quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

COMO RECONSTRUIR A CÉLULA MÁTER?



É sobre a campanha antidrogas intitulada: “Quanto custa um filho”, que hoje eu vou falar! É da campanha antidrogas que está dividida em duas partes: a primeira  é a prevenção. E, como fazer a prevenção ao uso e abuso de drogas? Quando Içami Tiba em seu livro Juventude Anjos Caídos diz: “quem é feliz não usa drogas”!

Como fazer a prevenção ao uso e abuso de drogas?  Quando Gottmam e De Claire, em sua pesquisa científica realizada em Illinois, com 56 casais identificaram quatro tipos de pais: Simplistas; Laissz-Faire, Desaprovadores e Preparadores Emocionais. Os Simplistas, Laissz-Faire e Desaprovadores, seus filhos eram agressivos com os pais, na escola, na comunidade, usavam drogas e eram violentos. Induzidos por equívocos de educações  familiares. Eram apenas equívocos! Foram e são equívocos!

Entretanto, os filhos de pais Preparadores Emocionais eram saldáveis, relacionavam-se bem na família, na escola, na comunidade e conseguiam bons desempenhos nos estudos da leitura e da matemática.

Como fazer e/ou agir para debelar a agressividade, a indisciplina, a violência doméstica, o desinteresse pelo estudo, quando o preparo emocional do indivíduo é destruído pelos nossos hábitos culturais! Hábitos culturais que os fizeram versos. “Quem come do meu pirão, apanha do meu cinturão”!

É verdade que no passado foi assim. E, muitos acham que era uma boa época! Se o passado tivesse feito uma boa construção, a família ainda era uma célula máter, nunca uma instituição falida. Como reconstruir uma sociedade para viver e constituir família célula máter? Como o pai da família pode recuperar o seu poder para baixar o Decreto familiar nos tempos pós-moderno? Foi aí, que pensou - se na possibilidade da elaboração de uma  proposta  sobre  Educação Familiar.

 E, ainda não está claro para à população, o porquê e o significado da política sobre  Educação Familiar.  Quando o objetivo específico, é  identificar, quantificar, famílias com desajustes  a ponto de carecer intervenção do Estado para oferecer palestras e minicursos voltados para a melhoria, no relacionamento familiar, comunitário e social na busca da felicidade. O conteúdo proposto é: Responsabilidade Familiar; Relacionamento Conjugal; Psicologia da Infância; da Adolescência; Relacionamento de Pai e Mãe com filhos e vice versa; Cidadania e Visão Empreendedora. É um tratamento Familiar.  O custo  é quase zero!

O que estamos propondo, já foi sugerido em evento com a participação de 4.700 participantes ver quesito 146 da 13ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília em 2009, destinados  a promover a inserção social dos beneficiários do Bolsa Família e, contido na página 42 do l eixo- Desafio  para a Efetivação do Direito Humano  à Saúde no Século XXl: Estado Sociedade e Padrões de Desenvolvimento, publicado no Relatório Final.

 Vamos finalizar com a parte  dois, que é lutar, pela implantação  da Rede de Atenção Psicossocial para tratar as pessoas acometidas de transtornos mentais e os Dependentes de Álcool Crak e outras Drogas.

 Drogas provoca doenças que matam os usuários, que adoecem os familiares e que ferem até de morte qualquer quer seja a pessoa! As armas sempre estiveram em nossas mãos. Somos responsáveis pelo bem e pelo mal. O governo sempre atendeu as aspirações populares.   Com o carnaval, futebol, festivais juninos, com pão e com circo.  "O poder emana  do povo". Você decide. Nós decidimos em fazer a nossa parte. Estamos fazendo!
Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Diretor do SINTSEP, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social Blog: www.reinaldocantanhede.blogspot.com  Email: reinaldo.lima01@oi.com.br. Telefones:  (098) 3345 1298 / 3345 2120 / 9161 9826
Apoio: SINTSEP – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário