terça-feira, 19 de março de 2013

LOBÃO VIRÁ À SÃO LUÍS ANUNCIAR AS PRÓXIMAS ETAPAS DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA REFINARIA PREMIUM I EM BACABEIRA

A Assessoria de de Comunicação Social do Ministério de Minas e Energia confirmou a vinda a São Luís, nesta quinta-feira (21) do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, acompanhado do Diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, para anunciar as próximas etapas do projeto de implantação da Refinaria Premium I, no município de Bacabeira, a 58 km de distância de São Luís.

O Assessor de Comunicação do Ministério, Antonio Carlos Lima, disse que o Ministro vai reafirmar a disposição do governo de realizar o empreendimento, avaliado inicialmente em R$ 40 bilhões, para atender às necessidades de abastecimento do Brasil com gasolina e outros derivados do petróleo. “É uma obra estratégica para o País”, afirmou.
Ministro Edison Lobão
Ministro Edison Lobão
A conclusão da primeira etapa das obras de terraplanagem da refinaria e a consequente retirada das máquinas do local provocaram uma série de boatos sobre a viabilidade do empreendimento. Muitos chegaram a afirmar que o projeto fora cancelado, hipótese categoricamente desmentida pela Assessoria do Ministério.

“A empresa concluiu seu trabalho e não havia porque permanecer no canteiro de obras”, explicou Antonio Carlos. Segundo ele, a Petrobrás vai fazer uma apresentação sobre o estado atual da obra e as novas etapas do empreendimento.

A Petrobras deverá também fazer um balanço dos investimentos já realizados no projeto, que envolveram a delimitação da área de 2 mil hectares, a remoção vegetal, parte da terraplanagem e construção dos dutos de escoamento de águas.

Para avaliar a possibilidade da entrada de investidores estrangeiros no projeto da refinaria, o Ministro Edison Lobão viajará em maio para a China, acompanhado da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, que há duas semanas reuniu-se em Pequim com dirigentes da Sinopec, a estatal chinese do petróleo, que está interessada em investir na Premium.

“O governo está analisando propostas de parcerias de investidores estrangeiros para a conclusão da Refinaria Premium I. O ministro deverá ir à China em maio, para conversar com os chineses, que já se mostraram interessados na Refinaria Premium I. O fato é que, independentemente de parcerias ou não, a Refinaria Premium I prosseguirá. O governo garante que a obra não vai parar, pois ela é uma necessidade do governo. O Brasil está se tornando um grande produtor de petróleo, e as refinarias são importantes nesse novo cenário”, afirmou Antonio Carlos.

Na oportunidade, o ministro deverá se encontrar com a governadora Roseana Sarney e convidados, no Palácio dos Leões, onde o diretor da Petrobras deverá fazer uma exposição das obras realizadas até o momento para criação da Refinaria Premium I. -   Fonte: Blog de Luís Cardoso

2 comentários:

  1. JOSÉ DE RIBAMAR SANTOS19 de março de 2013 às 14:27

    boa tarde amigo REINALDO LIMA; estou ligado em seu blog, EU só espero que senador, EDSON LOBÃO NÃO TRAGA OS MESMO CHINÊS QUE DERAM GOLPE NO POVO ROSÁRIENSE,NA ROSACOOP, TA!CHUNG,HUNG PUMP, até hJ TEM gente com o nome surjo...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia prezado amigo José de Ribamar Santos, Bimba líder budista, essa é uma preocupação nossa. Sinseramente não há mais como esperar por desenvolvimento chegue em nossa cidade por meio eles. Temos que pesar em fazer resistência e dizer pra Roseana misturada com Lobão, chinês não. Chinês não! Abraços amigo. Reinaldo Lima

    ResponderExcluir