quarta-feira, 22 de abril de 2015

POR AMOR DESTAS BANDEIRAS, DE VOLTA AS LUTAS EM PRÓ DA SAÚDE PÚBLICA!



O meu pai me dizia de vez enquanto, “que o teimoso é quem pega o peixe” utilizava-se desse provérbio popular para me fazer entender de que a insistência, a perseverança e a paciência são qualidades dos que já construíram  patrimônios privados, públicos e morais. Por certo ele era um pai professor e eu filho aluno. 

De esta feita dizer que, a construção de um hospital ainda que de 50 leitos, é imperativo pensar na possibilidade de empregos temporários e fixos. Os temporários são para os serventes da construção civil, dos operários: pedreiros, carpinteiros, armadores, pintores, eletricistas, encanadores e outros. Os fixos são naturalmente e principalmente os trabalhadores da saúde pública, dos administradores, dos cozinheiros e demais trabalhadores da limpeza etc.

Dizer que é construção de hospitais para atender pacientes com a média e alta complexidade não é favor do Estado é dever de ofício. E, por até o presente não ter feito constitui em crime de omissão de socorro a camadas mais vulneráveis da sociedade.

Dos encaminhamentos já fizemos, colhemos assinaturas e vários processos tramitaram na Secretaria de Estado da Saúde. Organizamos uma manifestação e realizamos na porta da SES no dia 14 de agosto de 2013. No dia 05 de fevereiro de 2014 fizemos a primeira  manifestação em frente a Unidade Regional de Saúde o objetivo era sensibilizar o Gestor Regional de Saúde para marcar uma Reunião para receber uma comissão formada por 9 pessoas dos municípios de Bacabeira, Presidente Juscelino e Rosário. Cezar era o Gestor não deu bola. 

Por tal descaso organizamos a segunda manifestação e, com 20 pessoas ocupamos a Unidade Regional de Saúde. Cezar chamou a polícia e nós com argumentos consistentes enfrentamos. Com isso Cezar espumou nos canto da boca e trêmulo propôs diálogo. Pediu prazo e lhe foi concedido e ele cumpriu. A obra foi iniciada e agora está parada. Vamos para mais uma etapa de luta e de forma melhor organizado por estarmos contando com o apoio de mais dois Sindicatos: o Sindicato dos Trabalhadores  Intermunicipais Municipais -SISMURB e dos Trabalhadores Rurais de Rosário  Maranhão.

Amanhã vamos a busca do protocolo do documento que nós encaminhamos para o Secretário de Estado da Saúde o fizemos por meio da Unidade Regional da Saúde de Rosário Gerenciada pelo Senhor Willame Joaquim Anceles.  


Reinaldo Cantanhêde Lima - Aposentado pelo Serviço Público, Estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo, Mobilizador Social  - Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com – E-mail: reinaldo.lima01@oi.com.br Página 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário