segunda-feira, 9 de julho de 2012

É AUDITORIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM ROSÁRIO?



Andréa é enfermeira
 
Por volta das quatorze horas do dia 9/07/2012, eu conversava com o Gestor Regional de Saúde em sua sala, quando foi anunciada a presença de três técnicas do Ministério da Saúde. De imediato correu a notícia de estarem realizando auditoria nas Unidades do Programa Saúde da Família.

Mais tarde eu atendi ao telefone era a Senhora Andréa, solicitou-me ajuda com transporte para ir até a Secretaria Municipal de Saúde, eu prontamente atendi. Ao despedir-me de Andréa perguntei do que se tratava, ela respondeu-me de tratar-se de Um Programa conhecido como PMAQ, visa a melhoria dos serviços básicos de saúde.  O Programa foi lançado em 2011, sabe-se que tudo depende de gestão e,  como o gestor de Rosário e outros municípios,  não aderiram ao Programa. O Ministério da Saúde determinou fosse realizado um Censo nos municípios não habilitados  em toda a   dimensão das equipes PSF para no futuro encaminhar recursos financeiros com o objetivo de proporcionar melhorias: no acesso, estrutura física, equipamentos e profissionais necessários.  Este trabalho não é punitivo!

O que é o PMAQ?

É um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

O PMAQ avaliará a estrutura das unidades de saúde?

Sim, no processo de avaliação externa será avaliada a estrutura das unidades básicas. No instrumento autoavaliativo - Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: AMAQ, que o DAB oferecerá, consta entre os padrões de qualidade a dimensão infraestrutura e equipamentos das UBS.

Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120  9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário