Posted on b
Governador Flávio Dino
SÃO LUÍS — O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) decidiu tirar do cardápio do Palácio dos leões iguarias como salmão e bacalhau, alimentos previstos em licitação feita pela administração da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB, no fim do anos passado. Dino não vai homologar a compra dos produtos. A medida faz parte dos cortes de custos anunciada na nova gestão.
Por meio de nota, o governo do Maranhão informou que o edital no qual constam, entre elas, 180 quilos de salmão e igual quantidade de bacalhau do Porto, “foi publicado no dia 13 de novembro e a licitação, na modalidade pregão ocorreu no dia 2 de dezembro, portanto, ainda na gestão anterior, que adjudicou o resultado do certame”.
“O processo encontra-se na Casa Civil para homologação, o que não ocorrerá nos termos propostos pelo governo passado”, diz a nota, que conclui, afirmando que “durante a gestão do governador Flávio Dino nenhum quilo de farinha d’água foi consumido no Palácio dos Leões pagos com recursos públicos, muito menos bacalhau e salmão”.
O esclarecimento é uma referência ao que foi divulgado em blogs ligados ao grupo Sarney, de que Dino iria trocar as lagostas que Roseana Sarney pretendia licitar no começo do ano passado por bacalhau e salmão.
Em janeiro de 2014, em plena guerra contra criminosos que atacavam ônibus a mando de facções instaladas nos presídios maranhenses, a governadora Roseana Sarney planejou promover uma licitação para abastecer as geladeiras das residências oficiais do governo – o Palácio dos Leões, no centro de São Luís, e a casa de praia usada pela governadora, na Ponta do Farol.
Os alimentos que constavam na lista remetiam a um cardápio de um restaurante cinco estrelas, como lagosta, camarões dos mais variados tipos, bacalhau do Porto e patinha de caranguejo, entre outras iguarias.
Devido à repercussão do assunto, Roseana decidiu adiar a licitação, mas, no fim do mesmo ano, propôs novo certame, que agora, segundo o novo governo, não será cancelado, mas terá seus itens revistos por Flávio Dino.
LEIA A NOTA DO GOVERNO DO MARANHÃO
“Acerca de licitação para abastecer a dispensa do Palácio dos Leões, a Secretaria de Estado da Comunicação esclarece que:
1. Todo o processo licitatório, desde a escolha dos itens constantes do edital, foi realizado pela ex-governadora Roseana Sarney;
2. O edital foi publicado no dia 13 de novembro e a licitação na modalidade pregão ocorreu no dia 2 de dezembro, portanto, ainda na gestão anterior, que adjudicou o resultado do certame;
3. O processo encontra-se na Casa Civil para homologação, o que não ocorrerá nos termos propostos pelo governo passado;
4. Por fim, esclarecemos que durante a gestão do governador Flávio Dino nenhum quilo de farinha d’água foi consumido no Palácio dos Leões pagos com recursos públicos, muito menos bacalhau e salmão.” (O Globo) Fonte: Retirado de o Maranhão de Verdade