domingo, 6 de janeiro de 2013

EM ROSÁRIO DESFILE DE VERMES NAS SARJETAS ENCONTRA-SE NAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE




Por: Reinaldo Cantanhêde Lima
Desfile de vermes em sarjetas é fato na Rua Heráclito Nina na cidade de Rosário Maranhão. No dia 04 de janeiro deste ano 2013 estava caminhando pelas ruas da cidade, passei pelo Senhor Joaquim Neto ex-prefeito está Secretário Municipal de Educação disse o Secretário: “você está fazendo caminhada seu Reinaldo? As Rua são só Buraco”.  Respondi sim. Buraco lama e vermes!

Esse lamentável fato, remeteu-me aos anos 1966, quando em conversa com o já falecido Ferreira, funcionário municipal exemplar, comentou sobre serviços de limpeza das ruas sob sua responsabilidade, dessa feita comandava desobstrução dos canais das águas pluviais para não inundar as ruas e os quintais  das casas da cidade e, o fazia todo ano sempre no mês de novembro.

 Ferreira estava indignado, com os que entulhavam as bocas de “lobo” e os córregos,  nessa conversa contou-me de ter comandado uma operação tapa canos de esgotos domésticos, por onde passava água de banheiros e de lavatórios  colocados para ás ruas, por determinação do já falecido prefeito da época o Senhor José Aragão. Nessa época foi colocada argamassa em concreto na saída dos canos para as ruas, à noite. Eram poucos. 

Lá pelos anos 1964, há tão pouco tempo, quem administra o município eram os prefeitos! Homes de pulso forte. Rua era um patrimônio público! Na administração passada de Dr. Ivaldo moradores protestavam contra o pagamento do IPTU. Os oposicionistas diziam: “o povo de Rosário é muito pobre, não pode pagar esse imposto”. Atualmente muitos dos que eram pobres, correm pelas ruas em automóveis novos e, outros “amantes” da cidade jogam água de esgotos para às ruas!

Então prezados leitores, ao participar do lançamento do Livro “Rosário Minha Cidade Minha Paixão” Nessa obra literária fui agraciado pela publicação de um Poema de minha autoria: Flor Amarela -  diz : Quem ama a cidade e não limpa nem a sua porta, diz que amar a cidade é fazer parte da patota.  Diferente dos autores do Livro já mencionado, supomos devem dizer os que fazem! Eu não estou nem aí, ao jogarem água de esgoto para fazer piscina de vermes, desmoralizar os administradores e outros moradores da cidade transeuntes e até os turistas. Provérbio: “não faz a outrem o que não queres que te faça”

Quando ouço dizer pela cidade Irlahi precisa de muita sorte para administra bem a cidade, ou pelo menos melhorar. Eu digo: não se trata de sorte, e sim, de um excelente planejamento e pulso forte! O problema das cidades é a necessidade de viver de votos! O caos das políticas públicas está relacionado ao preço do voto, somado a dependência de votos. São empecilhos na aplicação das medidas necessárias.

Desfile de vermes em sua terceira edição. A primeira foi publicada em outubro de 2010 pelo Jornal Itapecuru, a segunda reapresentada neste espaço e, desta feita sofreu alteração na redação. Trata-se de uma crítica e uma sugestão.

6 comentários:

  1. Prezado Senhor Reinaldo Lima, sou seguidora do seu blog conte com a minha amizade e admiração e meus parabens pela sua cronica e não desanime. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Seu Reinaldo o Senhor já está exigindo que a atual prefeita resolva um problema que está ai por muitos anos e o senhor estava calado. Qual a razão da sua inoportuna cobrança? Qual a sua insatisfação?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia estimada admiradora, obrigado pela sua participação. Leia o texto todo para compreender melhor. O Paulo Freire escreveu " É preciso ler o mundo para compreender a palavra". No final do texto está escrito: Trata-se de uma crítica e uma sugestão. Não esqueça de eu ser um escritor de Blog, crítico e sugestivo. O verdadeiro amigo é aquele que critica de corpo presente. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  4. A prefeita se elegeu criticando então tem de criticar mesmo se não , não faz nada.

    ResponderExcluir
  5. E cadê o secretário de meio ambiente valber neto pra tomar uma atitude sobre o lixão que estar se formando nos primeiros dias de 2013 na estrada de itamirim?

    Irlahi votei em você, mais seus auxiliares já estão deixando a desejar. Estamos de olho!

    ResponderExcluir
  6. Sr Reinaldo, engraçado q podem investir quase 500.000,00 num carnaval e não podem melhorar esses esgotos q emporcalham nossa cidade! Também, tá chegando a eleição e o povo gosta é de festa e se esquece da saúde, educação, infraestrutura, etc. Êta povo besta!

    ResponderExcluir