domingo, 25 de novembro de 2012

“O fator que nos une é a luta pelo ideal espírita”


 
O confrade paulista, presidente do Centro Espírita Luz e
Verdade, de Marília-SP, fala sobre o intenso trabalho
realizado pela instituição
 
 
 
Cezar Augusto Sad (foto)  nasceu e reside em Marília-SP, onde preside o Centro Espírita Luz e Verdade. Espírita de infância, engenheiro elétrico e empresário, Cezar fala-nos nesta entrevista sobre a instituição que preside, a qual realiza diariamente intensa atividade em favor da promoção humana e da divulgação espírita.

Cezar Augusto Sad:       Quando foi fundado o “Luz e Verdade” e por quem?
 
Ele foi fundado em 8 de setembro de 1936 por um grupo de amigos, sendo seu primeiro Presidente o Sr. Manoel Alves Sobrinho.
 
Qual o principal perfil da instituição?
 
Estudo e divulgação da Doutrina Espírita.
 
Como é o esquema de uma instituição com 86 atividades semanais, de domingo a domingo, em termos de voluntários, horários e atividades?
 
Iniciamos todos os dias com a prece matinal às 6h30 e, durante a semana, à noite, diariamente temos palestras e passes no salão principal, enquanto nas outras salas menores distribuímos as atividades entre cursos de iniciação à doutrina, grupos de estudos diários de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Médiuns, bem como grupos de estudo do ESDE, Atendimento fraterno e grupos de reuniões mediúnicas. Aos domingos, temos alguns grupos de estudo, palestras e orientações para as famílias carentes, às quais servimos todos os domingos o café da manhã e uma sopa, que as pessoas levam para casa, bem como um curso de cabeleireiro e uma cesta básica mensal. Nos domingos, temos ainda a escolinha de evangelização com quatro faixas etárias, a Pré-Mocidade e a Mocidade.
 
Com uma variedade tão grande de atividades, como é a equipe?
 
A equipe é distribuída entre vários colaboradores, sendo que em cada grupo de estudos ou trabalho temos um dirigente e mais três substitutos que ajudam na coordenação. Mensalmente nos reunimos para firmar propósitos e trocarmos ideias sobre os trabalhos e discutirmos novas propostas.
 
Em sua opinião, qual o fator que propiciou essa união que se nota no cotidiano da instituição?
 
Creio que seja a luta pelo ideal espírita.
 
A instituição atua também fora da sede com núcleos em outras regiões da cidade?
 
Ainda não temos trabalhos externos.
 
Nas modernas e confortáveis instalações de que dispõe, qual é a principal fonte de recursos financeiros da instituição?
 
Mensalmente realizamos uma promoção na área de alimento, como as tradicionais pizzas e lasanha. Temos também uma livraria na linha de obras espíritas e, em conjunto, funciona o Clube do Livro Espírita. A instituição conta também com um quadro de sócios mantenedores.
 
Com um público bem numeroso, nota-se boa frequência de jovens, na faixa entre 18 e 25 anos. Essa faixa etária também atua na instituição?
 
Sim. Temos a preocupação de, sempre que possível, envolver a todos, jovens ou idosos, em várias tarefas de forma a abrir espaço para o envolvimento mais responsável com as atividades, inclusive para cargos na própria diretoria da casa.
 
Quantos grupos mediúnicos funcionam?
 
Hoje temos dezoito grupos de reuniões mediúnicas, entre as de iniciação, de doutrinação, de psicografia e de desobsessão.
 
De que forma a instituição divulga o Espiritismo na cidade?
 
Através do próprio trabalho, bastante conhecido e respeitado.
 
Quantas casas espíritas há em Marília? A instituição mantém relação com elas?
 
Em Marília existem 22 casas Espíritas, e temos uma ótima relação com todas elas, tanto quanto com outras casas espíritas da região.


Fonte: O Consolador uma Revista semanal de divulgação Espírita

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário