terça-feira, 20 de novembro de 2012

“A arte ajuda no processo de elevação e libertação do pensamento”


A coordenadora do Departamento de Arte e Cultura do Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima, de Brasília-DF, fala sobre a arte espírita e seu papel na sociedade contemporânea
 
 
 
Conceição Cavalcante (foto), graduada em Pedagogia/magistério e Letras/Português-Espanhol, com pós-graduação em Marketing, é trabalhadora do Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima, em Brasília-DF, onde atua como palestrante espírita, coordenadora de um grupo mediúnico de educação e desenvolvimento da mediunidade  e  também do
Departamento de Arte e Cultura Espírita do GEABL, além de ser coordenadora de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Distrito Federal e coidealizadora do FACE/DF (Fórum de Arte e Cultura Espírita do DF) e do Setor de Artes vinculado à citada Federação Espírita.
 
Nesta entrevista, ela nos fala sobre a arte espírita e seu papel no mundo em que vivemos.
 
Como você se tornou espírita e que papel a doutrina representa hoje na sua vida?
O Espiritismo faz parte de minha vida desde a infância quando meus pais começaram a participar das atividades do Centro Espírita Atualpa Barbosa Lima, no DF. À época tinha 4 anos. Por orientação do presidente e fundador da instituição, Hilpert Viana, atualmente desencarnado, minha mãe começou a nos levar para evangelização infantil. Participei das atividades de lá desde então, iniciando-me como evangelizanda e, posteriormente, evangelizadora, coordenadora de grupos de estudo, coordenadora do DIJ, coordenadora de grupo mediúnico, participante ativa de peças teatrais, coral, mostra e de festivais de música e, atualmente, coordenadora do Departamento de Arte e Cultura Espírita - DACE desta instituição, atendendo ao convite de sua presidente.
 
Como é sua relação com a arte?

Aprecio todas as expressões artísticas que remetem à beleza imorredoura e me estimulam a vontade de ser bom. Esta apreciação vai desde o desenho de uma criança a uma obra de Renoir, do canto de um pássaro a uma sonata de Bach. A arte toca o meu coração, fala à minha alma, ilumina a minha vida, tira a minha atenção. Todavia, devo ao estudo da Doutrina Espírita o desenvolvimento dessa sensibilidade. Recordo que em minha adolescência o fundador do Centro Espírita que frequento desde criança, nosso amigo e irmão Hilpert Viana, estimulou todos os integrantes da Mocidade da qual participava a memorizar e declamar poesias, em forma de verso ou prosa. Ele também nos estimulou a cantar composições cristãs e a nos exercitarmos na dramaturgia e no teatro. Descobrimos, assim, em todos esses elementos, poderosos veículos de educação do Espírito, pois era na evangelização infanto-juvenil que os praticávamos. Posteriormente, trabalhando com produções artístico-culturais na referida instituição, ampliei meu gosto pela arte como um todo e percebi que as habilidades que possuo nessa área são frutos do trabalho realizado em outras existências, pois na atual encarnação nunca me dediquei a estudar a arte ou tive interesse em fazê-lo, senão com foco na educação.
 
Em sua opinião, existe uma arte espírita separada da arte “laica”?

A arte está sempre comprometida com uma ideologia que reflete a crença de seu criador. Neste sentido, ela é o espelho da cultura de uma comunidade em dado período de tempo. Baseio esta minha afirmação na pergunta que fizeram ao Espírito Alfred de Musset e em sua resposta, que constam na Revista Espírita de dezembro de 1860: - A pintura, a escultura, a arquitetura, a poesia foram alternativamente inspiradas pelas ideias pagãs e cristãs; quereis nos dizer se, depois da arte pagã e da arte cristã, haverá, um dia, a arte espírita?  Resposta de Musset: "Fizestes uma pergunta que se responde por si mesma; o verme é verme, torna-se verme de seda, depois borboleta. O que há de mais aéreo, de mais gracioso do que uma borboleta? Pois bem, a arte pagã é o verme; a arte cristã é o envoltório; a arte espírita será a borboleta".

O Espírito Vianna de Carvalho, em resposta às perguntas 135 e 144 da obra “Atualidade do Pensamento Espírita”, esclarece: “Cada Espírito vê e sente a Arte com as suas características e expressões evolutivas, porquanto, à medida que o ser progride, amplia a capacidade de perceber a beleza e senti-la nas suas várias expressões”. (Grifo meu)

Por outro lado, também se percebe no trecho da resposta de Vianna de Carvalho acima explicitada a forte associação que existe entre arte e beleza, a qual Léon Denis, contemporâneo de Kardec, expõe quando conceitua arte: “A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna, da qual aqui na Terra não percebemos senão um reflexo”.

Vianna de Carvalho ratifica esta associação entre arte e beleza na resposta à pergunta 144 da obra já citada: “A arte tem como meta materializar a beleza invisível de todas as coisas, despertando a sensibilidade e aprofundando o senso de contemplação, promovendo o ser humano aos páramos da Espiritualidade”. (Grifo meu)

Existe, portanto, a arte espírita e quem cunhou tal expressou ou quem afirma isto não sou eu, mas os próprios Espíritos que compuseram a plêiade do Espírito da Verdade. Assim, o que diferencia a arte “laica” da arte espírita é o comprometimento de seu autor com as belezas imortais que se refletem na revelação e vivência das leis morais que regem a vida humana e espiritual. Quais as características que revelam estes sinais? Aquilo que a mensagem provoca naquele que a vê: reflexão, consolo, esclarecimento e esperança que fortalecem o Espírito e renovam as suas energias para as provas e expiações da vida.
 
Arte hoje é sinônimo de indústria cultural, de consumo, de cifras, extravagâncias e celebridades. O que o Espiritismo ganha ou perde adotando um modelo de arte industrializado, a exemplo de outras denominações religiosas?

O propósito da espiritualidade maior é revelar e difundir a mensagem do Consolador Prometido e a certeza na vida futura. Neste sentido, ela se utilizará de todos os meios, inclusive da arte industrializada, que tem facultado o desenvolvimento tecnológico e massificado, assim como o acesso aos recursos de produção, inclusive, na área audiovisual.  Os cuidados que os produtores artístico-culturais comprometidos com a causa espírita devem ter ao lançar mão de tais recursos é o de se manterem fiéis a esta causa, evitando ouvir a voz do ego, que é imediatista e sempre estimula a vaidade, o orgulho e o egoísmo, enfraquece a alma principalmente diante das dificuldades econômico-financeiras, e buscar parcerias junto àqueles que acreditam nesta mensagem e se disponham a investir nela por respeito e amor à causa. Cabe lembrar aqui uma orientação de Vianna de Carvalho em resposta à questão 141 da obra já mencionada: “O verdadeiro artista não espera o aplauso imediato. Ele sabe que está trabalhando para o futuro e, por isso, confia no que faz, aguardando que a posteridade considere o que contempla e valorize a sua realização. Quem aguarda resposta imediata, gratidão e recompensa, ainda transita na faixa do egoísmo, guindado ao orgulho vão, que entorpece os sentimentos”.

Neste contexto, cito como exemplos pioneiros e valiosos nesta área o trabalho realizado pela ONG Estação da Luz, cofundada por Eduardo Girão, produtor da Mostra de Teatro Transcendental (Fortaleza/CE), do Festival de Cinema Transcendental (Brasília/DF), do filme “Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito”; do produtor Oceano Vieira, autor da Spirit Video, produtor do filme “E A Vida Continua”; da Mundo Maior Filmes, produtora de “O Filme dos Espíritos”; da TV CEI, primeira WEB TV brasileira, e o da própria FEB - Federação Espírita Brasileira, que subsidiou parte da produção da obra cinematográfica “Nosso Lar”, produzida por Iafa Britz, com roteiro e direção de Wagner de Assis.
 
Qual o propósito da arte na casa espírita: divertir, louvar, consolar, divulgar?

As dimensões da arte na casa espírita são as mesmas das utilizadas nas cidades espirituais cujas comunidades estão dedicadas ao estudo e evolução do Espírito. Neste sentido, a educação, o entretenimento, o autoconhecimento, a terapia compreendem funcionalidades dessas dimensões. Recorrerei novamente a Vianna de Carvalho e sua resposta à questão 149 da obra acima citada: “São inegáveis os benefícios que a Arte proporciona às pessoas, particularmente em forma de lazer e de terapia, porquanto não somente o trabalho é essencial ao crescimento espiritual como também o repouso, a meditação, o encontro consigo mesmo. Nesses momentos, qualquer manifestação de Arte ajuda no processo de elevação e libertação do pensamento, conduzindo-o aos cenários agradáveis da alegria, da paz, da plenificação”. Cito como exemplo destas dimensões da funcionalidade da arte a forma como esta é aplicada para educação e redenção dos Espíritos no capítulo “Cidade Universitária” da obra “Memórias de um Suicida”, pela médium Yvonne Amaral Pereira, e o capítulo “Espairecimentos Espirituais” da obra “Reencontro com a Vida”, do Espírito Manoel Philomeno Miranda pelo médium Divaldo Pereira Franco.
 
Determinadas casas espíritas abominam e coíbem expressões artísticas em seu interior. O que pensar disto?

Creio ser o resultado do desconhecimento do valor da arte à luz do Espiritismo conjugado ao preconceito estimulado pelo uso equivocado que se faz da arte no meio espírita e fora dele. Recomendo para ambos os casos estudar o que o Espiritismo nos revela sobre o papel da arte na transformação do planeta e, paralelo a isto, cultivar a arte como instrumento do belo, iniciando-se pela poesia contida na literatura espírita, a começar pelo estudo de “Parnaso de Além-Túmulo”. Quero respaldar minha recomendação nas elucidações de Haroldo Dutra narradas em palestra que fez para os participantes do IX Fórum Nacional de Arte Espírita e 1º Encontro Nacional de Arte, realizado em Caucaia-CE. Nessa palestra, ele nos revelou que “Parnaso de Além-Túmulo”, primeira obra psicografada por Chico Xavier, é o resultado de um recrutamento promovido por Emmanuel junto a poetas consagrados da literatura portuguesa e brasileira, então já desencarnados, com o fim de revelarem as leis morais contidas na parte 3ª de “O Livro dos Espíritos” em forma de poesia. Este foi o critério adotado por Emmanuel para selecionar as poesias que comporiam o livro. Por outro lado, não podemos olvidar o trabalho realizado por pioneiros da arte elevada e nobre no movimento espírita, tais como Eurípedes Barsanulfo, Leopoldo Machado e Nazareno Tourinho, que se utilizaram da dramaturgia, do teatro e da poesia como veículos valiosos de educação do Espírito, promoção e divulgação da mensagem espírita-cristã. Portanto, posso afirmar sem receio de equívocos: a arte teve e tem um papel fundamental na revelação do Consolador Prometido. Cultivemo-la em nossas Casas Espíritas com este foco e tenho certeza que colheremos excelentes frutos.
 
O que você destacaria nas recentes orientações do CFN/FEB sobre arte espírita?

A constituição da Comissão de Arte Espírita composta pela FEB em 2010 e o convite à ABRARTE, reconhecendo-a como associação especializada e parceira da referida comissão para compor um documento com vistas a orientar e propor princípios e diretrizes para o desenvolvimento da arte espírita nas instituições espíritas do Brasil.
 
Cobrar pelos eventos artísticos espíritas é legítimo?

A questão da cobrança para realização de eventos artísticos espíritas perpassa pela análise e avaliação de outras cinco questões: o que cobrar, para que cobrar, onde cobrar, por que cobrar e como cobrar. Importa analisar tais questões sob a óptica da sustentabilidade pela qual deve primar toda e qualquer promoção de evento, inclusive os de natureza artístico-cultural. Neste contexto, todo e qualquer evento possui custos e os promovidos pelo movimento espírita não são diferentes. Todavia, o propósito primordial das instituições espíritas é a divulgação da Doutrina Espírita e a educação moral e espiritual do ser humano, esclarecendo-o sobre a visão da vida futura que o Espiritismo nos revela. Este propósito é diferente das empresas que buscam auferir lucro na execução de seus negócios. Por outro lado, as instituições espíritas possuem despesas na realização de sua missão, que podem ser custeadas pela doação de seus associados, por campanhas e realização de eventos beneficentes, tais como bazar, almoço, lanche, tarde de tortas, tarde de pizzas, e eventos artístico-culturais como um seminário lítero-musical, uma apresentação teatral, um show musical. Tais eventos podem possuir custos, tais como o aluguel do espaço, passagem, hospedagem, alimentação e translado dos artistas. Estas despesas podem ser patrocinadas, bem como o valor de ingresso ao evento pode ser a doação de material didático, ou de livros espíritas, ou a doação de alimento não perecível ou mesmo dinheiro para cobrir as despesas com a realização do evento e gerar recursos para as instituições que o promovem com vistas à manutenção e custeio de suas despesas e ao desenvolvimento do serviço assistencial que realizam. Portanto, penso que tudo depende da intenção de seus promotores e da transparência que darão a esta intenção.
Concluindo nossa entrevista, deixe algumas palavras aos leitores que têm em si a “veia artística“ aflorada.                                             
Aproveitarei para lembrar as palavras do Espírito Alfred de Musset em obra citada nesta entrevista: “(...) o Espiritismo abre à arte um campo novo, imenso, e ainda inexplorado, e quando o artista trabalhar com convicção, como trabalharam os artistas cristãos, haurirá nessa fonte as mais sublimes inspirações”. A você, cuja alma de artista sente aflorada, inspire-se nestas palavras de Musset e estude a Doutrina Espírita, viva-a com intensidade, permita que ela penetre em seu coração e lhe ilumine a mente, auxiliando-o a educar emoção e sentimento, promovendo a sua renovação moral e autoiluminação. Eleja, adote, filie-se a uma instituição espírita e comprometa-se com as suas atividades e disciplinas. Sua vocação artística pode habilitá-lo a atuar em qualquer atividade desta instituição. O centro espírita é uma escola de almas que lhe permitirá desenvolver o senso de contemplação para que se torne o médium das belezas eternas. Ore e peça a Deus para que ele o conduza à instituição mais adequada a fim de iniciar-se no desenvolvimento desse trabalho.                                                                                           
Por fim, lembrando as palavras de Maria Dolores em sua bela poesia “Alma de Artista”:                                                                                                    
“Nas mais altas visões em que caminhes,
Que os teus sonhos se elevem e amplamente ressoem!
Alma de artista, gênio, luz, trabalho,
Deus te inspire e abençoe!”


Retirado de o Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita em inteiro teor

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