CRAS |
O Centro de Referência da Assistência Social é uma
unidade pública que atua com famílias e indivíduos em seu contexto
comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio
sócio-familiar.
Atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras. Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome ( MDS), da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado.
Os objetivos dos CRAS são:
a Promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias em um determinado território; a Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; a Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; a Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações; a Atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco. Principais atividades: a Atendimentos individuais; a Visitas domiciliares e institucionais; a Encaminhamentos à rede sócio-assistencial; a Reuniões e ações comunitárias; a Palestras voltadas às famílias e à comunidade; a Oficinas de convivência e de trabalho sócio-educativo; a Campanhas sócio-educativas; a Incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra; a Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.
COMENTÁRIO DE REINALDO CANTANHÊDE LIMA:
Por favor acompanhe esta matéria e, a quem este assunto interessar, imprima, porque eu vou tentar mostrar o CRAS real, A iniciativa de fazer é em decorrência de fatos em uma extensão urbana Santa Quitéria Bacabeira- MA, ao meu ver leigo, ocorreu abandono de incapazes: doentes mentais, não foram assistidos como determina a legislação e a nossa cultura! Socorrer pessoas em situações extremadas!
|
Reinaldo
Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista,
Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com
Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120 9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA –
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário