sexta-feira, 24 de abril de 2015

QUEM MANDOU ESSE RECADO, FOI O GOVERNADOR FLÁVIO DINO, OU O SECRETÁRIO MARCOS PACHECO?



Funcionários do quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Saúde noticiam que a  SES  não tem interesse  em construir hospital em Rosário. Alguns deles dizem com o sabor de vitória e arrogância, afirmam  que  o hospital de 50 leitos foi uma obra eleitoreira e que o compromisso   do Governo Estadual vai ser com a política de prevenção da saúde.  Essa notícia causou-me estranheza!  Estariam querendo nos dizer de a municipalização  está chegando ao fim no Estado do Maranhão?  E,  que  o processo doravante  será  Estadualizado, por que, só dessa forma,  pode  o Estado passar  a exercer  a responsabilidade  que legalmente  deve ser  dos municípios.

Será que tais funcionários já esqueceram  que o Estado brasileiro  está representado por três instâncias de poder?  O Federal, Estadual e Municipal. E, cada instância de poder tem a sua responsabilidades, ficando a cargo do  poder municipal  a execução das ações básicas de saúde fazem onde habitam os cidadãos. E, ao Estado compete atender  aos serviços  de média e alta complexidade e, faz  por meio de suas Unidades Regionais.

Será que tais funcionários, mesmo  pessoas  que sejam  desprovidas  de conhecimentos e, mesmo assim,  não conseguem entender   que  um município,  a sua jurisdição é local.  Que  cabe tão somente  ao Estado o dever  de mandar fazer  a construção  da Unidade Regional para quando os municípios encaminharem os pacientes  possam receber e tratá-los.  Será  que  essa conduta doentia  de pessoa sofre com o  desamor ao próximo, não consegue entendem que socorrões  são Unidades de Saúde do Município de São Luís!

E, assim sendo,  que  escutem o nosso gemido, gemido da dor e do temor,  temor da morte prematura  proveniente da decepção e da condenação  de continuarmos  sofrendo os acúleos que ferem e sangram as nossas almas acometidas pelo crime de omissão de socorro  não faz o Governo do Estado do Maranhão.

Reinaldo Cantanhêde Lima Aposentado pelo Serviço Público Estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social  Blog: www.reinaldocantanhede.blogspot.com  E-mail: reinaldo.lima01@oi.com.br Página 1





Nenhum comentário:

Postar um comentário