quarta-feira, 12 de março de 2014

DÉLCIO CARVALHO FALA SOBRE DIVALDO FRANCO

DELCIO CARVALHO
delciocarvalho@terra.com.br
Porto Alegre, RS (Brasil)

Divaldo Franco conclui em Los Angeles novo ciclo doutrinário no país de Benjamin Franklin
Foi há 37 anos, em 1976, que Divaldo proferiu sua primeira conferência nos Estados Unidos, na conhecida cidade de Miami

Desde o ano de 1976 Divaldo Franco vai aos Estados Unidos para divulgação doutrinária, quando então proferiu sua primeira conferência em Miami. Lá, na costa leste, o movimento espírita desenvolveu-se com muita propriedade, alastrando-se por várias cidades, contando-se na atualidade com uma federação espírita na Flórida e atividades de alta qualidade na Pensilvânia, em Filadélfia, Nova York, Nova Jersey, Baltimore e várias outras localidades, em muito devido ao apreciável e inusitado esforço que o querido orador está a realizar, ano após ano, desde aquela recuada data.
Na costa oeste americana sua primeira visita ocorreu no ano de 1981, quando começou a desenvolver esforços para levar a Doutrina Espírita principalmente à Califórnia, onde realizou, de 18 a 23 de fevereiro, importante jornada. 
Sacramento – Na noite de quinta feira, 18 de fevereiro, viajou ele de San Francisco a Sacramento com um grupo de amigos que vieram especialmente de Los Angeles para acompanhá-lo, capitaneados pela Sra. Akemi Adams, representante do Movimento Espírita Americano no Estado. O tema que lhe foi sugerido versava sobre a questão Médiuns e mediunidades, temática que Divaldo sempre aborda com proficiência, apresentando-o para um público simpático e participativo, constituído por 102 pessoas de diversas cidades.
A abordagem constituiu-se de uma análise das conquistas modernas no campo das neurociências, especialmente
as iniciadas em San Diego pelo neuropsiquiatra dr. Michael Persinger, nos seus fabulosos estudos sobre o cérebro, no que Divaldo estendeu considerações objetivas sobre a interação cérebro-mente, corpo-espírito, afirmando que a Organização Mundial de Saúde já assinala, na sua definição sobre saúde, a necessária harmonia espiritual.
Ele referiu-se depois ao livro do dr. Ben Alexander III, neurocirurgião da Universidade de Harvard, narrando sua experiência no período em que esteve com morte cerebral provocada por uma meningite, enquanto ele vivia intensamente noutra dimensão. Prosseguiu referindo-se a Allan Kardec e às conquistas científicas do Espiritismo, culminando com a narrativa de experiências pessoais.
Aplaudido de pé, ao encerramento da conferência, respondeu ainda a 10 perguntas formuladas pelo auditório, entre muitas outras que o tempo não mais permitiu abordar. Findo seu labor, de imediato retornou com os amigos a San Francisco, certamente experimentando os júbilos decorrentes dessa atividade sumamente gratificante, a serviço de Jesus. 
San Francisco – Na noite do dia 20, prosseguiu Divaldo Franco seu roteiro pelo oeste americano, tendo proferido sua conferência no auditório do Embassy Suites San Francisco Airport, para um público de 180 pessoas provenientes de diversos grupos e convidados da Bay Area e da cidade de San Francisco.
Após a apresentação de praxe, a palavra foi-lhe confiada, oportunidade em que abordou o tema intitulado: A Psicologia do Perdão.
Fazendo  um  estudo  da autobiografia de
Simon Wiesenthal, referiu-se ao grande momento em que este foi convidado, no campo de concentração de Mauthausen, na Áustria, a ouvir a confissão do nazista Karl Seidl, que havia assassinado muitos judeus e que, pressentindo sua morte iminente, implorou-lhe perdão. Criminoso e vítima frente a frente, agora em circunstâncias antagônicas. Nessa proposta, dominados pela dramaticidade de um episódio real, e para que cada um viesse a autoavaliar-se na capacidade de estender o  perdão, perguntou Divaldo aos seus assistentes: “― Você perdoaria?” Dessa forma, Divaldo abordou a temática do perdão sob vários ângulos, especialmente o da óptica espírita, que lança avantajadas luzes sobre essa questão, permitindo retificações de procedimento para a construção de um mundo melhor.
Logo depois, fez uma análise das lutas que ainda prosseguem no mundo, em conflitos e guerras lamentáveis, demonstrando a ferocidade da criatura humana. Examinou esse comportamento à luz do Evangelho e do Espiritismo, narrando experiências pessoais luminosas e propondo o retorno à solidariedade e à paz.
Depois de 80 minutos, sugeriu uma pausa de 15 minutos, após a qual retornou, atendendo a 12 perguntas formuladas por escrito. Traduzido muito bem por Daniel Assis, recebeu um longo e vibrante aplauso, retorno espontâneo e natural do carinho e da gratidão que aquele público tributa ao ilustre baiano. 
Los Angeles – Às 19h do dia 21, no Olympic Colletion Conference Center, de Los Angeles, num dos seus majestosos salões, para um público de 182 pessoas, apresentado pelo confrade Gregory, de Sacramento, Divaldo abordou o tema sugerido: Relacionamentos: desafios e soluções.
Antes, Divaldo também concedeu uma entrevista de 15 minutos a uma empresa de divulgação de acontecimentos brasileiros na Califórnia, com muito êxito, em razão da sua versatilidade e a característica   vibração  de  alegria,  que
promovem encantamento e conquistam simpatias em seus assistentes.
Logo após, durante 80 minutos o orador baiano fez um estudo da evolução antropossociopsicológica do ser humano, conforme a teoria do dr. Watson, estudando as emoções. Na sequência, analisou o ser humano da atualidade, a problemática moderna das comunicações virtuais, a solidão que toma conta de quase todos, dominados pelas aparelhagens sofisticadas, e passou ao estudo moral do comportamento.
Numa análise poética, inspirado pelo Espírito Amélia Rodrigues, apresentou a dualidade emocional de condutas, através de imagens inspiradas nos dois mares de Israel: o da Galileia e o mar Morto, na montanha das bem-aventuranças, e Massada, em pontes e paredes, sensibilizando grandemente o auditório.
Narrou experiências pessoais e de outros autores clássicos e os desafios dos relacionamentos.
Traduzido com eficiência por Daniel Assis, concedeu um intervalo de 30 minutos e voltou à tribuna para as perguntas, em número de 14. Ovacionado antes do intervalo e depois de concluída a conferência, as pessoas que vieram de diversas cidades e de outros Estados do país demonstravam júbilo incomum. 
San Diego – No dia 22, Divaldo Franco, acompanhados pelos confrades Marcelo e Andreia Marshall, de Miami (Flórida), que vieram especialmente para participar das atividades, rumaram a La Jolla, na grande San Diego, para o Seminário que se iniciou às 14h, prolongando-se, com um pequeno intervalo, até às 18h, no belo salão do Sheraton La Jolla Hotel. Acorreram ao evento 150 pessoas de diferentes cidades da Califórnia, assim como de outros Estados do país.
Iniciou-se a atividade com a apresentação
da consóror Luísa Marques que apresentou o canto Ave Maria, de Gounot, criando excelente psicosfera.
Logo após, Divaldo Franco foi apresentado e lhe concederam a palavra, na qual abordou o tema Desafios da vida em família, iniciando os estudos a respeito do ser humano e sua complexidade, conforme a psicologia: Personalidade, Conhecimento, Identificação, Consciência e Individualidade.
Estudou as excelentes propostas de Gourdieff e Pedro Ouspenski, passando pelos notáveis Carl Gustav Jung e Viktor Frankl para demonstrar o grande desafio que é o ser humano.
Dando o primeiro intervalo, permaneceu, como em todas as outras cidades, assinando livros e atendendo as pessoas.
Ao recomeçar, fez oportuna abordagem a respeito da família, desde o conceito latino de Famulus, a família romana, a cristã, a medieval, a moderna e a contemporânea, advertindo os pais e educadores para o grave problema da desorganização doméstica e as consequências lamentáveis dos desastres sociais, individuais e coletivos da atualidade.
Narrou experiências hauridas no próprio lar e encerrou a atividade com bela oração ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues, evocando tudo quanto se gostaria de ser, embora as imperfeições...
O tradutor foi novamente Daniel Assis, de excelente trabalho e qualificação. 
Los Angeles – No dia 23 de fevereiro Divaldo Franco sua jornada pelo oeste estadunidense, em renovado testemunho de perseverança e amor à causa espírita, com nova e grandiosa demonstração de talento e energia na sua dedicação em trabalhar para o bem do próximo, legando-lhe ensinamentos iluminativos que despertam a fé, proporciona segurança, estabiliza as emoções e engrandece sentimentos, encaminhando-o a diretrizes seguras de saúde física e mental.
A primeira atividade do dia teve lugar no Blossom Spiritist Group, na manhã do dia 23. Trata-se do grupo espírita por Akemi Adams. Foi realizado então um encontro dos diversos grupos da Califórnia para uma reunião mediúnica de atendimento a sofredores e recebimento de instruções dos Mentores espirituais, ideia lançada por Divaldo desde há alguns anos com excelentes resultados doutrinários e de unificação.
Médiuns e dialogadores dos diversos Centros reuniram-se e, à semelhança do Cristianismo primitivo, entregaram-se ao Senhor durante 90 minutos.
Várias comunicações tiveram lugar, culminando com a mensagem final apresentada pelo Espírito dr. Bezerra de Menezes, através de Divaldo Franco.
À tarde, a partir das 14h, teve lugar o Seminário no Felicia Mahood Senior Center, sobre o tema: Ansiedade, Medo, Solidão e Rotina.
Compareceram 182 inscritos, gerando-se a agradabilidade de um clima saudável de confraternização, produzindo bem-estar e alegria no ambiente.
O mestre de cerimônias Gregory fez-lhe a apresentação, Marcelo Neto proferiu sensibilizadora prece de abertura e a palavra foi concedida ao orador, que iniciou sua fala entretecendo considerações sobre o ser humano hodierno.
Logo após, Divaldo abordou o tema, retirado do livro do dr. Mira y Lopes, o notável  psiquiatra  espanhol,  abordando
esses citados quatro gigantes da alma, realizando um estudo psicológico e sociológico de cada um deles.
Divaldo narrou fatos clássicos de patologias e apresentou diversos exemplos do cotidiano que comoveram o público.
Usando habilmente o bom humor, expôs alguns fatos característicos dos desconfortos morais dessas ações doentias, e, após 1h30 de explanações, fez o intervalo.
Andreia Marshall, à abertura do segundo módulo, leu a mensagem psicográfica ditada ao Divaldo em Jerusalém, traduzida ao inglês, que se intitula De Retorno, a todos sensibilizando profundamente.
Ato imediato, Divaldo assomou à tribuna e concluiu o tema em mais 1h30 minutos, com exemplos convergentes ao Evangelho de Jesus, como sendo a grande solução de todos os problemas que afligem a criatura em particular e a Humanidade em geral.
Ao terminar, ovacionado pelo público de pé, foi encerrado o evento que a todos iluminou, proporcionando reflexões profundas a respeito da existência terrestre.
Após mais esta etapa vencida, disseminando os ideais espiritistas, consolidando e dinamizando atividades doutrinárias, Divaldo retornou a Salvador-BA no dia 24, via Miami.
 
Nota do autor: 
As fotos que ilustram esta reportagem foram tiradas por Akemi Adams.
 



Fonte: O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário