segunda-feira, 8 de abril de 2013

VOCÊ CARREGA ÁGUA EM UMA PENEIRA? VOCÊ IMPEDE O RAIO SOLAR POR MEIO DE UMA VIDRAÇA? NÃO!


O local da foto foi na Secretaria Municiapa de Educação de Rosário Maranhão quando fui apresentar a Proposta: Educação Familiar para  duas Comissões -  Mobilização Social pela Educação e Pró-Selo Unicef em fevereiro de 2011

 Por: Reinaldo Cantanhêde Lima
Não sejamos hipócritas a ponto de  tentar impedir seja realizada qualquer quer seja a tentativa   na perspectiva  de implantar políticas estejam  voltadas  para fazer orientações  familiares. Eu estou me referindo  a uma proposta  idealizada por mim  discutida em  vários seminário e posteriormente  aprovada  pelos participantes.  Os participantes do  evento  intitulado a Arte de Educar filhos  entre eles, encontravam-se   donas de casa, lavradores,   pescadores,  professores, advogado,  pedagogas  e tinha até um ex-professor de filosofia  atualmente  um empresário bem sucedido  um    intelectual sensato  o vice-Prefeito de Rosário MA Douglas   Domingues de Sena Alves. Adicionado a manifestação de 1.103 assinaturas colhidas em abaixo assinado.

A luz traduzida em ideia aconteceu em oportunidade da convocação para eu compor o quadro de atendentes do Projeto Viva Cidadão,  a preparação acontecia por meio de cursos ministrados por uma psicóloga. Não fosse, talvez, eu também poderia estar duvidando da existência de meios de como realizar tratamento de pessoas  desajustadas socialmente  ou emocionalmente a  ponto  de  uma ou mais pessoas mudarem suas atitudes da água para o vinho. Desajustes familiares são uma constante, de uma ou mais pessoas  doentes emocionais e/ou  sócias,  tentam formar uma família, e não conseguem.

A Proposta Educação Familiar tem o objetivo realizar tratamento de pessoas  por meio de cursos rápidos  inicialmente  fazendo-os  compreenderem temas importantes  na aplicação do  que chamamos de a   arte de educar filhos. Vislumbra-se com essa ideia  transformada em ação, provocar mudanças de condutas equivocadas  para  hábitos saudáveis,  nas relações pais e filhos  objetivando  a produção de filhos  saudáveis fisicamente e emocionalmente.  Hábitos saudáveis, são construtores de instrumentos indispensáveis no combate da violência doméstica  e tantas outras. Daí, sugerimos:

Primeiro passo - determinar  área da intervenção, duração da experiência, sugerimos três anos;

Segundo passo - refazer e/ou completar a mencionada proposta, conforme a orientação e contida na peça.  Prever espaço físico, equipamentos, recursos materiais,  humanos e recurso financeiros para custeá-la a mencionada  proposta; 

Terceiro passo – constar e/ou encravar no Relatório Final da Conferência Municipal da  Assistência Social;

Quarto passo - encaminhar a mencionada proposta para o Ministério do Desenvolvimento Social, anexando comprovantes de essa proposta ser  oriunda  de aspirações populares somada a comprovação de sugestões de eventos nacionais   Conferências e Plenárias  propõem ao governo pense na possibilidade de inserir beneficiários  de programas compensatórios  ao mercado de trabalho e renda.
O que estamos propondo, já foi sugerido em evento com a participação de 4.700 participantes ver quesito 146 da 13ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília em 2009, destinados  a promover a inserção social dos beneficiários do Bolsa Família e, contido na página 42 do l eixo- Desafio  para a Efetivação do Direito Humano  à Saúde no Século XXl: Estado Sociedade e Padrões de Desenvolvimento, publicado no Relatório Final.

OBSERVAÇÃO.  Ao meu ver  o Ministério do Desenvolvimento Social  já contemplou essa nossa ideia, está contida nas atividades dos CRAS. Fala da realização de oficinas! Que oficinas são essas? Estão realizando as oficinas? Os membros estão aprendendo sobre o que?.
Os objetivos dos CRAS são:

a Promover o acompanhamento sócio assistencial de famílias em um determinado território;
a Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade;
a Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo;
a Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações;
a Atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.

Principais atividades:

a
Atendimentos individuais;
a Visitas domiciliares e institucionais;
a Encaminhamentos à rede sócia assistencial;
a Reuniões e ações comunitárias;
a Palestras voltadas às famílias e à comunidade;
a Oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo;
a Campanhas socioeducativas;
a Incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra;
a Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.

Reinaldo Cantanhêde Lima- Funcionário Público, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo  e Mobilizador Social - Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com - Email. reinaldo.lima01@oi.com.br

2 comentários:

  1. Seu Reinaldo, merecemos passar por toda essa desordem eu sempre que passava pelas ruas me vinha a curiosidade de saber o que faz CRAS, o senhor já se inteirou, se não estã só recebendo o dinheiro enfiando peido no cordão? Explique melhor sobre esse assunto. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo Cantanhêde Lima9 de abril de 2013 às 16:26

    Prezada Joanilse, eu agradeço a sua participação. Entretanto dizer que eu não entendi o que quis dizer. Refaça a sua pergunta. Abraços.

    ResponderExcluir