segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Crianças criativas? 14:57 Elana Pereira, Gabrielle Frazão e Luciana Castro.

A infância é o período por excelência em que a criatividade poderá ser desenvolvida e estimulada, relacionando-se em muitos aspectos com a imaginação e a motivação.
 
 A criatividade é a capacidade de encontrar soluções novas para um problema ou de produzir novidades em domínios artísticos ou científicos. É um ato inteligente, que está presente em todos os seres humanos. No entanto, o seu desenvolvimento depende, em larga medida, do ambiente estimulante ou não a que, desde cedo, o ser humano tem acesso. A criatividade poderá ser mais ou menos desenvolvida, mais ou menos inibida, de pessoa para pessoa.
 
De pequeninos...
 Deste modo, a infância é o período por excelência em que a criatividade poderá ser desenvolvida e estimulada, relacionando-se em muitos aspectos com a imaginação e a motivação. Paralelamente, a criatividade é uma componente importante para o desenvolvimento da criança e para a formação da sua personalidade. Terá grande influência no adulto que se irá tornar e nas atividades que poderá vir a desempenhar de forma mais inovadora, completa e com sucesso.
 
Sendo assim, o ambiente que os pais providenciam para a criança, em paralelo com a sua interação mais ou menos estimulante com a criança, poderão contribuir em muito para o desenvolvimento da sua criatividade. Como em muitos outros aspectos, a atitude dos pais é fundamental. Se os pais forem criativos, se gostarem de encontrar soluções inovadoras, de desenvolver ideias novas, os seus filhos terão um excelente exemplo a seguir.
 
Brincar, explorar e entender o mundo através de todos os seus sentidos.
 Existem muitas atividades que os pais podem desenvolver com os filhos e que contribuem para o desenvolvimento da sua criatividade. Entre elas, salientamos algumas que ajudam a incentivar e a despertar o seu interesse pela arte e pelas atividades criativas:- leve-a a museus, exposições, teatro, cinema, concertos, etc.;- dê-lhe a conhecer vários tipos de música;- incentive-a a ler diversos tipos de livros;- encoraje-a a desenhar, a pintar, a fazer colagens, a moldar com plasticina, barro ou outros materiais;- permita-lhe o acesso a materiais de construção, como legos, peças de madeira, etc.. Não se esqueça que o brincar é a sua via natural de expressão nas idades mais precoces. Permita-lhe brincar, explorar e entender o mundo que a rodeia através de todos os seus sentidos. Proporcione-lhe formas de transformar as suas ideias em coisas concretas.
 
O valor dos brinquedos
 Os brinquedos simples são aqueles que mais permitem desenvolver a criatividade. Dão à criança espaço para conceber novas formas de brincar, para idealizar novos cenários e para procurar outros recursos Pelo contrário, os brinquedos que já vêm com tudo ou que são muito complexos, pouco espaço deixam à imaginação. É também essencial a adequação dos brinquedos às diferentes etapas do desenvolvimento e evitar os excessos.
 
Brincar sem brinquedos
 As crianças têm uma imaginação fértil e quando em qualquer momento não têm os seus brinquedos junto a si, são capazes de reinventar brincadeiras com os mais diversos materiais. As caixas grandes de cartão podem rapidamente transformar-se numa casa ou numa garagem, uma pequena manta numa tenda índia ou um pequeno alguidar num
maravilhoso chapéu ou uma refrescante piscina. Estes “não brinquedos” permitem à criança dar largas à sua
 
 
imaginação e criatividade. Por tudo isto, é útil aproveitar, por exemplo, depois de lavadas, as tampas de diferentes cores e tamanhos das latas de desodorizante, das lacas, dos champôs... Com elas as crianças podem fazer conjuntos de cores, de tamanhos ou até utilizá-las nas suas imaginárias refeições.
 
Fonte: Família Sapo
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

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