quinta-feira, 21 de março de 2013

IMPERATRIZ, PINHEIRO, SASNTA INÊS E CHAPADINHA TERÃO NOVOS HOSPITAIS




Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês e Chapadinha terão novos hospitais

Maranhão
 


*
A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, assinaram, no fim da manhã de ontem(20), no Palácio dos Leões, as Ordens de Serviço para início da construção dos Hospitais Macrorregionais de Imperatriz, Santa Inês e Pinheiro, além do Hospital Regional de Chapadinha. Também participaram da cerimônia o vice-governador Washington Luiz; secretários de Estado; deputados estaduais, dentre eles, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo; e os prefeitos dos municípios beneficiados com as obras: Sebastião Madeira, Ribamar Alves, Filuca Mendes e Ducilene Pontes.

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, fez questão de ressaltar que o Governo está cumprindo com o compromisso firmado de mudar o cenário da saúde do Maranhão. “Com esta solenidade de hoje, praticamente se conclui o grande projeto que traçamos no início da nossa gestão. As ordens de serviço representam o coroamento do processo de atender, indiscriminadamente, todos os maranhenses, mudando, assim, o cenário da saúde no estado”, destacou Murad.

Financiados pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os hospitais têm projeto arquitetônico idênticos. Cada um terá 100 leitos de internação em enfermarias, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas, e central de imagem com exames de ultrassom, raio-x, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas. Dispõe, ainda, de lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios.

Para os prefeitos de Chapadinha, Santa Inês, Pinheiro e Imperatriz, que, na ocasião, também assinaram as O.S. junto ao Governo, as obras contribuirão significativamente para o desenvolvimento das suas cidades.

Quero reconhecer o extraordinário trabalho do Governo de reestruturar a rede de saúde maranhense. Essa parceria marca o momento onde preconceito e ideologia foram deixados de lado em prol do povo do Maranhão – Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz.

Eu quero louvar essa atitude do Governo de ampliar a rede pública de saúde. Agradecemos, de coração, essa ação que vai ajudar o município, de fato, a cumprir seu papel – Ribamar Alves, prefeito de Santa Inês.

Chapadinha está de parabéns. Essa ação vem para ajudar todas as 17 cidades que compõem nossa região – Ducilene Pontes, prefeita de Chapadinha.

Para nós, da Baixada Maranhense, esse momento é muito mais volumoso. Já passamos muita coisa pela falta deste hospital, mas tenho plena confiança de que até março do ano que vem viveremos um novo tempo. Agradecemos à governadora por todo o empenho – Filuca Mendes, prefeito de Pinheiro.
Em seu pronunciamento, a governadora Roseana Sarney destacou todas as ações do Governo que estão em andamento, tendo inclusive apresentado o cronograma de hospitais a serem entregues ainda este ano.

“Quando nós iniciamos esse projeto, o Maranhão era o penúltimo no país em oferecimento de saúde pública, abaixo inclusive das recomendações nacionais. Assumimos o desafio e hoje já ultrapassamos estas recomendações. Estou muito feliz porque sei que com todo este processo concluído, o modelo implantado em nosso estado será referência para todo o Brasil”, ressaltou.

Na oportunidade, a governadora anunciou, ainda, para esta quinta-feira (21), a vinda do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a São Luís, que falará sobre a continuidade das obras da Refinaria Premium I, em Bacabeira.
Saúde é Vida
O Governo do Estado, por meio da SES, também colocou em operação os hospitais de 50 leitos construídos pelo Programa Saúde é Vida em Barreirinhas, Grajaú, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró, Coroatá e Timbiras, além de 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo cinco na ilha de São Luís e as outras nas cidades de Imperatriz, Timon, Codó, Coroatá e São João dos Patos. Todas as unidades funcionam 24 horas e atendem milhares de pessoas por mês.

Comentário de Reinaldo Lima , enquanto os rosarienses permanecerem omissos as questões sociais , viverão as maldições das  palavras de Jesus  após distribuição dos talentos e, para o que não acreditou no fazer disse Jesus: "de ti será tirado tudo e tu será jogado onde só há gritos e ranger de dentes".  Quando iniciamos a luta coleta de assinaturas  requeria  um hospital Regional,  Os rosarieneses deram as costas para o movimento. Então , Jesus , Roseana e os que detêm poder político viraram as costas para todos nós. Eu só lamento!..

Fonte: Secom

Um comentário:

  1. Boa noite prezado amigo Reinaldo Lima, doi mais é pura verdade. eu sou testemunha de suas lutas e tenho ajudado, só não podia imaginar que o ssr. estava aguardando a hora pra dar a resposta. ,Releve meu amigo

    ResponderExcluir