sábado, 24 de novembro de 2012

Amar a si mesmo - Quem não se ama, não ama seu próximo?


 
Gostaria de propor uma reflexão em torno desse pensamento budista que é interpretado equivocadamente no meu entender e tão divulgado no meio espírita nos dias de hoje. 

É bem verdade que pela lógica “quem se ama deseja se melhorar”, e que esse pensamento é utilizado com o objetivo nobre de estimular as pessoas a intensificarem a sua reforma com positivismo, sem o qual dificultaria a recuperação de quedas e imperfeições morais que ocorrem naturalmente com os Espíritos em evolução no estágio em que nos encontramos, e também que o autoperdão é uma ferramenta imprescindível para reforma íntima, mas, analisando essa colocação da forma que é pronunciada, entendemos por que encontramos tanta distorção na má interpretação desse ensinamento tão profundo. 

Vamos analisar esse raciocínio filosófico para fazer um parâmetro entre os dois extremos. Segundo o meu entender, o desejo de se melhorar e o amor próprio já se encontram contidos em todos os seres, naturalmente, pelas leis de conservação (L.E. 703, 719 e 727) e de progresso (L.E. 776, 779, 781 e 783). Analisemos as crianças, por exemplo, por mais puras e dóceis que possam ser, já trazem em si o gérmen do egoísmo na forma de amor próprio, embutido na sua personalidade em formação, querendo mais para si (inclusive em jogos, competições, comidas, atenções etc.), claro que dentro das suas variações individuais. 

É a predominância do “egoísmo” pela influência do mundo material e a força da personalidade na Terra; é esse quem queremos desmascarar e combater, pois na maioria das vezes ele se apresenta de uma forma oculta, “natural”, o que dificulta potencialmente o seu combate.  

O indivíduo que está no “caminho errado”, por exemplo, também se ama da sua forma, pela lei de afinidade ao que faz, só não compreende o que é melhor para si mesmo; acredita que o que está fazendo é o melhor para si; o dependente químico no fundo acredita que o uso de drogas é o que ele deve fazer naquele momento; o masoquista acha que sentir dores é bom para si mesmo, sente afinidade com isso; até mesmo o depressivo ou o suicida dentro do seu íntimo acha que está fazendo o que é certo. 

Existe um fundo de egoísmo em todos esses males; necessitam, sim, mudar o conceito do que é melhor para si, mudar a forma de entender as coisas, trabalhar suas afinidades, e o pensamento de se amar torna-se bastante distante nesse estágio, podendo inclusive estimular o egoísmo, que foi o princípio de suas quedas, devendo ser trabalhado primeiramente o conceito do que é bom para si próprio com desprendimento das coisas, inclusive de si mesmo. 

Por outro prisma, aquele que já possui certa elevação e segue os ensinamentos do Cristo necessita pensar diferente, pois a pronúncia “Amar a si mesmo”, por si só, nos leva a deslizar para os despenhadeiros do narcisismo. Essa má interpretação vem causando muita confusão entre os espíritas, portanto, acredito que esse pensamento deva ser estudado e substituído pelo desprendimento de si mesmo, pela obra do Cristo. “Quem ama a Deus deseja se sacrificar em prol dos seus semelhantes” – esta sim é a verdadeira garantia de melhora, porque todo cristão que se apaga para fazer crescer seu irmão encontra nisso o verdadeiro conforto, e o apoio da espiritualidade superior. Aí está a verdadeira felicidade, que só os Espíritos mais elevados conseguem sentir e entender, por ser essa a lei de Deus “Amar o Próximo”. E nunca, em hipótese alguma, o Cristo ou qualquer emissário da sua falange mencionou que o nosso próximo mais próximo somos nós mesmos; quem acredita nisso realmente denota que não assimilou as lições do Mestre Jesus, por ser justamente o contrário que ele demonstrou e ensinou – o amar ao próximo como a si mesmo, com desprendimento de si e abnegação, que quer dizer: renúncia da própria vontade, desapego do interesse próprio. 

É compreensível que encontremos vários de nossos irmãos com a autoestima muito baixa, e precisam se melhorar para serem mais felizes, porém, o que quero dizer é que isso pode não estar relacionado diretamente com o “amar o próximo”. Conhecemos muitas pessoas nessas condições, que cumprem muito bem o seu papel com o semelhante. Por outro lado, veremos pessoas com a sua autoestima bem alta, esquecendo-se do seu próximo. 

Pelo Espiritismo, sabemos que as maiores chagas da humanidade são: o Egoísmo e o Orgulho, e esse pensamento (amar a si mesmo) analisado minuciosamente nos leva a encontrar o princípio desses vícios morais camuflados na má interpretação do “amar o próximo como a si mesmo”. 

Ora, como a si mesmo, porque está inato na criatura pela lei de preservação o amor próprio. É natural do ser; qualquer criatura, até as irracionais, prefere ser bem tratada, inclusive, indiferentemente de sua autoestima alta ou baixa.  

A tentativa de se aumentar essa tendência natural nos leva a certo exagero e consequentemente para um possível desequilíbrio, o que pode criar barreiras psicológicas que atrapalham nossa reforma íntima, como a amenização de defeitos, por exemplo; o avarento se crê simplesmente econômico, o orgulhoso se acha virtuoso, de personalidade forte, por causa do excesso de zelo para consigo mesmo.  

Amar o próximo como a si mesmo, a meu ver, quer dizer pura e simplesmente que devemos tratar o nosso próximo como gostaríamos de ser tratados por ele, ou seja, fazer o máximo pelo nosso semelhante, assim como quereríamos que fizessem conosco, e não que devemos nos amar primeiramente para poder amar o próximo. Devemos, sim, amar a Deus acima de tudo, para poder amar o nosso próximo. 

Outra frase muito usada para justificar esse pensamento é o “conhecimento de si mesmo”, que de nenhuma forma quer dizer que nos conhecendo vamos nos amar e amar o próximo. Não é isso. Temos que nos conhecer, sim, mas, principalmente, conhecer nossos defeitos e nossas imperfeições, pois é esse o melhor meio para combatê-las. 

Vejamos alguns exemplos citados por Espíritos superiores; extraídos de O Evangelho segundo o Espiritismo: 
Cap. X – A indulgência – item 16 e 18 
Sede, pois, severos para convosco, indulgentes para com os outros.
(José, Espírito Protetor, Bordéus 1863.) 
Caros amigos, sede severos para convosco, indulgentes para com as fraquezas dos outros. (...) Por que, pois, haveis de mostrar-vos tão clarividentes com relação ao próximo e tão cegos com relação a vós mesmos?
(Dufêtre, Bispo de Neves, Bordéus.) 
Todo aquele que se eleva será rebaixado, e todo aquele que se rebaixa será elevado.
Lucas XIV, v.7-11. 
Aquele que quiser tornar-se o maior, seja o vosso servidor.
Mateus XX, v.20-29. 
Todo aquele que se humilhar e se tornar pequeno como esta criança, será o maior no reino dos céus.
Mateus XVIII, v.1-5. 
Não dá para tentar ser o menor entre os homens e indulgente com seu semelhante amando-se primeiro para depois amar aos outros. 
Cap. XVII – O dever – parágrafo 4 
O homem que cumpre o seu dever ama a Deus mais do que as criaturas, e ama as criaturas mais do que a si mesmo.
(Lázaro, Paris 1863.) 
Cap. XVII – A virtude 
Todos esses homens de bem (São Vicente de Paulo, Cura D´Ars e muitos outros) ignoravam que fossem virtuosos; deixavam-se ir ao sabor de suas santas inspirações e praticavam o bem com desinteresse completo e inteiro esquecimento de si mesmos.
(François-Nicolas-Madeleine, Paris, 1863.) 
Amar as criaturas mais que a si mesmo – como diz Lázaro – e ter um inteiro esquecimento de si mesmo – como está dizendo François – é completamente antagônico ao Amar primeiro a si mesmo para depois amar o próximo. 
Cap. XVII – O Homem de Bem  
Possuído de sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem (...) e sacrifica sempre seus interesses à justiça.  (...) Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. 
Cap. VProvas voluntárias. O verdadeiro cilício – parágrafo 4 
Se suportardes o frio e a fome para aquecer e alimentar alguém que precise ser aquecido e alimentado e se o vosso corpo disso se ressente, fazeis um sacrifício que Deus abençoa. (...) Vós, enfim, que despendeis a vossa saúde na prática das boas obras, tendes em tudo isso o vosso cilício, verdadeiro e abençoado cilício. (Um anjo guardião, Paris, 1863.) 
(O presente artigo será concluído na próxima edição desta revista.) 

  Fonte: Retirado de o Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita

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