terça-feira, 23 de abril de 2013

O QUE É UMA CONFERÊNCIA? COMO ORGANIZAR?




Na foto  a 3ª Conferência das Cidades realizada em fundo de quintal na cidade de Rosário  MA em 19 /04/2013

O que é uma Conferência?
Uma Conferência é uma instância de participação social, geralmente convocada pelo poder público federal, que tem por objetivo institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas. É um espaço de debates por excelência, no qual um conjunto de pessoas se reúnem para discutir acerca de temas específicos. No Brasil, já foram debatidos Saúde, Educação, Juventude, Cultura, Comunicação e Assistência Social, dentre outros assuntos. Algumas conferências, inclusive, têm sua periodicidade estabelecida por lei.

Uma conferência acontece em níveis municipal, estadual e nacional. No município, as pessoas discutem e elaboram, segundo eixos específicos, propostas de políticas relacionadas ao tema da Conferencia, posteriormente enviadas à etapa estadual. Além disso, devem eleger aqueles que irão lhes representar na próxima etapa – os chamados delegados. Nas conferências estaduais, são eleitas as propostas que serão enviadas à etapa nacional e novos delegados são escolhidos pelos participantes. Por fim, na Conferência Nacional, escolhem-se as propostas finais daquela Conferência.

A democracia participativa tem nas conferências de políticas públicas uma de suas principais instâncias de legitimação. Ali, segmentos sociais direta ou indiretamente envolvidos com o tema em questão têm a oportunidade de deliberar sobre políticas que afetam toda a sociedade. Uma Conferência, contudo, nunca se esgota nela mesma. É muito importante que os grupos interessados se mobilizem para a participação qualificada nesses espaços, além de acompanhar, fiscalizar e intervir nos encaminhamentos dados às propostas deliberadas nas conferências.  (FONTE: CONSOCIAL LIVRE DE BH)
Share this:
Como organizar uma conferência?
Quem tem a prerrogativa para convocar conferência é o Colegiado ou o Executivo (federal estadual e municipal)

Quando a  Conferência é convocada pelo Conselho Nacional já é elaborado uma programação definindo prazo. Período para que seja realizadas as Conferências Municipais, Estaduais e por fim a Nacional.

No Município inicia-se pelas pré-conferências e,  para que aja as pré conferências, deve  ser identificada as áreas Regionais: Povoados, Bairros etc. Os pré-conferencistas devem ser pessoas entendidas sobre o evento em questão. Sugiro  seja colocado em ordem os assuntos deve estar escrito para ser lido ou distribuído pelo menos para o líder da área.

 De antemão será oficializado, ou seja, as entidades serão convidadas por meio de ofícios, dando prazo para que seja confirmada  a participação e sendo avisado o  prazo para  o credenciado, isto por que, conferência é a primeira instância colegiada, conforme a Lei. 

Os ofícios devem ser enviados com antecedência tanto para sociedade Civil como para as Instituições Governamentais  oferecendo  os  cargos ou seja números de vagas por entidades que são os  delegado com direito a voz  e votos ou observadores com direito tão e somente a voz. Tudo paritário
A composição da Conferência é paritária  50% do governo e 50% da sociedade civil, ou seja 40% delegado dos usuários do SUS e 40%  de delegados gestores ou não  do Estado. Observadores 50% de usuários e 50%  do Estado.  Paridade para votantes. 

Local da Conferência – Não se realiza conferência em fundo de quintal, busca-se um espaço onde a sociedade não seja constrangida, nem torturada como tem acontecido em Rosário. Em São Luís realiza-se em Espaço nobre do SEBRAE. O ideal é que seja climatizado o ambiente e ofereça as condições de ser realizado o debate. Deve ser levado em conta que a boa organização de uma Conferência estará demonstrando a competência ou não de uma administração. Conferência é um espaço de crítica e sugestões de como deve acontecer a política referente ao evento.

A Comissão organizadora do evento de posse do número de confirmações deve  trabalhar para que a instituição convidada tenha a sua vaga oferecida garantida desde que, tenha confirmado dentro do prazo determinado pela Comissão Organizadora.

A Comissão Organizadora deve tomar cuidado para encaminhar o convite folder contendo à programação do evento contendo  o nome dos palestrantes. Antes que encaminhe convites  deve o Colegiado  elaborar o regimento da Conferência . O regimento é a regulamentação de como vai acontecer o evento tudo de conformidade  com as leis. No regimento já fica definido quem vai coordenar o evento e o substituto em caso de impedimento.  Deve ser pessoa bem entendida para fazer acontecer com transparência e garantir o direito da manifestação conforme consta no regimento.
Depois da abertura, a primeira atividade é a leitura do regimento que antecipadamente deve ter sido aprovado pelo Colegiado Permanente (Conselho de Saúde) passa novamente pela apreciação e aprovação dos credenciados da Conferência podendo o regimento ser alterado. Sem aprovação de Regimento não pode ter Conferência.  Faço a crítica e depois dou a minha sugestão!

 . Reinaldo Cantanhêde Lima - funcionário público, sindicalista, autodidata, educador alternativo e mobilizador social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com  E-mail: reinaldo.lima01@oi.com.br APOIO:  SINTESEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores  no Serviço Público do Estado do Maranhão filiado a   CUT



6 comentários:

  1. Muito bem! De fato foi uma desorganização.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto que é bem claro. Parabéns Seu Reinaldo! Sou admirador do seu trabalho esclarecendo a nossa sociedade. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. JOSÉ DE RIBAMAR SANTOS23 de abril de 2013 às 13:19

    BOM DIA SR.REINALDO LIMA, DAS CONFERENCIA QUE JÁ PARCIPEI, ESTA FICOU A DESEJAR...OBS.mais eu tiro o chapeu para PALESTRANTE A SR. JUSSARA NOGUEIRA...muito competente.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde prezados: Renato e Bimba Santos, obrigado pélas suas participações. Eu não estou fazendo mensão a palestrantes, espero possam compreender que se trata de uma instância colegiada e, o objetivo é criar um espaço democrático. O fazer uma Conferência, em fundo de queintal e não cumprir as etapas descritas no material disponibilizado em ipótese nenhuma tem objetivos claros. Quer me parecer seja estratégia para afastar quem não está rezando na cartilha do governo. Isso é democracia? O ambiente onde foi realizaddo a Conferência mais adoece as pesoas doque, está para cumprir com objetivos propostos. Eu poderia ter participado fui convidado, Entretanto, me sentir humilhado. Fundo de quintal debaixo de cobertura de brasilite e lona! A sorte é que atarde choveu bastante. Porque não foi em um hotel? Não foi no Auditório da Colonia de Pescadores? Porque não foi no Auditório da Educação? Porque não foi na Câmara? Ativades de fundo de quintal é coisa famiar!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. que conferência?tu estas falando daquela feijoada de amigos na chapa quente do quintal do sormani?tas brincando reinaldo lima.aquilo e um insulto a inteligência do povo rosariense.cade o povo,quede o povo na conferencia?so tinha gente paga pela prefeita que n~~ao respeita o povo.vamo anular aquilo ,vamo fazer uma de verdade com o povo dentro e num local de respeito e não em fundo de quintal ainda prucima quente de lascar mais do que já tamos

    ResponderExcluir