terça-feira, 19 de junho de 2012

GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DA REGIONAL DE ROSÁRIO SÃO REPRESENTADOS NA PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO


A SUA EXCELÊNCIA A SENHORA
PROCURADORA GERAL DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO
DD. Dr.ª REGINA LÚCIA DE ALMEIDA ROCHA
EM SÃO LUÍS - MA

ASSUNTO: Reclamar da Secretaria de Estado da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, pertencentes aos municípios de Axixá, Barreirinhas, Bacabeira, Cachoeira Grande, Morros, Icatu, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Presidente Juscelino, Rosário, Santa Rita e Santo Amaro, são municípios componentes da Unidade Regional de Saúde de Rosário Maranhão, por omissão de socorro às famílias com membros que sofrem de transtornos mentais e de dependência química.   
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Nº: 5067AD/2012 – Vol.: 1
REPRESENTAÇÃO:
“COM ll ANEXOS”                 Documento de origem: ROSÁRIO/MA
Autuação: 19/06/2012      Hora: 15:11:01  INTERESSADO: REINALDO CANTANHÊDE LIMA

REINALDO CANTANHEDE LIMA, funcionário público estadual, nascido em 11 de fevereiro de 1945, no Povoado Centro Grande  Município de Axíxá, filho de Antonia Cantanhêde e José Nazário Lima, residente na rua Benedito leite, nº 3796, centro – Rosário/MA, portador do RG nº 21422882002-2 SSP/MA, vem expor e requerer:

JUSTIFICATIVAS
Vitima de drogas lícitas e ilícitas, em 31 de janeiro de 1999, o meu primeiro filho, Carmélio Marques Lima, nascido em 16 de julho  do ano de 1966, Técnico em Agropecuária, formado pela Escola Federal Agropecuária do Maranhão, atirou-se da ponte que fica sobre o Rio Itapecuru, na cidade de Rosário, (faleceu em 31/01/1999)  estava em período  de suas   crises toxicomaníacas, já durava de 05 a 07 dias com uma pausa de 04 a 05 dias. Já havia 12 anos em que, não só a  minha família sofria, percebia-se que amigos e pessoas da vizinhança, até choravam em razão do seu estado deplorável. O rapaz inteligente e bonito estava reduzido a um lixo humano! Atualmente  estou lutando pela recuperação de Reinaldo Cantanhêde Lima Júnior.

DOS FATOS
Os fatos narrados no parágrafo anterior conduziram-me a busca de explicação e, que após 13 anos, eu encontrei a resposta, em uma publicação, falava do resultado de uma pesquisa científica sobre equívocos e acertos das educações familiares, realizada em Illínois – Estados Unidos, por GOTTMAN John PhD e De Claire, Joan. Inteligência Emocional e a arte de educar nossos filhos. Rio de Janeiro, 10ª Ed. Editora Objetiva, 1.997. Traduzida por Adalgisa
Em 30 de julho de 2004, realizou-se o 1º Seminário sobre “A Arte de Educar Filhos”, em 2009, nos dias 05 e 19 de junho realizou-se mais dois Seminários com o tema já mencionado e, no ultimo colocou-se em pauta para um público de 46 participantes, fosse encaminhada a proposta intitulada: Educação Familiar e Implantação do CAPS ad ll para inclusão no PPA – Plano Plurianual 2010/2013, do município de Rosário. Não tendo o atual prefeito convocado o PPA em 2011, organizou-se a 1ª Caminhada de Sensibilização da Comunidade em 12/02/2011. O objetivo era coletar assinaturas para solicitar a governadora do Estado do Maranhão, determinar fosse incluído a mencionada Proposta, no PPA - Plano Plurianual do Estado 2012/2015. O fizemos, por meio de voluntários, coletamos 1.476 assinaturas, sendo 1.103 em Rosário, 335 em Axixá e 38 em Presidente Juscelino. Processo: 30317/24/05/2011. Rosário e P. Juscelino, encaminhado por Reinaldo Lima em duas etapas uma para a Casa Civil e a outra para o Palácio dos Leões. As 335 assinaturas do município de Axixá foram encaminhadas para o PALÁCIO DOS LEÕES por Reinaldo Lopes, Coordenador do Núcleo do SINPROESEMMA  em Axixá – MA.

Em seguida encaminhou-se de ofícios para a SES dando conhecimento para às autoridades: Secretário de Estado da Saúde - processo: 14.791. E para a Superintendente de Saúde Mental, DRT. Marielza Cruz Sousa solicitou - se a realização de um Seminário Regional sobre Saúde Mental para 40 participantes, processo: 14.790/2011.  Pleito atendido, o Departamento de Saúde Mental, convocou de ofícios os 12 municípios que compõem a Regional de Rosário Axixá, Barreirinhas, Bacabeira,  Cachoeira Grande, Morros, Icatu Humberto de Campos Primeira Cruz, Presidente Juscelino Rosário, Santa Rita e Santo Amaro. Estranho, é que esse Departamento não tenha vindo até a Regional como faz os demais, alegando falta de recursos financeiros.

Dos 12 municípios convidados, compareceu apenas cinco representantes, o convite  de nº 101/2012/DASM  São Luís, 17/05/2012,  foi dirigido aos Secretários Municipais de Saúde, entre as cinco representações, apenas a Secretária Municipal de Saúde de Rosário a Senhora Maria do Socorro Padre, estava presente e, disse: “vou implantar o CAPS, porque meu prefeito nunca colocou-se contra o que eu quero fazer e  é preciso que Seu Reinaldo me ajude. A princípio tínhamos medo, a situação está cada vez mais difícil, pessoas pedem ajuda e, não sendo possível conceder vão até a Promotora  e ela encaminha ofício requerendo as providências. Não há mais como recuar, será essa minha missão em Rosário implantar o CAPS”!

Nessa oportunidade o Senhor Raimundo Teodoro Coordenador DASM, apresentou a proposta da realização de um Seminário, sendo aceito por unanimidade. De imediato foi constituída uma Comissão Intermunicipal composta pelos municípios ali representados, inclusive a Unidade Regional de Saúde de Rosário, da qual eu sou um dos membros. A mencionada Reunião aconteceu no dia 24/05/2012, fincando marcada a próxima Reunião para o dia sete (07) de junho do ano em curso, nessa oportunidade foi falado da dificuldade de dinheiro para custear o Seminário!

 Em razão de o dia 07 ter sido feriado foi transferida para o dia 14/06/2012.  O evento foi realizado entre técnicos do Departamento de Saúde Mental e, a representação de Humberto de Campos e Reinaldo Cantanhêde Lima representando a Unidade Regional de Saúde de Rosário. A Secretária Municipal de saúde de Rosário não compareceu e não justificou a sua ausência!

Com a presença de um município na mencionada Reunião foi definida a data de realização do Seminário para o dia 15 de agosto, podendo acontecer ou não, com a previsão de 100 participantes, sendo que cada município vai indicar quem e com quantos deve participar. O público alvo será representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e da Sociedade Civil Organizada
.
É aí, que está a minha dúvida! Como um município vai indicar participantes, quando nunca respondeu aos meus ofícios, aos ofícios do Gestor Regional de Saúde e do próprio Departamento Estadual de Saúde Mental?  É possível contarmos com a participação de Promotores de Justiça, Juízes, Delegados, Secretários Municipais de Educação, Assistência Social e membros da Sociedade Civil? Não acredito! Não há mais como esperar por gestores omissos e as desculpas de não haver recursos financeiros, para custear deslocamento de Técnicos para prestarem acessórias etc., quando a Presidente Dilma destinou recursos financeiros, na ordem de 19 bilhões para combater o tráfico e implantar os CAPS com funcionamento de 24 horas, até o ano 2014, 

Embora tenha aceitado o desafio, não acredito no êxito do Seminário em comento! Considerando que nossa Comissão Mobilizadora Regional, composta por: Reinaldo Cantanhêde Lima, José de Ribamar Santos, Elizabeth de Cássia Oliveira Meneses e José da Piedade Carvalho Martins de Sousa, visitou: Axixá, Bacabeira, Morros e Presidente Juscelino e, fizemos contato com Secretários Municipais de Saúde e Presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Educação. Em Rosário solicitamos apoio de 24 Instituições de Ensino Estadual e Municipal destes apenas 07  coletaram assinaturas. Das 21 Instituições da Sociedade Civil: Sindicatos, Associações e Templos Religiosos, apenas uma  Instituição coletou assinaturas.  A participação popular foi de pessoas.

Outro fato inaceitável é de que os municípios não mandam seus funcionários nem para participarem de capacitação, quando convocados pelo Estado – SES. A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO MARANHÃO REALIZOU SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO EM SALA DE VACINA, NOS DIAS 12,13 E 14 PARA MAIS DE 65 PARTICIPANTES DA REGIONAL DE ROSÁRIO, COM EXCESSÃO DA CIDADE DE BARREIRINHAS  QUE NÃO   COMPARECEU EMBORA TENHA SIDO CONVIDADA. O EVENTO FOI MINISTRADO POR TÉCNICAS DA SES, AS SENHLORAS: JOSEFINA CURSINA NOGUEIRA, CLEONICE MARTINS E JOSIRAN ANDRADE. A CORDENAÇÃO LOCAL DO EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DA SENHORA ELIZABETH DE CASSIA OLIVEIRA MENESES, COORDENADORA DO NÚCLEO DE VIGILÂNCIA  EPIDEMIOLÓGICA E CONTROLE DE DOENÇAS DO ESTADO E LINDALVA S. PEREIRA TEC. DO MINISTÉRIO DA SAÚDE REGIONAL. (URSR) Matéria publicada em Blog de Reinaldo Lima no dia 14/06/2012 

 Ver depoimento de uma participante de Reunião no povoado Centro Grande Axixá. Após discorrer alguns, pontos para que os presentes pudessem entender o significado de uma Rede de Atenção Psicossocial, uma participante, disse ter assistido comentário em uma Conferência Municipal de Saúde, realizada em Axixá, de que lá não era preciso CAPS, em razão de estarem encaminhando os pacientes para o Município de Icatu. Daí, conclui-se que na condição de indigentes, tendo em vista não ter sido pactuado. Eu lamento pela mesquinhez! Publicado em Blog de Reinaldo Lima e distribuída nas ruas das cidades de Rosário, P. Juscelino C. Grande, Morros e Axixá no dia 05/06/12.

Outro aspecto inexplicável, é o porquê de o Departamento de Saúde Mental, alegar falta de condições para realizar as Reuniões na Sede da Regional e, quem sabe, realizar prévias nos municípios, considerando estarem sempre repetindo sobre sedução de gestores. Esse termo causa - me indignação! Seduzir Gestores para implantarem em seus municípios Programa do Governo Federal financiado! Qual a razão? Vamos depender por quanto tempo de executivos omissos? ( Importante registrar que  o Estado tem o dever constitucional de prestar acessórias aos municípios, faz parte do processo de municipalização ).



DO REQUERIMENTO
Diante o exposto e não havendo o interesse dos gestores e, o mandato do prefeito atual da Sede desta Regional e dos demais municípios, estarem  no final do mandato.  E, que, por todo esse tempo não terem demonstrado interesse nesse assunto, em comento; com exceção de Icatu e Santa Rita, Já implantaram o CAPS l e, mesmo assim, é necessário adequar-se ao momento! 

Razão pela qual, na condição de representante de 1.476 assinantes, vimos requerer que se tomem as providências, no sentido de que o Estado cumpra com seu dever  constitucional de fazer, tendo em vista, que o Governo Federal está não apenas repassando responsabilidades aos Estados e  Municípios, como  está  financiando o Programa. Daí, sugerimos a esse poder, utilizar meios, possa determinar às Secretarias Municipais de Saúde  por meio de seus Agentes,  realizar:

Ø  O cadastro dos portadores de transtornos mentais;
Ø  O cadastro de famílias com dependentes químicos e/ou usuários de drogas;
Ø  Para justificar implantação da Rede de Atenção Psicossocial Regional, da qual, negam-se a fazer;
Ø  Condenar a Secretaria de Estado da Saúde a disponibilizar recursos financeiros e humanos para prestar assessoria técnica, como determina o processo de municipalização na Regional de Saúde de Rosário. indo inclusive até os municípios;
Ø  Condenar os Municípios a custear as despesas com deslocamento de seus funcionários para participar de eventos pertinentes ao processo necessário ao bom desempenho da política pública de saúde a ser oferecida aos munícipes desta Regional de Rosário Maranhão.

 Cordialmente,
Rosário – MA, 16 de junho de 2012.

Reinaldo Cantanhêde Lima


Observação:
Anexos na ordem comprovam alegações e a peregrinação de uma comissão e de centenas de pessoas foram às ruas e coletaram assinatuas somados a reuniões domiciliares, reuniões de palestras ampliadas e Seminários
1.      Caminhada de Sensibilização Comunitária;
2.      Ofícios encaminharam  abaixo assinados;
3.      Ofícios encaminhados para as Secretaria de Estado da Saúde; 14.790/14791;
4.      Ofícios encaminhados para Gestores Municipais;
5.      Matérias registros das visitas nos municípios mais próximos, nas Secretarias municipais e Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Educação;
6.      Matérias do Seminário realizado por SES e das Reuniões e outros;
7.      Portarias Ministeriais e Resumos sobre financiamento do Governo Federal;
8.      Solicitação de Serviços para tratar da dependência química
9.      Comprovantes do abaixo assinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário