terça-feira, 26 de março de 2013

O CAOS DA SAÚDE EM ROSÁRIO A MENTIRA E A VERDADE!



 

Após vários questionamentos de populares e leitores rosarienses sobre o estado real da saúde no município. E para esclarecer a população procuramos a Secretaria de Saúde do Município (SEMUS) e fomos recebidos pela secretária Mauricéa Rodrigues, que respondeu as nossas perguntas.

R F: Como está funcionando o  SESP?

SEMUSA unidade Mista de Rosário atende como saúde básica ou seja o antigo Sesp na realidade para o SUS é um simples posto de saúde.  Estamos com médico de plantão 24 horas por dia, casos de urgência e emergência, ambulatório e internações clinicas. Fonte: Assessoria de imprensa da prefeiturade Rosário

Diante a tantos equívocos e matérias publicadas  que não corresponde a realidade e só confundem a opinião pública. No cumprimento do dever de informar sobre verdades e, tentando contribuí com a população tenha acesso a este espaço levo ao conhecimento público de que, o caos na saúde publica não é como dizem: falta de recursos financeiros tão e somente é uma série de fatores aqui relacionados: preço do voto, inclui aos gestores mor a empregarem seus cabos eleitorais e querem fazer a assistência à saúde só com recursos oriundos do governo federal e, dos recursos federais deixam de contratar técnicos e contratam cabos eleitorais que não trabalham.

Em Rosário temos todas as provas das minhas alegações, vem acontecendo desde administrações passadas e, teve contribuição de vereadores protegiam pessoas para receber sem trabalhar. Os vigias das unidades básicas eram moradores até de Presidente Juscelino e só compareciam para assinar pontos.

Nesta administração está escancarado esse VÍCIO envergonham-me.  A prefeitas Irlahi contratou pessoas que não tem experiência, percebe-se nas entrevistas e, estão confundindo a opinião pública com mentiras. O Senhor Zondec Anceles está dizendo para quem quiser que Irlahi ofereceu 31 empregos só para receberem sem trabalhar para Willme Anceles ficar do lado dela.

 O Blog rosarioemfoco.blogspot.com publica matéria ver a contradição:
O dinheiro que entra para administrar a saúde básica em Rosário é 47 mil reais, para manter em pleno funcionamento com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e todo o corpo de funcionários, fazer manutenção de todo material e para comprar remédios. Esse repasse  não é suficiente para manter uma estrutura como o SESP. Com muita luta a prefeitura conseguiu liberar a emergência, depois fez uma pequena reforma

Essa informação não é verdadeira, quem é que está mentindo é a prefeita Irlahi? É a Secretária de Saúde Mauricea?

Primeiro comentar para depois explicarA saúde deve ser custeada com recursos federais, estaduais e do tesouro municipal. Para realizar as ações básicas de saúde o governo federal manda para o município,  incentivos – PAB FIXO E PAB  VARIÁVEL.

PAB FIXO  contrapartida do governo federal  é o valor per capita multiplicado pela população do município, dividido por 12, encontra-se o PAB FIXO  mensal. Portanto, entenda que para ser realizado as ações básicas de saúde no município faz-se com recurso do PAB fixo mais recursos do PAB variável e contrapartida do Estado e do Município. O Estado geralmente contribui com medicamentos etc.

PAB  VARIÁVEL – são os demais programas como por exemplo; Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal etc. são programas que poderão está implantados ou não.

Hospital, Internações, geram seus próprios recurso oriundos das AIHs ou seja, os laudos dos paciente que foram internados no período de um mês. A Unidade mista pode receber por até 276 laudos mês.

Quando eu discutia planos municipais, a proposta era sistematizada da seguinte forma:
Governo Federal ...........................70%
Governo Estadual.......................... 20%
Governo Municipal..........................10%      
Agora o percentual do tesouro municipal para à saúde é de 15%  no mínimo . Verdade é o que se prova Ver.
Por Rafael Moraes Moura e Daiene Cardoso, no Estadão:
Com 15 vetos, a presidente Dilma Rousseff sancionou ontem a lei complementar que fixa os recursos mínimos a serem investidos por União, Estados e municípios em saúde. Um dos vetos descarta recursos adicionais para a área em caso de revisão positiva do PIB, sob a justificativa de que a “necessidade de constante alteração nos valores a serem destinados à saúde pela União pode gerar instabilidade na gestão fiscal e orçamentária”.

O texto diz que a União aplicará em saúde o correspondente ao valor empenhado no orçamento anterior, corrigido pela variação do PIB. O artigo vetado previa “créditos adicionais” em caso de revisão positiva do valor do PIB. “O Produto Interno Bruto apurado a cada ano passa por revisões periódicas nos anos seguintes”, justifica a presidente.
Em caso de variação negativa, os recursos não poderão ser reduzidos. A lei determina que Estados invistam, no mínimo, 12% da receita em serviços públicos de saúde. Para municípios, o mínimo é de 15%.

Promessa de campanha de Dilma, a regulamentação da chamada Emenda 29 abalou a lua de mel entre a presidente e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). “Não altera absolutamente nada. A Emenda 29 é totalmente inócua, não traz nenhum dinheiro novo para a saúde”, criticou Alckmin. Para o tucano, o governo federal precisa colocar mais dinheiro no setor.
“Vamos continuar com o grave problema de financiamento da saúde no Brasil”, previu. O governo paulista, de acordo com Alckmin, destina 12,5% de seu orçamento para saúde. O prefeito Gilberto Kassab também afirmou que não haverá alteração porque a capital já investe mais que o previsto em lei – entre 19,5% e 20%. “São Paulo é um exemplo”, gabou-se Kassab.

Obs.  A minha militância, o pouco que eu aprendi não foi no serviço público eu dediquei-me a ler Leis, portarias, participar dos eventos pertinente ao processo municipalizado e perguntar para pessoas amigas somados a um Curso específico para Conselheiro Municipal de Saúde e, não bastam cursos é preciso ter compromisso querer aprender. Estou à disposição para informar a quem interessar possam ser conselheiros municipais de saúde. Em Rosário quando foi realizado o curso em comento, participaram os conselheiro, técnicos e a Secretária Municipal de Saúde, todos precisávamos aprender. Esse é um dos problemas nem entendem os conselheiros e nem os técnico e administradores, percebe-se à distância. A imprensa alienada ao invés de contribuir atrapalha.

Magda, presta assessoria  para Secretarias Municipais  de Saúde e ministra cursos para conselheiros – Telefone: 32440209
    

5 comentários:

  1. JOSÉ DE RIBAMAR SANTOS26 de março de 2013 às 10:53

    BOM DIA amigo REINALDO LIMA: ESTOU ACOMPANHANDO SEU BLOG. PARABENS. AINDA BEM QUE VC EXISTE. PARA ENSINAR,AS PESSOAS,QUE NÃO TEM INFORMAÇÃO DAS COISA,FAZ ALEATORIMENTE,sem a minima convicção do que esta fazendo(usam á mentira a todo instante.) obs. vou ALERTATAR OS MENTIROSOS> "O HOMEM NÃO SE ORGULHA DA ROUPA QUE VESTE! SIM DAS PALAVRAS QUE USAS.

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo Cantanhêde Lima26 de março de 2013 às 18:29

    Boa noite prezado José de Ribamar Santos, amigo Bimba do Pagode, obrigado pela sua participação. Sou agradecido por ter conquistado a sua amizade e confiança. Parabenizo pela sua grandeza. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Seu Reinaldo eu estava na Câmara e o vereador Preto na trubuna disse que a rede cegonha está implantado na Clinica da Preita e está vindo muito dinheiro para o bolço dela. Isso é verdade? a rede cegonha está implantada na Clinica de Irlahi? porque lá tudo é pago.

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo Cantanhêde Lima27 de março de 2013 às 17:30

    É verdade o Dr. Aristeu me disse que está aprovado por uma Comissão Intergestores Regionais - CIR para na Clínica de Irlahi funcionar a Rede Cegonha. Quando conversei com o vereador Preto sugeri encaminhar ofício para o Gestor Regional de Saúde de Rosário o Sr. Cezar Roberto Medeiros Araújo solicitando explicação sobre o assunto por tratar-se de política de responsabilidade Estadual em implantar nos município por Regiões. Cezar de posse do documento solicitando encaminharia para o setor competente. Solicitar explicação ao Estado sobre políticas públicas é tarefa legítima para vereador fazer. Agradeço pela oportunidade de esclarecer.

    ResponderExcluir
  5. a atual secretaria de saúde do município de rosário era empregada domestica da casa de irlahi la em s simão e agora virou laranja da prefeita.o que ta acontecento é o seguinte:o dinheiro da saúde do povo de rosário ta indo todinho pra clinica da prefeita é so isso e mais nada.

    ResponderExcluir