domingo, 14 de abril de 2013

NÃO BASTA PARTICIPAÇÃO É PRECISO FORMAÇÃO. SEGREDOS QUE EU OUSO CONTAR



“A luta pela educação é eterna, é uma luta contínua. Você não luta hoje para ter amanhã. Sabemos que a escola pública é financiada  através dos impostos. Então, cada tijolo que existe na  escola, ele foi colocado lá com o dinheiro do povo. É preciso dar mais importância à educação dos nossos filhos. Se a gente não arregaçar as mangas e trabalhar, não vai ter mais  escola só prédio.

O que é preciso para que a escola pública seja capaz de abrir espaços e ao mesmo tempo fazer com que se aprenda? A melhor forma de esclarecer isto é comparar o ensino fundamental a uma  máquina,  formada por várias peças, que devem estar perfeitas trabalhando em harmonia,  para funcionar bem.

Quando a máquina do ensino fundamental se encontrar em bom estado, todas as crianças entram na escola e aprendem. É muito importante saber que toda criança  capaz de brincar, brigar e se defender, também é capaz de aprender.

O que acontece na maioria das escolas  do país é que as engrenagens da máquina do ensino fundamental estão com sérios problemas: enferrujadas, quebradas,  ultrapassadas e, as vezes até em falta. O espaço físico é inadequado, o tempo é insuficiente, o currículo é desprezado, matérias não existem, 0s professores são desvalorizados, o compromisso  com o aluno e a comunidade  deixa muito a desejar.

Assim, em vez de fabricar sucesso e aprendizagem,  as escolas estragam o “material” precioso que recebem , o futuro do país _ nossas crianças _produzindo  fracasso e abandono.De cada 100 crianças  93 repetem de ano pelo menos uma vez  na sua vida escolar. Como os pais não sabem disso, acham que só o filho deles repete, só o filho deles “é burro”.

Na verdade, quem devia  ser reprovada era a escola que não consegue fazer com que os alunos aprendam. Como fazer para consertar essa máquina?  Administrador  nenhum sozinho, vai conseguir. Ela só ficará em ordem com a ajuda dos alunos, dos pais, dos cidadãos em geral, das professoras, em fim, de todos os interessados em que ela funcione bem.

As escolas públicas onde mães e pais estão presentes,  participando, fazendo exigências e pressionando  as autoridades, funcionam melhor, têm mais recursos, materiais e equipamentos didáticos. Quando mães e pais estão ausentes ou abrem mão de seus direitos de exigir um ensino de qualidade, as  escolas funcionam mal, tem poucos recursos  e  equipamentos, o caos impera”.  Ver quadro a seguir:

Nº de ordem
Administrações
Municipais
Estado
População
Percentual da receita investida em educação
01
Icapuí
CE
13.665
25%
02
Conchas
SP
10.797
33.85%
03
Belo Horizonte
MG
2.048.861
31.67%
04
S. Paulo
SP
9.000.000
25%     [em 91]
05
Resende
RJ
120.076
25%
06
Maringá
PR
2.239.930
25%
07
Jaguaré
ES
17.051
25%
08
Iguatu
CE
75.622
25%
09
Vitória
ES
258.245
25%
10
jabotão
PE
482.434
25%
[ In: Todos Pela Educação no Município, Um Desafio para Cidadãos_ UNICEF]

O quadro acima referiu-se a administrações  muito  distantes, levando-nos a compreensão  de esses  municípios estarem respeitando as Leis vigentes no país. Como pudemos  observar, a nossa realidade é  muito diferente, os que detém o poder dificultam o acesso, a escola não funciona enquanto formadora de recursos humanos,  a sociedade civil não cumpre  com o seu  dever estatutário e/ou institucional.

Lembram quando em parágrafos anteriores comentei da minha posse no colegiado escolar. Nunca funcionou, a escola é um mau  exemplo!

2 comentários:

  1. José de Ribamar Santos14 de abril de 2013 às 14:53

    boa TARDE amigo REINALDO LIMA ESTOU ACOMPANHANDO SEU BLOG OBS;existe pais que só vão na escola quando VAI resolver assunto SOBRE BOLSA ESCOLA.

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  2. Reinalo Cantanhêde Lima14 de abril de 2013 às 16:17

    Boa tarde prezado amigo José de Ribamara Santos, obrigado pela sua participação , quanto a ausência de pais na escola o amigo está com a razão. Abraços.
    Reinaldo Lima

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