segunda-feira, 13 de abril de 2015

PROVERBIO: “ JUSTIÇA PRA SER BOA COMEÇA DE CASA”



Reinaldo Lima - escritor e organizador  reinaldo.lima01@oi.com.br

Um jovem  entre 13 e 15 anos de idade me procurou para orientá-lo como organizar um trabalho. Fazer um comentário sobre uma manifestação que fizeram no dia 12   incluso Rosário. Protestaram contra a corrupção e o grito de ordem foi “FORA DILMA E O PT”. Eu aceitei o desafio e iniciei perguntando para o rapaz JPS,  quando se sobe em uma escada por onde se inicia? Ele respondeu que era pelo primeiro degrau! Muito bem, o primeiro degrau deste nosso assunto é a nossa casa, o segundo é a nossa escola, o terceiro são as nossas instituições não governamentais, o quarto é a nossa instituição governamental a Prefeitura,  o quinto é o Estado sediado na Capital e por fim a unidade federal tem como poder maior a presidência da República.

AGORA VAMOS AO COMENTÁRIO PARA VER SE ME ENTENDE E SE SE ENTENDE!

Primeiro degrau a casa – é  justo um pai e / ou mãe, em período eleitoral receber dinheiro de vários candidatos  quando só tem um voto e as vezes nem vota? É justo um pai e demais membros familiares se registrarem como pescadores  e não sendo-os só para receber dinheiro da piracema?

Segundo degrau instituição governamental a escola - é justo desviarem dinheiro de Escolas?

Terceiro degrau entidades não governamentais É justo entidades não governamentais legalizar mentiras no intuito de ganhar comissões?

Quarto degrau a primeira instância do Estado Prefeitura- é justo prefeitos desviarem dinheiro do tesouro municipal? É justo prefeitos empregar gente só para ser cabos eleitorais? É justa essa ação aceita pelo cabo eleitoral? É justo funcionário público receber dinheiro do Estado e não trabalhar? A saúde em Rosário é um verdadeiro caos e porque nunca fizeram manifestação?   Porque eles são contra a construção de um hospital Estadual em Rosário?

Quinto degrau a segunda instância do Estado o Palácio dos Leões  por que nunca fizeram manifestação contra corrupções claras promovidas por assessores de vários governadores do Estado - Fabrica de Confecções, Refinaria, Metal man etc. ?  A obra onde será construído o Hospital para 50 leitos esta parada e, eles nunca fizeram manifestação!

Quinto degrau e a terceira instância do Estado a Presidência da República - porque fazer manifestação contra uma pessoa que até agora não é acusada pela justiça federal por roubo?  Porque responsabilizar a Dilma por corrupções históricas praticadas desde o império?   Querem tirar Dilma é para que nunca mais se investiguem corruptos e se demitam os culpados.  Lá em Minas Gerais não tem corruptos e nem corruptores? Eles não estão fazendo manifestações para exigir políticas públicas, eles querem é o poder para roubarem, para vender a Petrobras como o PSDB fez com a Vale e dar uma banana para trabalhador. Eles são livres para fazer as manifestações, entretanto, eu procuro entender o porquê e, é isso o que eu penso prezado!

Por fim, perguntei para o rapaz se ele estava preparado para elaborar o seu trabalho?  O Jovem  estupefato respondeu, obrigado seu Reinaldo, eu estou esclarecido sim, para manifestar o meu pensamento, valeu. Agora vou agradecer a colega que me indicou o senhor!

“JUSTIÇA PARA SER BOA COMEÇA DE CASA”

Direito à Moradia: Cidadania Começa em Casa!

A riqueza começa em casa

Violência contra gays começa em casa

A fé começa em casa

Não há como acertar o alvo de uma reforma social que conserte o mundo sem se partir da consciência da culpa individual como parte prioritária no processo. Já entramos no século XXI, já alcançamos exponencial avanço tecnológico em todos os ramos da atividade humana, já aproximamos sobremaneira a razão da fé, a ciência da religião, a psicologia da sociologia, a teologia das neurociências, etc., mas a fórmula restauradora da raça humana continua sob congelamento e estranha defasagem perante todas as outras providências tomadas neste mister. Por que se dá tal fato? A resposta pode estar límpida e clara num lugar surpreendentemente próximo, e numa área tão comum e visível que leva a crer numa premeditação ou rebeldia proposital contra a sua atuação.

Todo mundo apresenta praticamente as mesmas reações de dor, indignação, repulsa e até ira quando diante de situações onde um ato de violência tem lugar, sobretudo quando esta é precedida de hipocrisia e seguida de impunidade, constituindo-se num golpe duríssimo contra o senso de Justiça da coletividade, algo que é universal e unânime em todas as culturas do mundo. E assim todos passam da estupefação à queixa oficializada, e desta ao protesto em alta voz, chegando muitas vezes a constituir passeatas com faixas às portas da Justiça ou dos poderes vigentes, demonstrando flagrante sinal de insatisfação e até de desejo de fazer justiça com as próprias mãos. Este é um resumo do quadro atual do mundo, e a mídia é pródiga em o expor a exaustão.

Publicado em 19 de maio de 2010 em Psicologia



Nenhum comentário:

Postar um comentário