A infância é o período por excelência
em que a criatividade poderá ser desenvolvida e estimulada,
relacionando-se em muitos aspectos com a imaginação e a motivação.
A criatividade é a capacidade de
encontrar soluções novas para um problema ou de produzir novidades em domínios
artísticos ou científicos. É um ato inteligente, que está presente em todos os
seres humanos. No entanto, o seu desenvolvimento depende, em larga medida,
do ambiente estimulante ou não a que, desde cedo, o ser humano tem acesso.
A criatividade poderá ser mais ou menos desenvolvida, mais ou menos inibida, de
pessoa para pessoa.
De pequeninos...
Deste modo, a infância é o
período por excelência em que a criatividade poderá ser desenvolvida e
estimulada, relacionando-se em muitos aspectos com a imaginação e a
motivação. Paralelamente, a criatividade é uma componente importante para
o desenvolvimento da criança e para a formação da sua personalidade. Terá
grande influência no adulto que se irá tornar e nas atividades que poderá vir a
desempenhar de forma mais inovadora, completa e com sucesso.
Sendo assim, o ambiente que os pais
providenciam para a criança, em paralelo com a sua interação mais ou menos
estimulante com a criança, poderão contribuir em muito para o desenvolvimento
da sua criatividade. Como em muitos outros aspectos, a atitude dos pais é
fundamental. Se os pais forem criativos, se gostarem de encontrar soluções
inovadoras, de desenvolver ideias novas, os seus filhos terão um excelente exemplo
a seguir.
Brincar, explorar e entender o mundo
através de todos os seus sentidos.
Existem muitas atividades que os
pais podem desenvolver com os filhos e que contribuem para o desenvolvimento da
sua criatividade. Entre elas, salientamos algumas que ajudam a incentivar e a
despertar o seu interesse pela arte e pelas atividades criativas:- leve-a a
museus, exposições, teatro, cinema, concertos, etc.;- dê-lhe a conhecer vários
tipos de música;- incentive-a a ler diversos tipos de livros;- encoraje-a a
desenhar, a pintar, a fazer colagens, a moldar com plasticina, barro ou outros
materiais;- permita-lhe o acesso a materiais de construção, como legos, peças de
madeira, etc.. Não se esqueça que o brincar é a sua via natural de
expressão nas idades mais precoces. Permita-lhe brincar, explorar e entender o
mundo que a rodeia através de todos os seus sentidos. Proporcione-lhe formas de
transformar as suas ideias em coisas concretas.
O valor dos brinquedos
Os brinquedos simples são aqueles
que mais permitem desenvolver a criatividade. Dão à criança espaço
para conceber novas formas de brincar, para idealizar novos cenários e para
procurar outros recursos Pelo contrário, os brinquedos que já vêm com tudo ou
que são muito complexos, pouco espaço deixam à imaginação. É também essencial a
adequação dos brinquedos às diferentes etapas do desenvolvimento e evitar os
excessos.
Brincar sem brinquedos
As crianças têm uma imaginação
fértil e quando em qualquer momento não têm os seus brinquedos junto a si, são
capazes de reinventar brincadeiras com os mais diversos materiais. As caixas
grandes de cartão podem rapidamente transformar-se numa casa ou numa
garagem, uma pequena manta numa tenda índia ou um pequeno alguidar num
maravilhoso chapéu ou uma refrescante
piscina. Estes “não brinquedos” permitem à criança dar largas à sua
imaginação e criatividade. Por tudo
isto, é útil aproveitar, por exemplo, depois de lavadas, as tampas de
diferentes cores e tamanhos das latas de desodorizante, das lacas, dos
champôs... Com elas as crianças podem fazer conjuntos de cores, de tamanhos ou
até utilizá-las nas suas imaginárias refeições.
Fonte: Família Sapo
Pesquisa realizada por Elana Pereira.
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