sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Internet: Tecnologia e burrice andam juntas



Orientações e dicas aos meus amigos

Há muito tempo eu venho pretendendo escrever sobre isto, mas sempre deixando para depois. Em razão da incidência de procedimentos estúpidos, cada dia crescendo mais, achei que tenho que escrever logo, porque a coisa está demais.
É o tipo do assunto que certamente vai interessar a todos os meus leitores, posto que são todos possuidores de e-mail, o que implica, obviamente, que são usuários da internet.
Tenho certeza de que muitos vão me retornar dizendo: Tudo isto que você relata, está acontecendo comigo.
Vamos lá:
A internet é uma das maiores tecnologias já criadas pelo homem. É um instrumento de grande utilidade para todos nós, a maior fonte para aperfeiçoamento da cultura, o mais eficiente meio de comunicação que temos com as pessoas, inclusive um meio eficientíssimo para espantar até a solidão de muitas pessoas.
A cada dia que passa surge mais coisas interessantes por ela, que está se tornando imprescindível na vida do homem moderno.
Todavia, como tudo o que surge na vida humana, está também sujeita à poluição promovida pelo desequilíbrio das mentes perturbadas, desequilibradas, insensatas e até perversas que sempre se fazem presentes onde está o homem.
O avião, inventado por Santos Dumont com objetivo de ser um eficiente e rápido meio de transporte, foi adaptado pelo homem para uso como instrumento de guerra, o que se constituiu um dos desgostos que o levou ao suicídio. O evangelho, trazido por Jesus, para a melhor relação entre as criaturas humanas, terminou sendo usado para torturas e crimes bárbaros e hoje é amplamente utilizado para o mercantilismo religioso sem ética e sem limites.
A internet passa pelo mesmo processo.
Vamos ver, então, algumas coisas que acontecem

O mau caratismo dos provedores no Brasil

Você já deve ter ouvido falar que quando contrata uma determinada velocidade de internet, os provedores se acham obrigados a lhe garantir apenas 10% (dez por cento) da velocidade contratada, embora você tenha a obrigação de pagar 100% dessa velocidade, ou seja, a velocidade total.
É como se você fosse comprar um quilo de feijão, arroz, açúcar ou qualquer gênero em um supermercado e, na hora de pagar no caixa, dissessem que você só poderia levar 100 gramas para casa, embora obrigado a pagar pelo quilo. É como se parasse em um posto de combustível para colocar 50 litros de gasolina no seu carro, pagaria pelos 50 litros, mas o frentista colocasse apenas 5 litros.
É um absurdo, que não ocorre em países desenvolvidos, porque as autoridades não permitem. Mas no Brasil tudo é permitido, inclusive com aval das autoridades.
Felizmente a ANATEL tomou uma providência recente que diz que os provedores são obrigados a garantir um mínimo percentual da velocidade contrata pelos seus usuários, conforme a tabela abaixo:

Vigência
Velocidade mínima
Velocidade média mensal
Outubro de 2012
20% do contratado
60% do contratado
Outubro de 2013
30% do contratado
70% do contratado
Outubro de 2014
40% do contratado
80% do contratado

Isto quer dizer que a partir de outubro do ano passado, 2012, todos os provedores devem garantir uma velocidade mínima, de DOWNLOAD e UPLOAD, correspondendo a 20% da velocidade contratada.
Por exemplo: Se você tem uma internet 10 mega, ele é obrigado a garantir no mínimo 2 mega, não podendo ser inferior a isto.
Mas atenção para este detalhe: Não quer dizer que você tenha que ficar navegando a somente 2 mega no mês, porque a velocidade média mensal deve ser na ordem de 60%, ou seja, 6 mega. 2 mega é apenas o mínimo que a sua internet deve cair, no mês.
Mas observe também outro detalhe que coloquei destacado:
A garantia deve ser no Download, que é a velocidade que você baixa as coisas, ou seja, que você recebe as informações, e também de Upload, que é a velocidade que você usa para transmitir as coisas.
Informo isto aos meus amigos porque há uma onda dos provedores acharem que as pessoas não precisam de velocidade de upload, apenas de download, numa conceituação absurda para um meio de comunicação de mão dupla, como é a internet, onde você recebe, mas também manda informações.
Imagine se as operadoras de telefonia entrassem nessa onda maluca e determinassem que você precisaria de qualidade apenas na velocidade que recebe. Certamente iria escutar bem a pessoa com quem está falando, mas ela não iria escutar o que você fala ou escutaria com muita dificuldade.
Portanto, meu amigo e minha amiga:
Se a sua internet estiver lenta, mande uma correspondência pelo correio, com aviso de recebimento, para o seu provedor, exigindo que ele lhe garanta, agora, já, os 20% que você tem direito, em obediência ao que é determinado pela ANATEL. Não vá na onda de tentar resolver isto por telefone, porque eles enrolam os usuários, geralmente os atendentes são semi analfabetos no assunto, pois que não sabem nem o que é upload, e não resolvem nada. Por outro lado, por telefone você não tem documento com amparo jurídico, que precisará, com certeza, quando terá que entrar no PROCON ou no Juizado de Pequenas Causas para exigir cumprimento das normas.
Eles dizem que a sua conversa está sendo gravada, só que a tal gravação serve apenas para defender os interesses deles, não os seus.

A incompetência dos programadores e analistas

Assim como existe aquilo que eu chamo de “médicos miojo”, “advogados miojo”, “engenheiros miojo” e profissionais em geral que não tem competência suficiente para o exercício das suas profissões com qualidade, já que como o famigerado macarrãozinho japonês, qualquer imbecil é capaz de cozinhar; no campo da informática dos dias de hoje existem também os programadores e analistas de sistemas miojo, elementos superficiais, que não dispõem da competência mínima para o exercício da sua atividade, que é programar computadores com eficiência e qualidade. O mercado está cheio desses e a internet não está isenta disto.
Os provedores não costumam contratar programadores e analistas e, os poucos que fazem, contratam elementos miojos, a custa de baixos salários que estão sempre como grandeza diretamente proporcional às suas competências. Daí o mesmismo que a gente vê em todos os provedores.
Não há interesse em investir em qualidade, pois o que cada um quer é apenas faturar, faturar e faturar à custa dos usuários e eles que se danem com os serviços medíocres que lhes são oferecidos.
Em conseqüência disto, acontecem as coisas que vou dispor agora:

Emails sem controle e sem critérios

Certamente, a todo momento, você deve receber uma enxurrada de emails de quem não conhece, com assuntos que não deseja, que são inconvenientes, que nada tem a ver com o que voce quer, que chegam a ser irritantes e que entopem as suas caixas de mensagem.
No entanto, mensagens que você quer, provenientes de gente que você conhece, mensagens que você pediu para que lhes fossem enviadas, terminam por ir para a lixeira ou para a pasta de SPAM, que é aquela destinada aos emails indesejados.
Se houvesse um mínimo de competência nesses analistas de sistemas, assim como um pouco de boa vontade nos provedores, programas eficientes seriam desenvolvidos e este problema seria resolvido. Bastaria que criassem um programa que permitisse ao usuário determinar de quem ele queria receber emails e de quem não deveria, mas que funcionasse.
Existe uma tal “lista negra” e uma tal “lista branca” em alguns programas gerenciadores de emails, que se proporia a isto, mas já que vivemos a época de programadores miojos, isto não funciona em lugar nenhum.
Há um tal “email marketing”, que é algo que está proliferando cada vez mais a internet. É algo tão ridículo, que manda propagandas aleatórias para todas as pessoas, sem a menor filtragem quanto a perfil de público. Por exemplo: Uma senhora, que é apenas dona de casa, pode receber email de propagandas que recauchutadora de pneus de caminhão, de peças para trator, de solventes para limpar blanqueta de impressora off set... enfim, de coisas que nada tem a ver com ela.
Isto não acontece uma vez por dia, ocorre dezenas e centenas e a tendência é ir aos milhares, obrigando você a passar horas e horas diante do computador, todos os dais, apagando lixo que chega à sua casa.

Quando você precisa baixar algo da internet

No começo, quando desejávamos baixar algo, já que tem muita coisa interessante para baixar, íamos ao local onde ela estava e pronto, baixaríamos apenas aquilo que queríamos. Hoje você não consegue mais baixar apenas o que quer, porque a burrice estabelecida impõe que, junto com aquela coisa, você tem que baixar um monte de porcaria que não é do seu menor interesse e que não vai lhe acrescentar nada.
Por isto, oriento: Cuidado na hora de baixar algo. Desmarque tudo o que estiver sendo imposto para você baixar, diz que não quer, diz que declina e não alimente essa apelação que eles fazem.
Até nos CDs que vem junto com impressoras, placas de vídeos, de som e de tudo o que você compra agora, eles tentam empurrar um monte de porcarias para você. Não aceite, mande tudo para o lixo.

Navegador padrão

Todo mundo que utiliza a internet, obviamente utiliza de um navegador para poder entrar nos sites. Os mais conhecidos são o Internet Explorer, da Microsoft; o Firefox, o Google Chrome, o Ópera e o Safari, que é da Apple. Todos eles são gratuitos e você pode escolher a vontade.
O grande problema é que cada um que se instala, automaticamente impõe que você o use como o que chamam de navegador padrão.
Não aceite isto, não deixe que nada lhe imponha coisa alguma. Não responda que você aceita em situação nenhuma. Use cada um deles, verifique o que mais lhe agrada e aí sim, você decide qual você quer que seja o padrão.

Barras que impõem ao seu navegador

A todo momento, inclusive naquilo que eu falei que eles impõem quando você baixa alguma coisa, assim como também nos CDs que vêm com os produtos, todos eles empurram que você instale algumas barras no seu navegador, todas elas de interesse deles, geralmente propagandas de algo para mexe no seu psiquismo, fazendo com que você fique olhando o dia todo, quando tiver no computador, e daí, mesmo sem querer, terminar consumindo.
Se você se deixar levar pelo que lhe impõem, o seu navegador vai ficar do jeito que mostra essa figura abaixo e terminará não tendo espaço para ver as coisas que quer ver.


Sugestão de sites mais “importantes”

Muitos sugerem isto, para que você aceite, e colocam em seu navegador. Só que que esse “mais importante   “ aí, é mais importante para eles e não para você. Não aceite.

Grudam e você não consegue retirar

É muito comum isto. Pessoas me mandam emails informando que o navegador delas estão cheios de porcarias e que elas não conseguem retirar. Eles abusam disto exatamente porque sabem que a maioria das pessoas é leiga no assunto, não vai saber como retirar e terão, forçosamente, que conviver com as suas imposições.
Tudo tem solução, inclusive na própria internet.
Quando aparecer as tais barras, basta você ir no Google e escrever: “Como retirar barras do navegador”, por exemplo, e lá estarão várias dicas, instruções e passo-a-passo do que fazer. Tem uma tal que chama “babilon”, que é chata demais. Neste caso específico, coloque o nome: “como retirar o babilon do navegador”.
Tudo isto é coisa simples que qualquer pessoa pode saber.
Mas calma: Quando você pesquisa o “como fazer” no Google, vem várias postagens, algumas muito mal explicadas e outras bem explicadas, didaticamente bem entendidas. Se a primeira não lhe atender, vá à segunda, a terceira... até encontrar uma que satisfaça.
Outra dica:
Se você escrever no navegador, vai sempre aparecer em forma escrita as orientações, mas se entrar no Youtube e escrever no campo de pesquisa do Youtube, aí aparecerão vídeos-aulas de como fazer o procedimento, que muitas vezes é bem melhor e mais fácil de entender. Mas, também, tem porcarias, coisas mal explicadas e precisa procurar o que é melhor.
   
Cuidado com o famoso CLIQUE AQUI.

É um perigo.
Um exemplo de grandes malandragens que fazem, por exemplo, é mandarem SUPER OFERTAS de passagens aéreas da TAM, da GOL, etc... sempre com o famoso CLIQUE AQUI para que a pessoa, geralmente empolgada e sem querer perder a oportunidade, clicar logo. Não clique, naquele email.
Se a proposta for aparentemente boa e trouxer o nome da TAM, por exemplo, entre no site da TAM e procure lá a tal promoção. Na maioria dos casos não vai ter essas tais promoções lá, mas pelo menos você terá segurança.
A mesma coisa acontece com supostas promoções das Casas Bahia, Carrefour, Extra, WalMart, etc... Não clique no email, entre no site da loja e confira se a oferta existe mesmo.
Jamais dê importância alguma a qualquer email que lhe chegar, supostamente sendo enviados pela Receita Federal, Superior Tribunal Eleitoral ou qualquer banco, mesmo sendo do banco onde você tem conta. Nenhum desses órgãos se comunica com a pessoas por email.
 
Mudança na porta de envio de emails

Misericórdia, sei que a grande maioria dos meus amigos não saberão que diabo é isto.
É o seguinte: Todo mundo, que manda email, tem um programa destinado a isto.
Em cada programa desses tem as suas configurações, que você terá acesso teclando em “opções”, “ferramentas”, “configurações”... uma dessas coisas.
Ao entrar lá, entre várias coisas que você vai ver, uma será a opção de configurar o SMTP (regra de envio dos emails) e em algum lugar estará escrita a palavra PORTA, e no espaço estará o número 25.
Pronto, é isto aí. Troque esse número 25 pelo número 587.
Só isto. Grave, clicando OK. Os seus emails agora irão com mais segurança e mais certeza de chegar para onde você pretende mandar.
A tal porta 25, tradicionalmente usada, estava muito exposta, sendo usada com abuso e com muitos problemas.

Fica aí, então, mais este manifesto meu acerca da poluída internet, um instrumento maravilhoso para todos nós, mas que, infelizmente, está contaminada pela burrice humana.

Abração.

        Alamar Régis Carvalho
Analista de sistemas, escritor e ANTARES Dinastia
              alamarregis@redevisao.net
               www.alamarregis.com

Ah, tem um aviso aos meus amigos: Você, que gosta de receber os artigos do Alamar, dê uma entradinha no meu site pessoal, e se cadastre lá, como amigo do Alamar. É fácil, basta clicar em CADASTRA AMIGOS, que está logo no menu ao lado esquerdo do site. Caso você já receba os emails, personalizados, é porque você já consta em meu banco de dados. Mesmo assim peço para que entre lá, a fim de atualizar as informações, para efeitos de estatística apenas. Basta colocar o seu email que o sistema mostra os dados que temos gravados.. Agradeço pela atenção e o carinho dos amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário