“A luta pela educação é eterna, é
uma luta contínua. Você não luta hoje para ter amanhã. Sabemos que a escola
pública é financiada através dos
impostos. Então, cada tijolo que existe na
escola, ele foi colocado lá com o dinheiro do povo. É preciso dar mais
importância à educação dos nossos filhos. Se a gente não arregaçar as mangas e
trabalhar, não vai ter mais escola só prédio.
O que é preciso para que a escola
pública seja capaz de abrir espaços e ao mesmo tempo fazer com que se aprenda?
A melhor forma de esclarecer isto é comparar o ensino fundamental a uma máquina,
formada por várias peças, que devem estar perfeitas trabalhando em
harmonia, para funcionar bem.
Quando a máquina do ensino
fundamental se encontrar em bom estado, todas as crianças entram na escola e
aprendem. É muito importante saber que toda criança capaz de brincar, brigar e se defender,
também é capaz de aprender.
O que acontece na maioria das
escolas do país é que as engrenagens da
máquina do ensino fundamental estão com sérios problemas: enferrujadas,
quebradas, ultrapassadas e, as vezes até
em falta. O
espaço físico é inadequado, o tempo é insuficiente, o currículo é desprezado,
matérias não existem, 0s professores são desvalorizados, o compromisso com o aluno e a comunidade deixa muito a desejar.
Assim, em vez de fabricar sucesso
e aprendizagem, as escolas estragam o
“material” precioso que recebem , o futuro do país _ nossas crianças _produzindo fracasso e abandono.De cada 100 crianças 93 repetem de ano pelo menos uma vez na sua vida escolar. Como os pais não sabem
disso, acham que só o filho deles repete, só o filho deles “é burro”.
Na verdade, quem devia ser reprovada era a escola que não consegue
fazer com que os alunos aprendam. Como fazer para consertar essa máquina? Administrador
nenhum sozinho, vai conseguir. Ela só ficará em ordem com a ajuda dos
alunos, dos pais, dos cidadãos em geral, das professoras, em fim, de todos os
interessados em que ela funcione bem.
As escolas públicas onde mães e
pais estão presentes, participando,
fazendo exigências e pressionando as
autoridades, funcionam melhor, têm mais recursos, materiais e equipamentos
didáticos. Quando mães e pais estão ausentes ou abrem mão de seus direitos de
exigir um ensino de qualidade, as
escolas funcionam mal, tem poucos recursos e
equipamentos, o caos impera”. Ver
quadro a seguir:
Nº de ordem
|
Administrações
Municipais
|
Estado
|
População
|
Percentual da receita investida
em educação
|
01
|
Icapuí
|
CE
|
13.665
|
25%
|
02
|
Conchas
|
SP
|
10.797
|
33.85%
|
03
|
Belo Horizonte
|
MG
|
2.048.861
|
31.67%
|
04
|
S. Paulo
|
SP
|
9.000.000
|
25% [em 91]
|
05
|
Resende
|
RJ
|
120.076
|
25%
|
06
|
Maringá
|
PR
|
2.239.930
|
25%
|
07
|
Jaguaré
|
ES
|
17.051
|
25%
|
08
|
Iguatu
|
CE
|
75.622
|
25%
|
09
|
Vitória
|
ES
|
258.245
|
25%
|
10
|
jabotão
|
PE
|
482.434
|
25%
|
[ In: Todos Pela Educação no
Município, Um Desafio para Cidadãos_ UNICEF]
O quadro acima referiu-se a
administrações muito distantes, levando-nos a compreensão de esses
municípios estarem respeitando as Leis vigentes no país. Como
pudemos observar, a nossa realidade
é muito diferente, os que detém o poder
dificultam o acesso, a escola não funciona enquanto formadora de recursos
humanos, a sociedade civil não cumpre com o seu
dever estatutário e/ou institucional.
Lembram quando em parágrafos
anteriores comentei da minha posse no colegiado escolar. Nunca funcionou, a
escola é um mau exemplo!
boa TARDE amigo REINALDO LIMA ESTOU ACOMPANHANDO SEU BLOG OBS;existe pais que só vão na escola quando VAI resolver assunto SOBRE BOLSA ESCOLA.
ResponderExcluirBoa tarde prezado amigo José de Ribamara Santos, obrigado pela sua participação , quanto a ausência de pais na escola o amigo está com a razão. Abraços.
ResponderExcluirReinaldo Lima