terça-feira, 14 de abril de 2015

SAÚDE ESPIRITUAL: UMA REVISÃO COM BASE NOS ENSINAMENTOS ESPÍTITAS

Especial Inglês Espanhol    
Ano 9 - N° 409 - 12 de Abril de 2015
ANSELMO FERREIRA VASCONCELOS
afv@uol.com.br
São Paulo, SP (Brasil)
 
 
Anselmo Ferreira Vasconcelos

 
A vida moderna exige crescente atenção e cuidados com a saúde. Afinal, os nossos corpos, mentes e emoções são expostos a pungentes experiências individuais e coletivas, mas certamente necessárias ao nosso aperfeiçoamento interior. Nesse sentido, é incontestável a expressiva gama de avanços significativos na medicina e preservação da saúde humana. Em outras palavras, para muitos assuntos passamos da mera especulação científica para certezas absolutas devidamente respaldadas por sólidos estudos. Assim sendo, já se sabe, por exemplo, o suficiente a respeito dos males derivados do consumo exagerado de sal, açúcar, gordura, álcool, tabaco e da vida sedentária. Diante de tal volume de conhecimento produzido cabem às pessoas simplesmente mudar os seus hábitos incorporando as novas informações e/ou conclusões da ciência. 
Do contrário, comprometemos desnecessariamente as nossas existências por meio de inúmeras doenças já suficientemente esquadrinhadas. Cumpre lembrar também que modernamente o conceito de saúde é multifacetado à medida que integra outros conceitos correspondentes. No presente texto estamos particularmente interessados em abordar o conceito de saúde espiritual à luz das mensagens e ensinamentos gerados pelos Espíritos. Embora exista alguma dificuldade científica no que concerne a identificar, definir e medir a saúde espiritual, o que prevalece, no entanto, é o entendimento geral de que se trata de algo que conecta várias e distintas dimensões, porém sem consenso quanto ao seu funcionamento.1,2,3  
A saúde está calcada na “perfeita harmonia da alma” 
O Espiritismo, por sua vez, nos apresenta importantes alertas e recomendações referentes ao tema, embora não tenhamos encontrado na literatura consultada uma menção ou citação emanada especificamente dos Espíritos. De modo geral, os comentários e ponderações dos Espíritos são enfocados sob o manto geral da saúde, mas com graves e indiscutíveis implicações e desdobramentos para a nossa saúde espiritual. Por isso tudo, merecem profundas reflexões de nossa parte.
Como bem observa o Espírito Joanna de Ângelis: “O ser humano está fadado à plenitude e o seu processo de iluminação é inevitável, cabendo-lhe o dever de estruturar-se nos princípios ético-morais que proporcionam harmonia interior e bem-estar emocional”.4 Dito de outra forma, o Espiritismo nos conclama, de forma peremptória, a atender às necessidades do Espírito. Da mesma maneira que o nosso corpo físico carece de profilaxias adequadas, o mesmo ocorre com a nossa alma. Ou seja, para que uma encarnação seja bem-sucedida é fundamental que se obtenha expressiva soma de acertos e avanços em várias dimensões comportamentais.
Segundo o Espírito Emmanuel, numa visão algo estreita da medicina terrena, a saúde pode estar atrelada basicamente ao equilíbrio perfeito dos órgãos materiais. Mas para o plano espiritual, a saúde está calcada na “perfeita harmonia da alma”.5 No entanto, em função dos progressos obtidos na atualidade já são propostas concepções teóricas mais elásticas como saúde espiritual ou spiritual wellness. Esta última, por sinal, incorpora a busca de significado e propósito na vida, o cultivo de valores intrínsecos, crenças e experiências transcendentes e o senso de pertencimento a uma comunidade espiritual.6  
Os problemas emocionais estão na raiz de graves patologias 
A saúde espiritual, a seu turno, é considerada tão pertinente que desprezá-la teria o mesmo efeito de nos privar de alcançarmos melhorias em nossa saúde física, social e mental.7 Ademais, assim como a espiritualidade de cada indivíduo pode ser elevada ou exígua, o mesmo pode acontecer com a sua saúde espiritual.8 Portanto, há vários fatores que podem impactar o nosso bem-estar (saúde) e nos quais necessitamos trabalhar. Mais especificamente, como esclarece ainda o Espírito Joanna de Ângelis:
“A somatização dos problemas emocionais que decorrem da insegurança e do medo, da mágoa e do ódio, do rancor e do ciúme é responsável por graves patologias orgânicas, assim como as diversas enfermidades físicas, produzindo distonias emocionais e perturbações psíquicas lamentáveis”.9
Segue daí a recomendação do Espírito Emmanuel para que cultivemos o sentimento e o pensamento retos “sem os quais a alma adoece pela carência de equilíbrio interior, imprimindo no aparelho somático os desvarios e as perturbações que lhe são consequentes”.10 De maneira semelhante, o Espírito Joanna de Ângelis afirma que “Crer retamente conduz ao querer retamente”. Para a mentora, uma das razões causadora dos sofrimentos ora observáveis em larga escala decorre do “[...] querer equivocadamente, conforme a ilusão do prazer imediatista e alucinado, que elege o dispensável em detrimento do essencial [...]”.11
O Espírito Miramez acrescenta que na psicosfera da Terra predominam, de forma assustadora, uma pletora de pensamentos de ordem inferior. Ou seja, as formas-pensamento de natureza doentia existentes em profusão e que são “[...] capazes de influenciar dois terços da humanidade para as coisas das sombras” com tanta sutileza, que, não raro, sequer desconfiamos.12  
O decálogo da preservação de nossa saúde espiritual 
Por conseguinte, atribuem-se à prevalência do medo, da ansiedade, da ganância, do egoísmo e do orgulho as dificuldades para a ação da espiritualidade maior, particularmente no que concerne à inspiração à população geral, lideranças, governantes, cientistas e pesquisadores.13
O Espírito André Luiz nos oferece rico e detalhado, assim entendemos, roteiro relativo à preservação da nossa saúde espiritual. O mentor sugere a necessidade de: 
1.     Mantermos o nosso coração em paz, independentemente da complexidade e da gravidade das situações que nos afligem. Ele lembra que tudo pertence a Deus.
2.     Buscarmos o cumprimento rigoroso do dever. Não há como alcançar o equilíbrio físico sem a obtenção da harmonia espiritual.
3.     Cultivarmos o hábito da oração, de modo a mantermos a defesa do corpo e da alma.
4.     Ocuparmos o nosso tempo disponível com a realização de tarefas úteis, mas sem abdicarmos do repouso indispensável. As mentes vazias são mais suscetíveis às sugestões formuladas pelas trevas.
5.     Estudarmos sempre. Boas ideias alimentam a alma e impactam positivamente as células orgânicas.
6.     Evitarmos o descontrole emocional, especialmente os desvarios da cólera.
7.     Passarmos ao largo do hábito da maledicência.
8.     Desenvolvermos uma respiração pautada por longos haustos e de tomarmos o banho diário. O ar puro é visto como alimento e a limpeza é uma obrigação.
9.     Comermos pouco. Os excessos à mesa só nos prejudicam.
10. Empregarmos a paciência e o perdão incontavelmente. Afinal, nós todos temos sido tolerados pela misericórdia divina.14  
A conduta compassiva e tolerante aproxima-nos de Deus 
As sugestões dos Espíritos são extremamente sábias e vitais para que desenvolvamos os recursos necessários para o cultivo de nossa saúde espiritual e tenhamos uma trajetória exitosa. Fundamentalmente, a revisão da literatura nos permitiu vislumbrar que elas primam pelo enfoque holístico, pois abrangem coisas de natureza transcendental, intelectual, comportamental, emocional e até mesmo física. Em resumo, o ser humano precisa mirar-se sempre pela perspectiva ética e moral em suas decisões e ações, pois estas lhe dão paz e harmonia interior. Da mesma forma, a elaboração constante de pensamentos retos e a regulagem emocional nos impedem de sofrer as quedas morais. A conduta compassiva e tolerante nos aproxima de Deus. Afinal, quantas pessoas nesse mundo fracassam clamorosamente por descuidarem dessas dimensões básicas.
Milhões de criaturas humanas têm se tornado escravas de vícios deletérios (inclusive alimentares) que estão gradualmente arruinando os seus corpos, danificando irremediavelmente as suas mentes, comprometendo o seu futuro nessa e em outras vidas. Por outro lado, chega a ser chocante a falta de empenho na busca de leituras que habilitem as almas para voos superiores do intelecto e da alma. A pletora de distrações e a obsessão pelo uso de smartphones, videogames e as redes sociais exaurem tempo precioso. Portanto, estabelecer aspirações elevadas e motivar-se para realizá-las denota amadurecimento da alma.
A criatura humana não pode abdicar de estar próxima da natureza mesmo que esporadicamente em busca da meditação e da recomposição das energias. Os benefícios da prece lhe dão a sustentação e inspiração necessárias para a continuidade da jornada. Por fim, os cuidados com a nossa saúde espiritual são essenciais para o nosso equilíbrio e progresso íntimo.  
 
Notas bibliográficas: 
1.                 VADER, J.-P. Spiritual health: the next frontier. European Journal of Public Health, v. 16, n. 5, p. 457, 2006.
2.                 VAZIN, D. (2013). Spirituality and health: implications for policy and practice. Doctoral dissertation, University of La Verne, 2013, p. IV.
3.                 WESTGATE, C.E. Spiritual wellness and depression. Journal of Counseling and Development, v. 75, n. 1, 1996, p. 27.
4.                 FRANCO, D.P. (Pelo Espírito Joanna de Ângelis). Atitudes renovadas. Salvador: Livr. Espírita Alvorada Editora, 2009, p. 11.
5.                 XAVIER, F.C. (Pelo Espírito Emmanuel). O consolador. 7ª edição. Rio de Janeiro: FEB, 1977, p. 66.
6.                 Por exemplo, WESTGATE, C.E. Spiritual wellness and depression. Journal of Counseling and Development, v. 75, n. 1, p. 26-35, 1996; PANDEY, A., GUPTA; R.K.; ARORA, A.P. Spiritual climate of business organizations and its impact on customers’ experience. Journal of Business Ethics, v. 88 n. 2, p. 313–332, 2008; SWARBRICK, M. A wellness approach. Psychiatric Rehabilitation Journal, v. 29, n. 4, p. 311-314, 2006.
7.                 VADER, J.-P. Spiritual health: the next frontier. European Journal of Public Health, v. 16, n. 5, p. 457, 2006.
8.                 FISHER, J.W. Understanding and assessing spiritual health. In: Marian de Souza, Leslie J. Francis, James O'Higgins-Norman, Daniel G. Scott (eds), International handbook of education for spirituality, care and well-being (International handbooks of religion and Education, Vol. 3. Springer Science+Business Media B.V., p. 69-88,  2009.
9.                 FRANCO, D.P. (Pelo Espírito Joanna de Ângelis). Plenitude. Niterói: Arte & Cultura, 1991, p. 50.
10.            XAVIER, F.C. (Pelo Espírito Emmanuel). Pensamento e vida. 4ª edição. Rio de Janeiro: FEB, 1975, p. 78.
11.            FRANCO, D.P. (Pelo Espírito Joanna de Ângelis). Plenitude. Niterói: Arte & Cultura, 1991, p. 80.
12.            MAIA, J.N. (Pelo Espírito Miramez). Saúde. 16ª edição. Belo Horizonte: Ed. Espírita Fonte Viva, 2010, p. 45.
13.            NEVES, M. Nossa hora no planeta. In: DURGANTE, C.E.A. e AGUIAR, P.R.D.C. (Org.). Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade. Vol. 2. Porto Alegre: Francisco Spinelli, 2014, p. 115.
14.            XAVIER, F.C. (Pelo Espírito André Luiz). Aulas da vida. Cap. 12 - Preceitos de saúde. São Paulo: Ideal, 1981, p. 44-46.
Fonte: o Consolador Revista Semanal de Divulgação Espírita

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