sábado, 2 de fevereiro de 2013

PLANO GERAL DE CARREIRAS E CARGOS - PGCE

Cleinaldo Lopes Cleinaldo
19:26 (20 horas atrás)

para Cco:mim
É com grande satisfação que informamos a tod@s os servidores públicos do estado do Maranhão que assinaram o Termo de Opção do Plano Geral de Carreiras e Cargos – PGCE e as categorias que ainda irão fazer sua adesão ao Plano em 2013, e que estavam no aguardo da publicação do Relatório de Gestão Fiscal – RGF pelo governo do estado do Maranhão, que este foi publicado ontem (31/01-quinta-feira) no site da Secretaria de Planejamento e Orçamento – Seplan (anexo).
É sabido que o Plano condicionava a implantação da nova tabela de vencimento de 2013 ao crescimento da Receita Corrente Líquida – RCL em um percentual superior a 7,38% em relação ao apurado em 2011. Por termos aceito este condicionante, fomos muitos criticados por entidade de classe específica e outras que queriam transformar a negociação com o governo em palanque político partidário. Mas com muita responsabilidade, humildade e defendendo os interesses dos funcionári@s, sobretudo os que ganham menos, não tivemos dúvida em aceitar o PGCE e fechar o acordo com o governo do estado.
Hoje, de certa forma, seio que estávamos no caminho certo e queremos agradecer a cada servidor(a) que confiaram e acreditaram  no SINTSEP. Neste período de negociação sempre tivemos uma postura coerente, lúcida e transparente. Por diversas vezes quando íamos negociar com os técnicos do governo fazíamos questão de levar outras entidades de classe, bem como funcionári@s de várias categorias. Esta atitude transparente tinha o objetivo de democratizar, perante os servidores, todo o processo de negociação junto ao governo.
Quando foi preciso fazer gestão junto aos técnicos do governo do estado para defender, ampliar e preservar nossos direitos, o fizemos de maneira madura, responsável e leal aos interesses da nossa categoria, e conseguimos reverter a nosso favor a maior parte das demandas. Aquelas que o governo não cedeu, flexibilizamos seus impactos, de forma que o prejuízo fosse bem menor.
Com a divulgação do Relatório de Gestão Fiscal – RGF, ficamos bastante aliviado com o crescimento da Receita Corrente Líquida – RCL em um percentual de 9,97%, superior a 2,59%, conforme exigência do PGCE que é de 7,38%. Agora por força da Lei n.º 9.664, que criou o Plano, não há condicionante para implantação da segunda etapa da tabela de vencimento de 2013. E de acordo com a mesma Lei, será instituído neste mês de fevereiro. O próprio secretário de Gestão e Previdência, Dr. Fábio Gondim, nos garantiu que é neste mês.
Além da Receita Corrente Líquida - RCL ter superado a meta estabelecida no Plano, o orçamento do estado cresceu 12%. Estes dois indicadores econômicos favoráveis na contabilidade do governo do estado, fortalecem a implantação da segunda etapa do Plano e acaba com aquele sentimento de desconfiança que muit@s opositores ao PGCE possuíam.
Dentro deste quadro de otimismo, queremos ressaltar que com a instituição do Plano de Cargos a despesa total com pessoal sobre a Receita Corrente Líquida – RCL chegou a 46,61%, bem abaixo do limite máximo que é de 60% e do limite prudencial que corresponde a 57%. Levando em consideração o limite prudencial ainda tem uma sobra de 10,39% para ser investido no salário do funcionári@. E como a economia do estado do Maranhão cresce todos os anos, quanto maior for a arrecadação do estado menor será o impacto do salário na folha de pagamento de pessoal ou servidores.
Abraço.
  
Anteciosamente,

CLEINALDO LOPES
Presidente
Sintsep - MA
Av. Prof. Carlos Cunha, s/n - Sala 14 - Anexo II - Térreo - Santa Eulalia - Casa do Trabalhador
Cep: 65 074 220 São Luis - MA
((98) 3236-5873
((98) 8883-0075 / 8135-8232

3 anexos — Baixar todos os anexos (zipado para )  
Relatório 2012.pdfRelatório 2012.pdf
141K   Exibir como HTML   Baixar  
Ficha de Filiação.docFicha de Filiação.doc
101K   Exibir como HTML   Baixar  
Ficha de Filiação em PDF Jan 2013.pdfFicha de Filiação em PDF Jan 2013.pdf
455K   Exibir como HTML   Baixar  



Nenhum comentário:

Postar um comentário