segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

"DEVEMOS LANÇAR MÃO DE TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS PARA A MENSAGEM DO CONSOLADOR"

Entrevista Espanhol Inglês
Ano 8 - N° 396 - 11 de Janeiro de 2015
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)

 
José Maria Souto Netto: 
  apresentador e coordenador do programa Luz e Vida fala sobre sua experiência na divulgação espírita por meio da TV
 

José Maria Souto Netto (foto) nasceu e reside em Marília, no interior de São Paulo. Espírita desde a infância, é economista, com especialização em administração de recursos humanos e organização e métodos, e funcionário aposentado do Banco do Brasil. Vincula-se ao Centro Espírita Luz e Verdade, ao Hospital Espírita de Marília e à USE Marília.
Monitor do ESDE e EADE na primeira delas, orientador junto ao grupo de dependentes químicos na segunda e palestrante na terceira, Souto Netto concedeu-nos a presente entrevista, em que fala sobre o programa de TV que coordena na cidade para divulgação do Espiritismo. 

Como se chama o programa de TV que o amigo coordena, em que emissora é exibido e há quantos anos está no ar? 
Coordeno e apresento-o, com minha esposa Loyde Ferreira Souto e mais três pessoas – José Alfredo de Araújo Sant’Ana, Ana Herrera e Amaury Corona. O Programa Luz e Vida, na TV Comunitária de Marília, canal 15, é apresentado às quartas-feiras às 20 horas com reprises aos sábados e domingos às 18 horas, e está em cartaz há mais de 12 anos. 
Quais as principais repercussões sentidas nesse tempo todo? 
As repercussões têm sido as mais favoráveis junto à população de Marília, entre espíritas e não espíritas, sendo muito comum as pessoas virem conversar conosco por onde passamos dizendo, principalmente, que o programa transmite muita paz. Segundo o administrador da TV Comunitária, o programa ocupa o segundo lugar em audiência na emissora, tanto que tem sido reprisado além dos dias programados. Temos convidado para participar do programa oradores de outras cidades quando aqui comparecem e estudiosos da doutrina de todas as casas espíritas da cidade, no que contamos com a colaboração da USE local. É possível retransmiti-lo em outras TVs Comunitárias, bastando para isso entrar em contato com a TV Comunitária da cidade de Marília-SP. 
Após esses anos todos de experiência com a divulgação espírita pela TV, qual a visão que lhe surge para transmitir aos leitores? 
Não tenho dúvidas em afirmar que as instituições e pessoas que divulgam a Doutrina Espírita devem lançar mão de todos os meios disponíveis para levar a mensagem do Consolador, em seus aspectos filosófico, científico e moral, ao maior número de pessoas possível, contribuindo assim para que a elas chegue o conhecimento da verdade que haverá de libertá-las das imperfeições e da ignorância, e consequentemente do sofrimento e da dor. 
Vocês deparam com dificuldades para produção do programa, recursos, agendamentos etc.? 
Dificuldades sempre existirão e de todos os tipos para aqueles que se propõem ao trabalho na seara do Mestre; porém, com ânimo, disposição, perseverança e amor vamos superando cada uma delas, para o que contamos, sempre, com a assistência e auxílio dos amigos do plano espiritual. Um programa de TV, especificamente, exige planejamento, disciplina nos horários e gravação prévia dos programas, com uma certa folga, para que não sejamos surpreendidos com a ausência ou impossibilidade de comparecimento de algum apresentador ou convidado. 
Quais os temas que mais têm prevalecido? 
Procuramos estar atentos às datas em que os programas serão levados ao ar para que não passem despercebidas datas importantes do movimento espírita. Temos dado ênfase aos temas que esclareçam os telespectadores a respeito das Leis Naturais e que tragam respostas a muitas questões a respeito da vida e de seus mecanismos, proporcionando-lhes, com isso, conforto espiritual, serenidade, resignação e confiança na Providência Divina diante de situações adversas. 
Os programas estão disponíveis na internet? 
Os programas ainda não estão disponíveis na internet. Vamos nos reunir para analisar essa possibilidade. 
Em suas palestras doutrinárias, quais as impressões que o amigo nota no interesse do público pelos temas? 
Noto que os títulos que mais atraem a atenção do público são aqueles que podem deixar transparecer a revelação de soluções simples para os problemas – estes complexos – mais comuns a todos nós: saúde em geral, física e psíquica, casamentos e separações, relação pais/filhos, sexualidade, obsessões, mortes prematuras e/ou coletivas, dentre outros. 
Relate, resumidamente, sua vivência espírita desde a infância. 
Participei, embora isso fosse contraindicado, de reuniões mediúnicas de desobsessão e de efeitos físicos, quando ainda criança e adolescente. Frequentei a evangelização infantil e mocidade. Participei de atividades artísticas nas reuniões festivas, ouvia a leitura de romances espíritas feita por meu pai. Quando adulto fiquei um longo período sem participar de nenhuma atividade doutrinária. Já em Marília, eu e minha esposa abraçamos a doutrina de corpo e alma. Fomos orientadores de grupos de pacientes no Hospital Espírita de Marília, assumimos a coordenação do trabalho voluntário e fiz parte da diretoria – como diretor, vice-presidente e presidente – por 8 anos. Dirigi reuniões mediúnicas por 15 anos. 
Algo marcante que gostaria de acrescentar? 
Gosto muito de atividades em que o público tenha ocasião de participar, pois entendo que se não estivermos convencidos de algum ensinamento que nos passam, não vamos mudar nada do nosso modo de ser e da maneira de entender a vida e as pessoas. 
Suas palavras finais. 
Agradeço a ocasião de me apresentar a muita gente que ainda não me conhece e espero ter a oportunidade de visitar muitas cidades onde ainda não tive o prazer de levar a mensagem do Espiritismo. Que a paz do Senhor permaneça conosco, agora e sempre.
Fonte: Retirado de O Consolador uma Revista de Divulgação Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário