sexta-feira, 13 de julho de 2012

“O trabalho que Dr. March realizou e realiza até hoje é algo notável”


O confrade fluminense explica quem foi Dr. Guilherme March, o Médico dos Pobres de Niterói e fundador do Instituto Hahnemanniano do Brasil
 


Hélio Ribeiro Loureiro (foto), natural de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, advogado, diretor da área de ensino do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, de Niterói, presidente da Casa de Batuíra – Grupo de Apoio ao Menor, de São Gonçalo-RJ, é membro do Conselho Diretor do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro e do Conselho Superior da Federação Espírita Brasileira e, ainda, vice-presidente de Assuntos Doutrinários da Associação Jurídico Espírita do Brasil.


Nesta entrevista, ele nos fala sobre o Dr. March, talvez a figura mais marcante de Niterói-RJ em todos os tempos, por seus exemplos  de  amor  ao  próximo  e  de
vivência legítima da caridade, cuja trajetória de vida tem sido objeto de palestras proferidas por nosso entrevistado.


Quem foi Dr. March? 

Guilherme Taylor March foi o segundo filho de um imigrante inglês que chegou ao Brasil em pleno Império de Pedro I. Fez fortuna rápido e comprou uma fazenda no hoje conhecido município de Teresópolis-RJ.  No meio da Serra dos Órgãos, nasceram Guilherme e o irmão, George. Ele formou-se em medicina, apaixonou-se pela homeopatia e foi o fundador do Instituto Hahnemanniano do Brasil, uma sociedade civil, de caráter científico cultural, sem fins lucrativos, fundada em 2 de julho de 1859. Além disso, foi amigo pessoal do Dr. Bezerra de Menezes e participou ativamente da campanha abolicionista. 

Qual a influência do eminente médico no movimento espírita de Niterói? 

Por seu exemplo caridoso, deixou um rastro de luz como médico dos pobres, curando e auxiliando a muitos, gratuitamente, por meio da homeopatia. 

A cidade reconhecia seu valor? 

Sim. Ele era adorado em Niterói e ficou conhecido como o Anjo de Guarda da cidade. Todos eram seus clientes, sem distinção de classe social. Era espírita convicto e amigo dos líderes de outras religiões. 

Qual o maior exemplo que ficou de sua vida pessoal? 

Sua total dedicação aos pobres, enfermos e desafortunados de toda sorte. O povo de Niterói, por gratidão, lhe deu uma casa de presente. 

Qual é o livro biográfico existente sobre ele? 

O livro chama-se "Dr. March em Dois Planos", de autoria de Alexandre Rocha. 

Cite um exemplo marcante dentre os vários de seu apostolado. 

A cura de uma menina desenganada por vários médicos e que ele curou com homeopatia e caldo de rã.

Das mensagens ditadas por meio da psicografia, cite a que você considera mais expressiva. 

Sem dúvida, a mensagem recebida por Raul Teixeira numa reunião do Conselho Federativo da FEB. Intitulada "O Trabalhador e Jesus", é por demais profunda e veio num momento muito especial, quando estávamos prestando contas ao Brasil Espírita do processo de unificação do Movimento Espírita Fluminense, ao qual dedicamos, com exclusividade, cinco anos de nossa atual existência. 

Comente o caso do atendimento por meio da mediunidade enquanto ainda se encontrava encarnado mas travado por uma enfermidade.

Adoentado e acamado, desenvolveu-se-lhe, de forma espontânea, a clariaudiência, de tal forma que muitos pacientes foram ajudados, tendo ele a faculdade mediúnica de ouvir os amigos espirituais dos pacientes, os quais nem precisavam dizer nada. Os amigos espirituais falavam ao ouvido do Benfeitor do que sofria seu protegido. 

O que faltou para o Dr. March ser conhecido nacionalmente, pelos exemplos que deixou?
  
O apoio da mídia espírita da época. 

Algo mais que gostaria de acrescentar? 


Sim. Gostaria de registrar que o trabalho que esse Benfeitor realiza até hoje, integrando falanges socorristas, é algo notável. Além disso, por intermédio do médium Raul Teixeira ele nos trouxe belíssimas páginas para nossa profunda reflexão.
Fonte: reprodução de o Consolador uma Revista Semanal de Divulgação Espírita

Reinaldo Cantanhêde Lima, funcionário público estadual, Sindicalista, Autodidata, Educador Alternativo e Mobilizador Social – Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com Email: reinaldo.lima01@oi.com.br – Telefone: (098) 3345 1298 /3345 2120  9161 9826
Apoio – SINTSEP/MA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário