreensão, levar o indivíduo e sua situação a sério.  
Suas considerações finais.
Minhas últimas considerações com certeza não serão as últimas (risos). O Espiritismo me ensinou muito e ainda me ensina continuadamente sobre o que significa a vida realmente. A Doutrina Espírita responde a tantas perguntas e faz com que a luz de Jesus brilhe ainda mais e mais. Todos os dias abrem-se novas perspectivas para recebermos a vida de maneira positiva.
Com certeza, existem algumas horas difíceis e às vezes me encontro incerta perante meus sentimentos. Por meio do que eu aprendi no Espiritismo, eu sei que não só preciso trabalhar isto, como também trabalho. Sei que esta reforma íntima é de vital importância. Esse automelhoramento, sobre o qual Jesus tanto falou, é para mim o caminho para um futuro melhor. Repleta de gratidão, posso falar que comigo vai tudo bem e que tantos momentos felizes sinto,  porque, afinal, vivo e sinto quão grandioso e misericordioso é Deus. Então, graças à Doutrina Espírita, eu posso observar a vida de uma perspectiva bem mais abrangente.
Quero simplesmente continuar o meu trabalho pelo bem do meu próximo, por mim e por minha família. Sei, e é com prazer, que sou espírita 24 horas por dia e durante 365 dias do ano. Que Deus abençoe a todos nós, que somos seus filhos. 

Nota da Autora:
 
Para os que desejarem manter contato, eis os websites das instituições espíritas citadas nesta entrevista:
União Espírita Alemã - http://www.spiritismus-dsv.de/
Fonte: Retirado de O Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário